Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Apoios de 125€ (e 50€)

JRJordao

Recommended Posts

JRJordao

À semelhança do processamento da declaração de IRS, talvez haja interesse em partilharmos quando recebemos os apoios aplicáveis.

Para se tentar perceber a eventual ordem dos pagamentos, proponho que cada um indique, quando tiver recebido,

• os primeiros 2 dígitos do NIF
    • o banco onde recebeu

Consulta: https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/apoio/consultar-apoio-extraordinario (requer login)

Guia oficial: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Documents/Medida_Apoio_Extraordinario_a_Familias.pdf

FAQ: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=familias-primeiro-perguntas-e-respostas#2

Portaria: https://dre.pt/dre/detalhe/portaria/244-a-2022-201511983

Os pagamentos pela segurança social serão feitos no dia 24 (notícia).

Edited by JRJordao
    Atualização com links
    há 9 minutos, JRJordao disse:

Já se pode consultar o apoio atribuído e respetivo estado de processamento.

Link direto (após login): https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/apoio/consultar-apoio-extraordinario

Aqui em casa temos duas pessoas com situação "Aguarda pagamento" e uma já com "Transferência emitida", deve ser dos que recebe já amanhã (NIF 196XXXXXX, BPI)

DFTgZFD.png

jtHBQVm.png

• Thanks 1
    JRJordao
    há 9 horas, RABS disse:

Aqui em casa temos duas pessoas com situação "Aguarda pagamento" e uma já com "Transferência emitida", deve ser dos que recebe já amanhã (NIF 196XXXXXX, BPI)

As que aguardam pagamento, por acaso, têm NIF começado por 2?

JRJordao
    há 9 minutos, MLN disse:

Qual é a data do estado "Transferência emitida" do 16...? O meu 18... tem data de ontem, mas ainda não apareceu o montante no Santander.

2022-10-17

JRJordao
    há 1 minuto, MLN disse:

Então se os 150€ só me aparecerem amanhã, é porque quiçá demorará dois dias úteis a transferência.

Não sei onde os senhores da AT têm conta, que demora tanto tempo a processar a transferência. Na CGD certamente :D

O teu 16... já recebeu? Qual a data de situação?

JRJordao
    há 1 minuto, MLN disse:

Já agora, por curiosidade, o meu sogro (do qual também tenho acesso), não é elegível porque o maior rendimento é pensão vinda do estrangeiro.

É uma pensão superior a 5318€?

Citação

Há limites quanto ao valor da pensão para ter direito ao complemento excecional a pensionistas?

Não há limites adicionais aos que decorrem da lei de atualização de pensões. Todos os pensionistas com pensões de velhice, invalidez e sobrevivência até 12 IAS (5318€) irão receber o seu complemento excecional a pensionistas.

Guest ruka-lx

Pelos vistos eu não vou receber!

Tive rendimentos laborais de 27 500 euros anuais, mas como em 2021 vendi o meu apartamento os meus rendimentos já ultrapassam os 37 800 anuais . . . boa !!!

Este governo é uma anedota

JRJordao
    há 16 horas, Visitante Smogs disse:

No ano passado não fiz Irs devido a estar d baixa.

No site das finanças diz que não tenho direito devido a declaraçao do IRs.

Tenho direito ao apoio extraordinario?

Se não declaraste rendimentos de 2021, da AT não receberás.

Poderás receber da Segurança Social, se estiveste a receber apoio (subs desemprego, etc). 

JRJordao
    há 34 minutos, MLN disse:

Bom, já recebemos os 150€ do 18..., mas nada do 22..., ainda aguarda pagamento. 

O 20... cá de casa ainda não recebeu (com transferência emitida a dia 20). Talvez receba amanhã, e os 22... no fim da semana.

Edited by JRJordao
    há 4 horas, MLN disse:

Bom, já recebemos os 150€ do 18..., mas nada do 22..., ainda aguarda pagamento. 

Bom dia no que recebeu qual foi a data de transferência emitida?

Edited by Portugal

Bom dia,

Alguém consegue a esclarecer uma dúvida, tenho um caso na família que é trabalhador ativo e recebe pensão de sobrevivência do conjugue, no entanto foi identificado na AT como Contribuinte identificado pela Segurança Social/CGA com pensões. 

Até ao momento recebeu o extra referente à pensão de sobrevivência, no entanto na SS nem na AT fazem referência ao extra de 125€ por estar ao ativo, ou por receber pela pensão já não tem direito.

Alguém consegue indicar se tem direito ao reembolso ou não (e porquê se está ao Ativo)? Já andei à procura de toda a informação e não referem nada especificamente ao caso das pessoas ativas com este tipo de pensões.

Estranho é que pensionistas ativos que têm pensão de sobrevivência receberam o apoio nas duas pensões.

Cumprimentos

Edited by Joca Res