Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Quando são pagos os juros de certificados de tesouro? Trocar por certificados de aforro ?

Recommended Posts

Viva,

Tenho 60k € em Certificados do Tesouro, comprados a 04-08-2021.

Os juros são pagos quando? Anualmente?

Ou seja, só em 04-08-2023 é que receberei o juro de 0,80% ?

Se efectivamente só fôr em 4 de Agosto, então se resgatar agora, perderei a totalidade dos juros, certo ?

Estou aqui na questão se resgatando agora, e comprando certificados de aforro, se ficarei a ganhar, ou não (tendo em conta o juro de 0,80% que poderei perder, mas tendo em conta o juro bastante mais elevado dos certificados de aforro).

Daniel Lopes

boas, baseado na info que me deu, resgatando agora fica a perder juros dos 6 meses passados a 0,8% = 173€ (60000 x 0.008 x 0.72 / 2)

Subscrevendo agora aforros a 3.5% de média irá buscar 6 meses ate agosto desses juros = 756€ (60000 x 0.035 x 0.72 / 2)

mantendo tesouro em agosto ia buscar cerca de 346. se resgatar e passar para aforros, em agosto vai buscar 756. 

Se duvidas houvesse, fica claro que resgatar o tesouro e meter em aforros irá sair a ganhar claramente (756-346=410 que vai ganhar com essa ação). pena não ter reparado mais cedo.

cumps

Edited by Daniel Lopes
    nao a dividir por 6 mas sim 2. 6 meses=1ano/2
    • Thanks 1

Nao percebi muito bem…os juros dos certificados de tesouro são pagos anualmente?

Reparei sim mais cedo, mas como tenho 255k euros em CA, nao me era possível subscrever mais. Só com a abertura de conta da minha Maria é que irei subscrever na conta dela…

Daniel Lopes

sim o tesouro paga anualmente.

eu acrescentei mais info no comentário anterior.

pois, abra outra conta então e fica pronto para carregar mais. era nesse sentido que falava também no 'reparar mais cedo', ter isso já planeado.

Edited by Daniel Lopes