Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Ariana

Empréstimo familiar

Recommended Posts

Ariana

Bom dia,

Estou a pensar pedir um empréstimo a um familiar (em vez de a um banco ou financeira ou qualquer outra entidade que cobra juros exorbitantes).

Já que penso fazê-lo, quero fazê-lo bem, para protecção de ambos. Já tenho uma ideia de como fazer uma declaração de compromisso de pagamento ao meu familiar, no entanto, embora não me peça nenhuma compensação a não ser a devolução do dinheiro, acho que devia ter algum tipo de compensação, como algum juro, por exemplo.

Pedia ajuda a quem disso entende melhor, para me dar uma ideia de que juro deveria incluir na minha declaração, e de como é que se calcula e inclui nas prestações.

O empréstimo é de 3250,00, e nós acordámos em eu pagar-lhe em 40 prestações de 80,00 (+-).

Como é que se faz?

Obrigada,

Ariana

José Ribeiro

Estou a pensar pedir um empréstimo a um familiar (em vez de a um banco ou financeira ou qualquer outra entidade que cobra juros exorbitantes).

Já que penso fazê-lo, quero fazê-lo bem, para protecção de ambos. Já tenho uma ideia de como fazer uma declaração de compromisso de pagamento ao meu familiar, no entanto, embora não me peça nenhuma compensação a não ser a devolução do dinheiro, acho que devia ter algum tipo de compensação, como algum juro, por exemplo.

Pedia ajuda a quem disso entende melhor, para me dar uma ideia de que juro deveria incluir na minha declaração, e de como é que se calcula e inclui nas prestações.

O empréstimo é de 3250,00, e nós acordámos em eu pagar-lhe em 40 prestações de 80,00 (+-).

3250/40=81,25€

Se lhe pagar mais duas prestações a título de juros:

81,25x2=162,5€

Dividindo pelas 40 prestações:

162,5/40=4,0625€

Some este valor a cada uma das prestações, e tem o valor da prestação mais o juro:

81,25+4,0625=85,3125

Arredonde para um valor mais certo:

85,35€

Fazendo agora as contas ao total do que vai pagar:

85,35€x40=3414€

Irá pagar 164€ de juros, o que me parece uma quantia razoável atendendo aos laços familiares!...

É uma outra forma, bastante simples, de chegar a um valor a pagar!

Bons "acertos" negociais!  ;)

Ariana

Obrigada pelas sugestões.

Não tinha nenhuma noção de quanto é que seria "razoável" tendo em conta os "laços familiares". Para mim, 164 euros seria sempre muito pouco... Mas assim sendo, é o que vou oferecer-lhe. Também, para quem não esperava mais nada senão o retorno do dinheiro, a minha atenção deve ser apreciada, não? ;)

Ariana

José Ribeiro

Para mim, 164 euros seria sempre muito pouco... Mas assim sendo, é o que vou oferecer-lhe. Também, para quem não esperava mais nada senão o retorno do dinheiro, a minha atenção deve ser apreciada, não? ;)

As contas que efectuei servem de exemplo.

Nada a impede de dar o justo valor pelo empréstimo que lhe estão a conceder!...  ;)

hsfarao

Obrigada pelas sugestões.

Não tinha nenhuma noção de quanto é que seria "razoável" tendo em conta os "laços familiares". Para mim, 164 euros seria sempre muito pouco... Mas assim sendo, é o que vou oferecer-lhe. Também, para quem não esperava mais nada senão o retorno do dinheiro, a minha atenção deve ser apreciada, não? ;)

Ariana

Esses € 164,00, correspondem a uma taxa de juro de sensivelmente 5% o que para o teu familiar é manifestamente bom e para ti também, isto tendo em consideração que não consegues um crédito pessoal numa insituição financeira com uma TAEG semelhante.

pauloaguia

Esses € 164,00, correspondem a uma taxa de juro de sensivelmente 5% o que para o teu familiar é manifestamente bom e para ti também, isto tendo em consideração que não consegues um crédito pessoal numa insituição financeira com uma TAEG semelhante.

A TAEG e´ uma taxa anual. Os 5% que calculaste sao para mais de 3 anos - da´ uma taxa anual de cerca de 1,5% - o tal familiar deve conseguir arranjar depositos a prazo com melhor rendimento :P Mas claro, se ele se deixar convencer por tao pouco... e afinal das contas, familia e´ familia ;)

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa