Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Total de Perdas a Reportar - Onde preencher ?

Luis Medeiros Pereira

Recommended Posts

Luis Medeiros Pereira

Boas

Desde o ano passado, após a venda de um imóvel com menos valias antes do prazo que me iria obrigar a pagar imposto, que me surge na liquidação um campo com indicação "Total de Perdas a Reportar" com um valor indicado.

A minha dúvida é que eu preenchi o ano passado a venda com menos valia com esse imóvel no Anexo G, campo 4 conforme manda a legislação. Sendo assim porque não assumiu automaticamente este ano? (Pois essa indicação apareceu novamente este ano e só reparei agora).

Será que tenho de voltar a preencher ou simplesmente indicar esse valor noutro campo e qual?

Agradeço desde já.

JRJordao
    A 22/04/2022 às 17:42, Luis Medeiros Pereira disse:

A minha dúvida é que eu preenchi o ano passado a venda com menos valia com esse imóvel no Anexo G, campo 4 conforme manda a legislação. Sendo assim porque não assumiu automaticamente este ano? (Pois essa indicação apareceu novamente este ano e só reparei agora).

Será que tenho de voltar a preencher ou simplesmente indicar esse valor noutro campo e qual?

As menos-valias declaradas no ano passado continuam disponíveis, durante 5 anos, para abater em eventuais mais-valias em venda de imóveis. As "perdas a reportar" são uma indicação dessa disponibilidade, não de que está algo em falta na declaração.

Perdas a reportar = perdas a ter em conta no processamento da próxima declaração (por parte da AT)

Edited by JRJordao
    • Like 1
    Luis Medeiros Pereira
    há 3 horas, JRJordao disse:

As menos-valias declaradas no ano passado continuam disponíveis, durante 5 anos, para abater em eventuais mais-valias em venda de imóveis. As "perdas a reportar" são uma indicação dessa disponibilidade, não de que está algo em falta na declaração.

Perdas a reportar = perdas a ter em conta no processamento da próxima declaração (por parte da AT)

Muito obrigado, creio que ficou tudo esclarecido: estas menos valias ficam disponiveis durante 5 anos e podem ser usadas nesse prazo para abater caso tenha mais valias nesse mesmo periodo.