Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• STOCK AWARDS- ANEXO J ou código 414 quadro 4A-anexo A?

Guest IRS-check

Recommended Posts

Guest IRS-check

Boa noite caros membros,

Tive atribuidas X n.º de acções da empresa aonde trabalhdo em 2017 como prémio de retenção com a condição de as poder vender  apenas 4 anos depois (o período de retenção na empresa acordado).

Após esse prazo, em 2021, de facto vendi as acções através da corretora escolhida pela empresa- sediada na Alemanha- apenas me descontaram o valor das taxas da transação, nada mais.

A minha dúvida é como reflectir essa venda na declaração de IRS de 2021.

Do que vi em pesquisas na internet existem 2 hipóteses:

- ou se usa o quadro 4A com o código 414- " Devem ser declarados os rendimentos do trabalho dependente sujeitos a tributação,
    mas não sujeitos a retenção na fonte, nos termos do n. º 1 do artigo 99.º do Código do IRS - Ganhos derivados de planos de opções, de subscrição, de atribuição ou outros de efeito equivalente, sobre valores mobiliários ou direitos equiparados, criados em benefício de trabalhadores ou membros de órgãos sociais – anos de 2019 e seguintes."

- ou através do anexo J no quadro 9.2 A com o código G01

Na primeira opção fico na dúvida se o "anos 2019 e seguintes" encaixa no meu caso tendo as acções sido alocadas na minha conta da corretora, em 2017...

Qual será a opção mais correta de forma a cumprir com a lei fiscal presente?

Obrigado pela dicas possíveis.

Cump.,