Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Donativos para IRS

Guest Rosa Maia

Recommended Posts

Guest Rosa Maia

Através de uma campanha da Meo converti 400 pontos e, efetuei o donativo de 12,00, em 12/12/2021, entre outros à entidade SOS Voz Amiga. Não tendo recebido qualquer recibo, enviei um email â Direção, em 24/01/2022, a questionar pelo respetivo recibo. A referida Direção respondeu-me, via email, que não me preocupasse, pois tratava-se de uma questão contabilistica, uma vez que a operadora ainda não tinha transferido o dinheiro e, não podiam emitir um recibo do ano passado cujo dinheiro ainda não tinha sido entregue. Ou seja, até aí tudo bem! Fiquei aguardar, até que em 13/10/2022, enviei novo email a solictar o respectivo recibo, dado o lapso de tempo decorrido, qual não é o meu espanto, quando hoje recebo como resposta, via email, que o valor foi declarado por eles na declaração modelo 25, respeitante a 2021 e por conseguinte, foi automáticamente reflectido na minha declaração, segundo eles por ter sido enviado à AT em Fevereiro de 2022.  Resumindo desconheço este procedimento e, do que tenho conhecimento os documentos, neste caso donativos, temos de ter na nossa posse prova dos mesmos, independentemente da obrigatoriedade de declarar á AT os valores recibos por parte dos beneficiários. A questão é que efetivamente fiz um donativo sem tirar beneficio do mesmo em sede de IRS! A posição da entidade beneficiária não está correta! Gostaria que me informasse como proceder nesta situação.

Com os melhores cumprrimentos