Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• No caso de fazer IRS em separado, o filho entra como dependente nos 2 IRS ?

jopsilveira

Recommended Posts

jopsilveira

Boa tarde,

Estou em União de Facto e é a primeira vez que vou fazer o IRS com um dependente.

A minha esposa e eu fizemos o IRS de 2021 em separado, os dois com o pisco em "União de Facto" e o filho como dependente simultaneamente nos nossos 2 IRS. Ele apareceu como dependente automaticamente, sem fizermos nada.

E fizemos a submissão do IRS assim, sem qualquer tipo de problema.

Numas conversas hoje no emprego, vejo colegas a dizer que o filho só pode entrar como dependente no meu IRS, ou no da minha esposa e não simultaneamente. E quem não incluiu o dependente, que deverá fazer o IRS como "Solteiro" e não como "União de Facto".

Quem está certo ? Os meus colegas, ou a meneira como eu fiz está correcta?

Se efectivamente o facto de ter incluido o dependente nos 2 IRS está errado, como é que as Finanças vão corrigir isto? Vão retirar o dependente ao calhas no meu IRS, ou da minha esposa? 

Ou deveremos enviar novo IRS ?

Obrigado !

Está correto visto ser dependente de ambos. Como a tributação foi separada, as deduções, rendimentos e despesas dos dependentes são repartidas pelos dois titulares. 

Independentemente de escolher tributação conjunta ou separada, o Estado Civil deve ser o real. Aliás, se um dos titulares preencher como casado/unido de facto (obriga a indicar o NIF do cônjuge) e o outro preencher como solteiro, vai resultar numa divergência chata de corrigir, como ainda há pouco tempo um utilizador deste fórum relatou. 

• Thanks 1