Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Vencimentos Não Pagos + Mais Valias

jnap2022

Recommended Posts

Bom dia

Estou a tentar submeter o IRS aqui de casa e surgiram-me aqui 2 dúvidas a respeito do preenchimento do mesmo.

Contextualizando, abri empresa nos finais de 2020 para montar um negócio para a minha esposa, a qual ficou como sócia gerente da sociedade. Tivemos uns contra-tempos e apesar da empresa estar criada e terem sido declarados todos os meses os rendimentos na AT, ela nunca recebeu qualquer valor. Ultimamente até tem emprestado dinheiro à sociedade para fazer obras num espaço que adquirimos para o negócio...

Dúvida, no IRS  no Anexo A, aparecem lá estes valores do vencimento, o que seria de esperar, mas na realidade nunca foram recebidos, posso remover esta informação?

Se sim, terei de fazer mais alguma coisa que tenha de fazer para além disto? 

No limite ela até pode passar uma declaração a dizer que dispensa o pagamento dos vencimentos em atraso, se houver essa necessidade.

Agora a segunda questão, mais valias e reinvestimento.

Vendemos um terreno pronto para construção de habitação própria, do qual tiramos lucro, não era o nosso "principal", pois temos habitação própria noutro local, aliás noutra cidade, podemos utilizar o valor da venda para reinvestir? Ou não se tratando da habitação principal não temos alternativa e temos de pagar?

Se é possivel reinvestir, pode ser feito em que situações?

Obras na habitação própria e permanente?

Aquisição de habitação?

Aquisição de terreno para construção de habitação? 

Obrigado

Cumpts

JP

JRJordao

Quanto à primeira questão, os valores não recebidos podem ser elliminados da declaração IRS. No entanto, assim sendo há declaração indevida por parte da empresa de valores pagos, que deverá ser retificada (como, não sei).

Quanto à segunda questão, não se tratando da habitação própria, não há isenção por reinvestimento.