Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda - Pais juntos (não registado) IRS com dependente

Recommended Posts

Boa Noite, a situação é a seguinte.

Vivo junto com a minha companheira à cerca de 7 anos, nunca sentimos a necessidade de casar, e quando fui tratar do registo da União de Facto, um processo que eu julgava simples, a antipática da funcionária da Junta de Freguesia só dificultou o processo e perdi a paciência quando soube que ainda era necessário também ir buscar as certidões de nascimento e pagar um balúrdio por um papel, quando tenho um cartão de cidadão oficial que comprova a minha nacionalidade, enfim... Portugal. 🤦‍♂️

Atualmente permanecemos juntos (como casal), mas para efeitos de IRS sempre fizemos como separados (1 titular).

Acontece que vamos ser pais este ano, e não sei como registar o dependente para efeitos de IRS.

A questão é a seguinte: É possível registar o dependente com 2 titulares (sendo que não somos casados nem temos registo de união de facto) ou temos de fazer o registo apenas como 1 titular (ou seja como se fossemos pais separados)?

Custa a acreditar que eu seja obrigado a fazer um processo de registo de união de facto para comprovar que  não somos pais separados, mas com o que já vi até agora, nada me admira.

Quais as vantagens e desvantagens para efeitos de IRS sendo como separados ou juntos? (auferimos de um vencimento praticamente igual)

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites