Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Venda e compra de casa - Ajuda preencher Anexo G

jnvs

Recommended Posts

Bom dia, 

No ano passado eu e a minha esposa vendemos e comprámos casa, agora no preenchimento do anexo do IRS estou com dúvidas de como preencher. Se me puderem ajudar agradecia, seguem as dúvidas:

1- Para um valor de compra de 100000€ e venda de 140000€ o quadro deve estar assim preenchido com quota parte de 50% para cada 1?

image.thumb.png.3bc0adb673765ecea7e71e107cd018d2.png

2- Na parte do reinvestimento fica assim preenchido?

image.thumb.png.9f2ce585fba07cf4d65049e29dbdb881.png

Tive a experimentar e pondo apenas 1 linha no Quadro 4 com o valor total dá um valor a receber de IRS e pondo as 2 linhas (uma com o meu nif e outra com o da esposa), pondo metade do valor em cada 1 das linhas, dá um valor de IRS a receber mais baixo. não deveria ser igual?

JRJordao

Relativamente aos valores que indica, parece estar correto. Tanto a casa vendida como a comprada são habitação própria permanente, certo?

há 5 horas, jnvs disse:

Tive a experimentar e pondo apenas 1 linha no Quadro 4 com o valor total dá um valor a receber de IRS e pondo as 2 linhas (uma com o meu nif e outra com o da esposa), pondo metade do valor em cada 1 das linhas, dá um valor de IRS a receber mais baixo. não deveria ser igual?

Deveria ser igual, sim. Deve ser um bug do simulador. Entre as duas simulações o rendimento coletável varia?

JRJordao

Testei na minha declaração (por acaso também tenho uma venda de imóvel) e subdivindo em 2 linhas entre mim e a esposa continua a dar o mesmo resultado.

Confirme que no cenário de 2 linhas utilizou metade do valor de realização, do valor de aquisição e das despesas, além da quota-parte 50%. E no cenário de linha única o dobro desses 3 valores, com a quota-parte 100%.

há 18 horas, JRJordao disse:

Testei na minha declaração (por acaso também tenho uma venda de imóvel) e subdivindo em 2 linhas entre mim e a esposa continua a dar o mesmo resultado.

Confirme que no cenário de 2 linhas utilizou metade do valor de realização, do valor de aquisição e das despesas, além da quota-parte 50%. E no cenário de linha única o dobro desses 3 valores, com a quota-parte 100%.

Bom dia, desde já obrigado pela resposta. 

Será que me consegue dizer se preenchi bem o anexo G?

No Quadro 3 preenchi o meu NIF e o da Esposa:

image.png.27ee66acde4400150804a35313af037f.png

Depois no Quadro 4 preenchi os seguintes dados:

image.thumb.png.72ef5de2dd0cf4e77e039d4e7ce13de0.png

image.thumb.png.3af964d0085396eed57b3b95690e1c21.png

E no Quadro 5 os seguintes campos:

image.thumb.png.f2590e0588d886d88e84dc33454e2270.png

image.thumb.png.64026f3caf54fa81b6d993dc90657b34.png

Será que falta algum dado ou algum dado está mal preenchido?

A 02/04/2022 às 14:55, JRJordao disse:

Com as 2 linhas como meti dá a seguinte simulação:

image.png.be8bfef78a5647198287e5d606826f1e.png

Se meter só uma linha com a totalidade dos valores e 100% na quota-parte dá-me o seguinte:

image.png.30aa9c273af024ebd51f70f4c1916fc2.png

Também segui esse vídeo do youtube para preencher, é pena é ser só para o caso mais simples o exemplo....

Se alguém conseguir ajudar agradecia a ajuda.

JRJordao
    há 1 hora, jnvs disse:

Se alguém conseguir ajudar agradecia a ajuda.

Infelizmente esgotei os meus conhecimentos na matéria mas deixo-o com duas convicções,

1) A declaração dividida pelos dois titulares (50/50) é a que faz mais sentido

2) O processamento da declaração não depende do resultado da simulação ou seja, eventuais bugs no simulador não terão impacto

• Like 1
    Filipa E.

Há semelhança de anos anterioes, parece que o resultado do simulador não considera as duas quotas (50/50), acusando sempre que o contribuinte tem valores em divida. Parece-me ser o seu caso, mas nada como confirmar no simulador, caso ainda não o tenha feito. Está-me a acontecer o mesmo. Se fizer tributação conjunta com a quota do imovel dividida pelo casal, tenho mais valias a pagar. Se fizer tributação conjunta, mas com cota do imovel individual, não tenho. Este erro já é antigo, e quando vendi um imovel há uns anos atrás fui aconselhada a submeter mesmo assim, porque apenas acontece para efeitos de simulação, mas nada como confirmar novamente. 

há 18 horas, Filipa E. disse:

Há semelhança de anos anterioes, parece que o resultado do simulador não considera as duas quotas (50/50), acusando sempre que o contribuinte tem valores em divida. Parece-me ser o seu caso, mas nada como confirmar no simulador, caso ainda não o tenha feito. Está-me a acontecer o mesmo. Se fizer tributação conjunta com a quota do imovel dividida pelo casal, tenho mais valias a pagar. Se fizer tributação conjunta, mas com cota do imovel individual, não tenho. Este erro já é antigo, e quando vendi um imovel há uns anos atrás fui aconselhada a submeter mesmo assim, porque apenas acontece para efeitos de simulação, mas nada como confirmar novamente. 

