Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    mcc

Recibos Verdes - Limite de IVA divisível pelo número de meses em actividade?

Recommended Posts

mcc

Bom dia a todos,

Recentemente dirigi-me às finanças para reabrir actividade já que tenho vindo a acumular alguns trabalhos e preciso de passar os recibos respectivos até ao final do ano.

Quando me foi perguntado, pela funcionária, qual o montante total dos recibos que pensava pagar respondi 3.500€ ao que ela retorquiu que, dessa forma, iria passar o limite estabelecido para a Isenção de IVA e no ano seguinte iria ter que o começar a cobrar.

Perguntei-lhe se isso funcionava realmente dessa forma já que pensava que os 10.000€ anuais não dependiam do número de meses em que a pessoa se encontrou colectada durante o respectivo ano mas a funcionária não me deu qualquer resposta pelo que alterei a minha expectativa para 1.000€ e resolvi o assunto.

Persiste, no entanto, a dúvida... ao colectar-me a dois meses do final do ano posso apenas passar o equivalente a 2/12 dos 10.000€ se quiser manter a isenção de IVA ou posso sempre passar 10.000€ independentemente do número de meses em que exerci actividade?

Muito obrigado!

pauloaguia

Do Código do IVA

Regimes especiais

SUBSECÇÃO I

Regime de isenção

Artigo 53.º

Âmbito de aplicação

...

3 - No caso de sujeitos passivos que iniciem a sua actividade, o volume de negócios a tomar em consideração é estabelecido de acordo com a previsão efectuada relativa ao ano civil corrente, após confirmação pela Direcção-Geral dos Impostos.

4 - Quando o período em referência, para efeitos dos números anteriores, for inferior ao ano civil, deve converter-se o volume de negócios relativo a esse período num volume de negócios anual correspondente.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa