Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dr3amS

Ajuda no preenchimento do IRS

Recommended Posts

Dr3amS

Olá a todos!  :D Antes de mais, quero dizer que este forum é dos mais uteis que encontrei até hoje na internet  ;) continuem com este optimo trabalho!

Sou um rapaz solteiro, sem filhos, e completei recentemente o meu 1º ano como trabalhador, e em 2009 o meu rendimento bruto deve atingir o valor de 17.095,94 €.

Presumo que desconto do meu ordenado, 10% (1.828,00 €) para o IRS e 11% (1.880,56 €) para a segurança social.

Este ano para mim não foi muito bom em termos de saude e no total gastei 531,63 € em despesas de saude.

Experimentei fazer uma simulação no "Simulador IRS 2009" disponibilizado no forum, e obtive o resultado "Não recebe, nem paga".

As minhas questões são as seguintes:

1.

No simulador existe la um ponto "Número de Ascendentes que vivam efectivamente em comunhão de habitação com o sujeito passivo (Pais e Avós)".

Eu vivo em casa dos meus pais (pai e mãe), com um irmão mais velho e este ano o meu avô que faleceu a pouco tempo.

O meu pai é reformado (reforma de França) e a minha mãe é domestica.

A minha questão é que numero coloco no simulador? (pelo que vi faz muita diferença) E na declaração do IRS isso é colocado onde?

2.

Pretendo fazer um seguro de saude, será que compensaria fazer ainda este ano?

Em que ponto se coloca essa despesa na declaração?

3.

Em 2008 estive a viver numa casa alugada, e por acaso não declarei essa despesa no IRS de 2008. Mas ainda possuo um recibo relativo a 2009, onde posso declarar essa despesa no preenchimento do IRS?

4.

Este ano comprei um Portatil, será que posso colocar essa despesa no IRS? Em minha casa a unica pessoa que estuda é o meu irmão mais velho (tambem solteiro e trabalhador estudante), será que ele é considerado do meu agregado familiar por vivermos todos na mesma casa?

5.

Este ano os meus pais, fizeram-me uma doação de um imovel, na declaração do IRS isso tem de ser referenciado em algum lado? Se sim onde?

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos  ;)

pauloaguia

Antes de mais confirma so´ se esses valores estao correctos. Nao me admiraria muito se o rendimento bruto fosse mais do décuplo do respectivo desconto para o IRS agora menos e´ que ja´ nao e´ tao habitual...

Respondo ao que sei:

1. Isso destina-se aos casos em que os ascendentes sao dependentes. Recebem reforma e tem rendimentos, portanto, mas os filhos e´ que os sustentam na pratica. No teu caso parece-me que a tua mae ainda trabalha e deve meter uma declaraçao de rendimentos em comum com o teu pai. Logo nao os podes incluir na tua declaraçao.

2. Os montantes que pagares para esse seguro entram ainda para este IRS, sim.

3. Podes declarar. Julgo que e´ algures no anexo das deduçoes e beneficios fiscais (H), agora nao tenho bem presente o campo...

4. So´ se o teu irmao fosse considerado teu dependente. Mas provavelmente tambem ja´ mete a declaraçao de IRS em nome proprio... se a factura tivesse sido passada em nome dele ele poderia declara-lo... e depois acertavam as contas entre voces...

Dr3amS

Os valores que indiquei são os somatorios dos apresentados nas folhas de vencimento de cada mes. Não percebi foi o que quiseste dizer com a expressão

Nao me admiraria muito se o rendimento bruto fosse mais do décuplo do respectivo desconto para o IRS agora menos e´ que ja´ nao e´ tao habitual...

Obrigado pelo exclarecimento,

Cumprimentos

pauloaguia

Os valores que indiquei são os somatorios dos apresentados nas folhas de vencimento de cada mes. Não percebi foi o que quiseste dizer com a expressão

Não é importante... Era só para confirmar que não te tinhas enganado nas contas... Pareceu-me estranho, só isso.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa