Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Resgate do PPR sem Penalização - Apoio do estado até 31/12/2023

Poupadinho

Recommended Posts

• 5 months later...
    • Respostas 183
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

67

• marcolopes

55

• mlw_1550

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

A não ser que a entidade onde tens o PPR defina penalizações internas para resgates antecipados. O que não há, é penalização fiscal.

O PS submeteu uma proposta de alteração ao Orçamento 2024 para prolongar o regime extraordinário de resgate de PPRs. Com duplicação do limite anual para reembolso antecipado de CH (12 -> 24 IAS).

Finalmente, a posição oficial da AT. Em linha com as mais recentes novidades. https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/legislacao/instrucoes_administrativas/Documents/Oficio_Cir

Posted Images

Boa tarde,

Todos os anos reforço o PPR AR com 2000€ e coloco na declaração de IRS. A minha dúvida é: se fizer outro PPR noutra instituição, por exemplo, o Optimize Agressivo, posso resgatar sem penalização fiscal se não colocar na declaração de IRS?

Eu tenho ideia que não é possível, mas como na declaração de IRS dá para especificar o valor e o NIF da instituição, queria ter a certeza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/08/2024 às 12:21, blueray disse:

Podes resgatar o PPR sem penalização fiscal, se não o colocares no IRS.

Fazes o PPR, e depois quando fores submeter o IRS, vais ao anexo H, e retiras a linha onde está esse PPR. Assim já não entra para o IRS

Assim sendo, posso fazer no mesmo ano 2 PPR: um coloco na declaração e tenho direito ao benefício fiscal e no outro PPR retiro a alínea do anexo. É isso?

Se sim, e seguindo esta lógica. Se fizer apenas um PPR com 10 000€, posso colocar 2000€ no IRS e os restante 8 000€ ficam de foram?

Editado por mfreitas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, mfreitas disse:

Se fizer apenas um PPR com 10 000€, posso colocar 2000€ no IRS e os restante 8 000€ ficam de foram?

Em princípio, sim. Mas recomendo que dividas em bancos/seguradoras distintos, e no PPR que declaras apliques apenas o valor declarado. Para evitar confusão futura quando resgatares.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, JRJordao disse:

Em princípio, sim. Mas recomendo que dividas em bancos/seguradoras distintos, e no PPR que declaras apliques apenas o valor declarado. Para evitar confusão futura quando resgatares.

Não existe qualquer necessidade de dividir o valor em PPR por diversas empresas gestoras...

Uma boa gestora disponibiliza a divisão do investimento em SUB contas, que podem ser movimentadas com os activos que o cliente quiser. Neste caso deverá criar uma conta apenas para aplicar o PPR FISCAL, por forma a não o misturar com outras aplicações PPR não fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, marcolopes disse:

Não existe qualquer necessidade de dividir o valor em PPR por diversas empresas gestoras...

Uma boa gestora disponibiliza a divisão do investimento em SUB contas, que podem ser movimentadas com os activos que o cliente quiser. Neste caso deverá criar uma conta apenas para aplicar o PPR FISCAL, por forma a não o misturar com outras aplicações PPR não fiscal.

Fia-te na boa gestão dos bancos/seguradoras. Eu assumo sempre um certo nível de incompetência, que várias vezes já comprovei.

De qualquer forma, o "risco" que tenho em mente é apenas o de ter de apresentar documentação à AT comprovando que não se resgatou "dentro" dos valores declarados. É um incómodo meramente burocrático, mas que mesmo assim é fácil evitar com a separação que sugiro.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/08/2024 às 09:47, JRJordao disse:

Fia-te na boa gestão dos bancos/seguradoras. Eu assumo sempre um certo nível de incompetência, que várias vezes já comprovei.

De qualquer forma, o "risco" que tenho em mente é apenas o de ter de apresentar documentação à AT comprovando que não se resgatou "dentro" dos valores declarados. É um incómodo meramente burocrático, mas que mesmo assim é fácil evitar com a separação que sugiro.

Eu falo por experiência própria (tenho PPR na Optimize)

Consigo criar SUB contas e assim separar completamente os investimentos (sejam PPR ou outros) e já tive mais de uma conta PPR, sendo uma relativa ao PPR Fiscal e outra não (dessa forma posso - leia-se pude, porque o fiz - facilmente resgatar o PPR NÃO fiscal sem interferir com o fiscal, caso contrário, teria de devolver os benefícios ao estado apenas porque necessitei de efectuar um resgate onde é sempre aplicada o método FIFO!)

E já agora até deixo a seguinte nota: a razão que me levou a escolher esta empresa gestora foi a FACILIDADE com que é feita a abertura de conta (15 minutos, online, com assinatura do Cartão do Cidadão! Ufa!!!), e, ao contrário de muitas gestoras, não obrigam à abertura de uma CONTA BANCÀRIA! (é um ABSURDO completo o contribuinte ser literalmente obrigado a ter um CONTA À ORDEM apenas para ter um PPR... no meu caso, seria obrigado a "abdicar" da conta SMB - Serviços Mínimos Bancários que disponho em Portugal...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites