Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dívida à Iberdrola mais de um ano depois de deixar de ser cliente

Recommended Posts

Boa tarde

Deixei de ser cliente da Iberdrola em Novembro de 2020 e mudei para a GoldEnergy, que, como é costume nestes casos, tratou da anulação do contracto com a Iberdrola.

Em Abril de 2022 (18 meses depois de deixar de ser cliente) recebi uma carta da Iberdrola a cobrar a manutenção mensal referente a todos estes meses. Liguei e disseram-me que fornecimento e manutenção são dois serviços diferentes e que só o primeiro foi cancelado.

Espero que alguém me possa aconselhar sobre como proceder neste caso.

Obrigado e cumprimentos

Nuno

ruicarlov

Cheira-me que estará a falar de algo como um seguro riscos elétricos ou algo parecido. Na Iberdrola têm muito a mania de juntar ao contrato de eletricidade propriamente dito essas tangas extra que muita gente nem se apercebe bem do que contratou. E enquanto que o contrato de eletricidade pode ser mudado a qualquer altura, esses seguros costumam ter fidelizações de 12 meses, com renovação a cada ano. O que diz ao certo a carta?

1 hour ago, ruicarlov said:

Cheira-me que estará a falar de algo como um seguro riscos elétricos ou algo parecido. Na Iberdrola têm muito a mania de juntar ao contrato de eletricidade propriamente dito essas tangas extra que muita gente nem se apercebe bem do que contratou. E enquanto que o contrato de eletricidade pode ser mudado a qualquer altura, esses seguros costumam ter fidelizações de 12 meses, com renovação a cada ano. O que diz ao certo a carta?

Obrigado pela resposta.

Na carta só vem uma tabela com os meses de Novembro de 2020 a Março de 2022 e cada linha só diz "Manutenção de Gás IBERDROLA" com o valor de 8.55 euros por mês.

ruicarlov

Parece ser isto: https://www.iberdrola.pt/casa/servicos/manutencao-gas

Era como dizia, é um serviço aparte do fornecimento de eletricidade/gás, logo não se extingue com o fornecimento. Nas condições gerais tem lá isto:

Citação

3.6. Cancelamento do serviço

3.6.1. A cessação do Contrato de Fornecimento de Energia (Gás Natural) com a IBERDROLA não implica a cessação do serviço Manutenção Gás IBERDROLA, excepto se o CLIENTE o solicitar expressamente

19 hours ago, ruicarlov said:

Parece ser isto: https://www.iberdrola.pt/casa/servicos/manutencao-gas

Era como dizia, é um serviço aparte do fornecimento de eletricidade/gás, logo não se extingue com o fornecimento. Nas condições gerais tem lá isto:

Obrigado, pensei que a GoldEnergy cancelasse tudo, visto terem dito que ficavam responsáveis por isso.

De qualquer forma, será que isto se aplica ao meu caso, visto terem demorado um ano e meio a comunicar e não terem enviado faturas mensalemnte:

https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1436&tabela=leis

artigo 9º "2 - A factura a que se refere o número anterior deve ter uma periodicidade mensal, devendo discriminar os serviços prestados e as correspondentes tarifas. "

artigo 10º "1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. "

Mais uma vez, obrigado pela resposta.

ruicarlov

E sim, eles trataram da mudança de comercializador, processo que envolve a e-redes para transitar os contratos. O problema é que esse seguro é algo fora da competência da e-redes logo o novo comercializador nem sequer tem conhecimento disso.

Não sei se sendo um seguro se estará considerado como serviços públicos essenciais de modo a poder exigir a sua prescrição. Mas pelo menos pode tentar.