Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Dívida à Iberdrola mais de um ano depois de deixar de ser cliente


    Recommended Posts

    nuno23

    Boa tarde

     

    Deixei de ser cliente da Iberdrola em Novembro de 2020 e mudei para a GoldEnergy, que, como é costume nestes casos, tratou da anulação do contracto com a Iberdrola.

     

    Em Abril de 2022 (18 meses depois de deixar de ser cliente) recebi uma carta da Iberdrola a cobrar a manutenção mensal referente a todos estes meses. Liguei e disseram-me que fornecimento e manutenção são dois serviços diferentes e que só o primeiro foi cancelado.

     

    Espero que alguém me possa aconselhar sobre como proceder neste caso.

     

    Obrigado e cumprimentos

    Nuno

    Link to post
    Share on other sites
    ruicarlov

    Cheira-me que estará a falar de algo como um seguro riscos elétricos ou algo parecido. Na Iberdrola têm muito a mania de juntar ao contrato de eletricidade propriamente dito essas tangas extra que muita gente nem se apercebe bem do que contratou. E enquanto que o contrato de eletricidade pode ser mudado a qualquer altura, esses seguros costumam ter fidelizações de 12 meses, com renovação a cada ano. O que diz ao certo a carta?

    Link to post
    Share on other sites
    nuno23
    1 hour ago, ruicarlov said:

    Cheira-me que estará a falar de algo como um seguro riscos elétricos ou algo parecido. Na Iberdrola têm muito a mania de juntar ao contrato de eletricidade propriamente dito essas tangas extra que muita gente nem se apercebe bem do que contratou. E enquanto que o contrato de eletricidade pode ser mudado a qualquer altura, esses seguros costumam ter fidelizações de 12 meses, com renovação a cada ano. O que diz ao certo a carta?

    Obrigado pela resposta.

    Na carta só vem uma tabela com os meses de Novembro de 2020 a Março de 2022 e cada linha só diz "Manutenção de Gás IBERDROLA" com o valor de 8.55 euros por mês.

    Link to post
    Share on other sites
    ruicarlov

    Parece ser isto: https://www.iberdrola.pt/casa/servicos/manutencao-gas

    Era como dizia, é um serviço aparte do fornecimento de eletricidade/gás, logo não se extingue com o fornecimento. Nas condições gerais tem lá isto:

    Citação

    3.6. Cancelamento do serviço

    3.6.1. A cessação do Contrato de Fornecimento de Energia (Gás Natural) com a IBERDROLA não implica a cessação do serviço Manutenção Gás IBERDROLA, excepto se o CLIENTE o solicitar expressamente

     

    Link to post
    Share on other sites
    nuno23
    19 hours ago, ruicarlov said:

    Parece ser isto: https://www.iberdrola.pt/casa/servicos/manutencao-gas

    Era como dizia, é um serviço aparte do fornecimento de eletricidade/gás, logo não se extingue com o fornecimento. Nas condições gerais tem lá isto:

     

    Obrigado, pensei que a GoldEnergy cancelasse tudo, visto terem dito que ficavam responsáveis por isso.

     

    De qualquer forma, será que isto se aplica ao meu caso, visto terem demorado um ano e meio a comunicar e não terem enviado faturas mensalemnte:

     

    https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1436&tabela=leis

     

    artigo 9º "2 - A factura a que se refere o número anterior deve ter uma periodicidade mensal, devendo discriminar os serviços prestados e as correspondentes tarifas. "

    artigo 10º "1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. "

     

    Mais uma vez, obrigado pela resposta.

     

     

    Link to post
    Share on other sites
    ruicarlov

    E sim, eles trataram da mudança de comercializador, processo que envolve a e-redes para transitar os contratos. O problema é que esse seguro é algo fora da competência da e-redes logo o novo comercializador nem sequer tem conhecimento disso.

    Não sei se sendo um seguro se estará considerado como serviços públicos essenciais de modo a poder exigir a sua prescrição. Mas pelo menos pode tentar.

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...