Só mais uma questão se me puder ajudar, os valores pagos de impostos na nova caas entram nos custos do Quadro 4 ou no Quadro 5 no Valor da realização que pretende reinvestir?

Filipa E.
    5 hours ago, jnvs said:

Só mais uma questão se me puder ajudar, os valores pagos de impostos na nova caas entram nos custos do Quadro 4 ou no Quadro 5 no Valor da realização que pretende reinvestir?

@jnvs tenho essa mesma duvida. Estava a contar que sim, porque retirei logo um X de parte do lucro para pagar o ITM, que é vergonhoso, mas se não for considerado como parte do investimento terei mais valias a pagar. Julgava ter posto essa questão aqui no forum, mas não a consigo encontrar. 

• 2 months later...
    Joao Manuel Coelho

Boa Tarde.

Alguém me pode ajudar?
    Vou declarar a venda de um apartamento este ano no IRS
    Tenho duas dúvidas.
    1 - Qual o valor que deve constar do quadro 4 anexo G ?
    É o valor que está na escritura ou o valor já com a correção de desvalorização da moeda?
    2 - As despesas com a renovação do telhado do prédio onde se situa o apartamento, contam como despesas para abatimentos?

Obrigado

João Coelho

Olá @Joao Manuel Coelho.

Retirados do Anexo G:

1- A liquidação do imposto assegura de forma automática a consideração de apenas 50% do saldo entre as mais e as menos-valias realizadas respeitantes a transmissões efetuadas por residentes, nos termos do n.º 2 do artigo 43.º do Código do IRS, (com exceção do saldo das mais e as menos valias a que se refere a alínea a) do n.º 2 daquele artigo, o qual, sendo positivo, é integralmente tributado), bem como a aplicação do coeficiente de correção monetária ao valor de aquisição.

2- Na coluna “Despesas e encargos” são inscritos os encargos com a valorização dos bens comprovadamente realizados nos últimos 12 anos e as despesas necessárias e efetivamente praticadas, inerentes à aquisição e à alienação do bem transmitido, bem como a indemnização comprovadamente paga pela renúncia onerosa a posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a esses bens [alínea a) do artigo 51.º do Código do IRS].

Como se trata de uma fração num prédio, as obras do telhado, parte comum, não sei se contam como "despesa e encargos". A minha sugestão é que contactes a AT, via e-balcão ou telefone, para que obtenhas uma resposta objetiva.

Guest Sofia G
    A 02/04/2022 às 09:00, jnvs disse:

Bom dia, 

No ano passado eu e a minha esposa vendemos e comprámos casa, agora no preenchimento do anexo do IRS estou com dúvidas de como preencher. Se me puderem ajudar agradecia, seguem as dúvidas:

1- Para um valor de compra de 100000€ e venda de 140000€ o quadro deve estar assim preenchido com quota parte de 50% para cada 1?

image.thumb.png.3bc0adb673765ecea7e71e107cd018d2.png

2- Na parte do reinvestimento fica assim preenchido?

image.thumb.png.9f2ce585fba07cf4d65049e29dbdb881.png

Boa noite. Consegue dizer-me como resolveu a situação ? Está a acontecer-me a mesma coisa. Enviou com os 2 NIFs com 50% cada um? E depois o reembolso veio correcto ?

A 29/06/2022 às 02:16, Visitante Sofia G disse:

Boa noite. Consegue dizer-me como resolveu a situação ? Está a acontecer-me a mesma coisa. Enviou com os 2 NIFs com 50% cada um? E depois o reembolso veio correcto ?

Bom dia. Sim, foi assim que fiz.

• 9 months later...
    A 03/04/2023 às 10:31, rflc disse:

Bons dias, este ano estou numa situação similar. @jnvs como ficou o reembolso na altura, confirma-se que era um bug do simulador?

Penso que era sim.

José Rodrigues

Bom dia

Eu tb estou numa situação quase idêntica á descrita no tópico, mas tenho uma dúvida para a qual pedia ajuda e que passo a explicar: através de permuta adquiri nova habitação própria e permanente e utilizando o simulador para cálculo das mais valias, deu-me um valor negativo, ou seja menos-valias. Embora tenha reinvestido algum valor na compra do novo imóvel, será ainda assim necessário ou conveniente preencher o quadro 5, já que não houve mais valias ?

363213824_Screenshot(6).png.c3f2e0aa08d6fa59cc1d9ea11b502c12.png

• 2 weeks later...
    Guest Cserra

Estou com problema idêntico, vendi e comprei uma HPP e não tenho a pagar mais valias.

No entanto, no simulador aparece um valor de rendimento global totalmente alterado para o que devia dar. No simulador tenho a pagar IRS quando devia receber.  

Posso avançar assim e depois na declaração fica corrigido?

Obrigado pela ajuda. 

• 1 month later...
    Guest Pedro M

Boa tarde,

Posso confirmar que o simulador continua com problemas e por isso muitas das declarações que deveriam receber, na realidade aparece para pagar (isto no simulador). Mas conforme ja foi referido, se preencherem e o simulador der o rendimento global muito mais elevado do que deveria, não se preocupem que depois quando for verificado por algum das finanças o problema fica resolvido.