Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Retenção na fonte

Ana...

Recommended Posts

Boa noite,

No ano 2021, apenas o mês de janeiro foi feita retenção para irs, o resto do ano não foram feitos.

Sendo que ganhei 675€ mensalmente e em em alguns meses o adicional 15,58, por trabalhar feriado (1 ou 2 feriados).

Está correcto fazer retenção no mês de janeiro sobre o total (ordenado, duodécimos (50%) e feriado)? E nos restantes meses nenhuma retenção?

Obrigada

JRJordao

O valor base 675€ fica abaixo do mínimo para retenção em 2021 (686€). Os adicionais, se forem tratados como as horas extra, não contam para determinar a taxa de retenção. Os duodécimos são considerados à parte e se o valor total de cada subsídio não ultrapassar 686€ também não são sujeitos a retenção.

Parece-me assim correto que os seus recibos (todos) não fossem sujeitos a retenção. O tratamento diferente entre janeiro e os restantes meses não faz sentido.

De qualquer forma, quer tenha havido retenção a mais ou a menos ao longo de 2021, agora na entrega da declaração é feito o acerto e fica tudo correto.

Edited by JRJordao
    Correção, após contributo do andre611
    • Upvote 1
    andre611
    há 2 minutos, JRJordao disse:

O tratamento diferente entre janeiro e os restantes meses não faz sentido.

Geralmente os mínimos para retenção do ano e afins só entram em vigor com o orçamento de estado, pelo que provavelmente Janeiro ainda foi calculado com os valores de 2020. Não fui verificar valores, foi só uma possível explicação que me passou pela cabeça ao ler isto.

• Thanks 1
    JRJordao
    há 1 minuto, andre611 disse:

Geralmente os mínimos para retenção do ano e afins só entram em vigor com o orçamento de estado, pelo que provavelmente Janeiro ainda foi calculado com os valores de 2020. Não fui verificar valores, foi só uma possível explicação que me passou pela cabeça ao ler isto.

Deve ser mesmo isso, pois o mínimo em 2020 eram 659€

👍

• Like 1
    • 3 weeks later...
    A 28/04/2022 às 14:55, JRJordao disse:

O valor base 675€ fica abaixo do mínimo para retenção em 2021 (686€). Os adicionais, se forem tratados como as horas extra, não contam para determinar a taxa de retenção. Os duodécimos são considerados à parte e se o valor total de cada subsídio não ultrapassar 686€ também não são sujeitos a retenção.

Parece-me assim correto que os seus recibos (todos) não fossem sujeitos a retenção. O tratamento diferente entre janeiro e os restantes meses não faz sentido.

De qualquer forma, quer tenha havido retenção a mais ou a menos ao longo de 2021, agora na entrega da declaração é feito o acerto e fica tudo correto.

Obrigada. A questão aqui é que tenho quase 100€ de IRS para pagar e, ao não reter, não teria nada.

JRJordao
    há 10 horas, Ana... disse:

Obrigada. A questão aqui é que tenho quase 100€ de IRS para pagar e, ao não reter, não teria nada.

Pelo contrário. Se não tivesses feito retenção, agora terias (100€ + o que retiveste) para pagar. Ao fazeres retenção, adiantaste já uma parte do imposto, para agora não teres tanto a pagar.

Edited by JRJordao
    • 2 weeks later...
    JRJordao
    há 5 minutos, Ana... disse:

Então, se tivessem feito a retenção nos meses que atingiu, teria a receber?

Se tivesses retido, por exemplo, mais 100€ (no total) ao longo dos meses seguintes, agora já não terias nada a pagar.

O imposto a pagar depende de quanto se ganha, do agregado familiar e das despesas que se tem. Quando não se pagou o suficiente em retenções durante o ano, paga-se que falta no ano seguinte após entrega da declaração. Quando se pagou a mais em retenções, recebe-se o excesso após entrega da declaração.

Agradeço muito. Continuo sem entender porque janeiro somaram tudo e aplicaram descontos. E nos restantes meses, que até tenho outros meses que somando tudo ultrapassa o de janeiro, não descontaram. 

Edited by Ana...
    JRJordao

Foi porque

- para decidir se aplicam desconto, só conta o salário base (que foi igual todos os meses)

- a partir de fevereiro aumentou o valor (de salário base) acima do qual se aplica desconto

Parece ter sido tudo feito de acordo com as regras.