Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Subscrever PPR em jovem

Recommended Posts

Bom dia,

Tenho 27 anos, trabalho na área da informática e tenho um emprego estável com bom salário.

Estou a ponderar subscrever um PPR, fazendo um depósito inicial de 5000€ e depois todos os meses ir colocando 50/100€. Ao mesmo tempo vou mantendo uma conta poupança com reforços mensais (mas os juros são super pequenos).

Tendo em conta a minha idade compensa optar por um produto deste género (PPR)?

Obrigado e boas festas a todos!

Depende do prazo de investimento, do teu perfil de risco, e dos objectivos do investimento.

PPRs há muitos, e quase todos maus. Estamos a falar de um sob a forma de fundo ou de seguro?

Já olhaste para outras opções?

• Like 1
    JRJordao

Os PPR têm benefício fiscal (20% do montante aplicado, até 400€) e a possibilidade de resgatar após 5 anos para pagar prestações de crédito à habitação. São estes os aspetos que mais os distinguem dos outros produtos de investimento.

Para além dos 2000€ anuais (2000€ x 20% = 400€), têm que ser considerados como qualquer outro investimento, tal como sugerido pelo @lfp, em função do teu perfil e objetivos.

Edited by JRJordao
    • Like 1
    há 17 horas, lfp disse:

Depende do prazo de investimento, do teu perfil de risco, e dos objectivos do investimento.

PPRs há muitos, e quase todos maus. Estamos a falar de um sob a forma de fundo ou de seguro?

Já olhaste para outras opções?

O PPR que estava a olhar era em forma de fundo e só iria receber o mesmo aos 60 anos.

Eu tive um depósito a prazo a 3 anos que meu deu quase 100€ de juros no fim desse prazo. Atualmente tenho uma conta poupança que a cada 6 meses me dá sensivelmente 12€ de juros (este valor vai aumentado) porque de mês a mês vou sempre reforçando o valor.

Basicamente é este o meu perfil. 

Já olhei para depósitos estruturados (capital seguro) mas não sei se será a melhor opção.

Basicamente o que pretendo é "depositar" o dinheiro (opção de reforços mensais não é obrigatória) sem mexer no dinheiro durante esse tempo.

há 17 horas, JRJordao disse:

Os PPR têm benefício fiscal (20% do montante aplicado, até 400€) e a possibilidade de resgatar após 5 anos para pagar prestações de crédito à habitação. São estes os aspetos que mais os distinguem dos outros produtos de investimento.

Para além dos 2000€ anuais (2000€ x 20% = 400€), têm que ser considerados como qualquer outro investimento, tal como sugerido pelo @lfp, em função do teu perfil e objetivos.

O meu objetivo com o PPR era só mexer após os 60 anos.

Não entendi esse benefício fiscal.

JRJordao
    há 4 horas, laper disse:

O meu objetivo com o PPR era só mexer após os 60 anos.

Não entendi esse benefício fiscal.

Citação

Dedução à coleta (benefício fiscal à entrada)

Um dos atrativos fiscais do PPR é a dedução à coleta (imposto) de IRS de 20% dos valores aplicados por ano, com os seguintes limites por idade do sujeito passivo:

Até 35 anos: €400.

De 35 anos a 50 anos: €350.

Mais de 50 anos (e até à passagem à reforma): €300.

A título de exemplo, um sujeito passivo com 30 anos que invista €1.500 num PPR pode deduzir à coleta até €300 (20% * €1.500).

fonte: https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/poupanca/ppr-e-os-beneficios-fiscais/

• Like 1
    A 24/12/2021 às 21:56, 00ba disse:

PPR - 2000€ por ano para deduzir os 400€ em IRS (considerando a tua idade) , caso se pague IRS suficiente obviamente. 

Se tiveres perfil conservador optar por produto com capital e rendimento garantidos, PIBS (produto investimento com base em seguros), por exemplo. Ver Lusitânia, Real Vida. 

Se tiver perfil dinâmico ou arrojado optar por ppr constituído por acções (semelhante a fundo de investimento). Ver banco best, banco invest e outros. 

Se houver hipótese de resgatar dentro das condições legais(pagar crédito habitação) , boa, caso contrário, é poupança para a reforma. 

Esta é a minha ótica no que toca a PPRs. 

Muito obrigado, desconhecia por completo essas outras soluções.