Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    fhff

    Herança e doação filho para mãe

    Recommended Posts

    fhff

    Olá a todos,

    Precisava de vossa ajuda no esclarecimento de uma situação.

    Há cerca de 1 mês faleceu o meu pai, deixando como herdeiros a minha mãe, eu (casado com 2 filhos) e o meu irmão (casado e com 2 filhos). Estamos neste momento a ultimar a documentação para entregar a relação de bens nas finanças. É meu desejo e do meu irmão doarmos a nossa parte da herança (imóvel e algum dinheiro) à minha mãe. Gostaria de saber se isto é possível, e se me podiam informar da diferença para o usufruto do imóvel. É possível fazer isto após ou durante a partilha dos bens? Neste caso eu e o meu irmão mantemo-nos como herdeiros da minha mãe após a sua morte e teremos direito ao imóvel deixado pelo meu pai, partindo do principio que a minha mãe não o vende? Que implicações tem esta operação de doação na nossa fiscalidade?

    Obrigado. Sei que são muitas perguntas mas deparei-me com esta situação sem ter nenhuma experiência anterior nestes casos, nunca tendo lidado com heranças, partilhas e afins. Agradeço o vosso aconselhamento.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Também não percebo muito do assunto mas ficam algumas notas soltas, talvez dêem uma ajuda para aprofundar as pesquisas:

    À doação de imóveis entre pais e filhos aplica-se o imposto de selo de 0,8% do valor do imóvel (http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601515/article.jhtml?articleID=2247). O resto acho que está isento...

    Tendo em consideração que a doação ainda tem alguns custos (para além do imposto de selo há a questão dos registos, se não se puder fazer tudo num único acto, o que me parece improvável - afinal para doarem a casa ela tem que ser registada como vossa primeiro) e se realmente a vossa vontade é deixar toda a vossa parte da herança à vossa mãe, já pensaram em renunciar à herança do vosso pai? Assim a vossa mãe ficaria a ser a única herdeira...

    Herdeiros da vossa mãe em princípio sereis sempre (a menos que haja fundamento para ser excluído como, por exemplo, um de vocês tentar assassiná-la). Agora, para além da hipótese de ela vender a casa, se casar outra vez passa a entrar outro herdeiro nas contas, por exemplo.

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    fhff

    Muito obrigado aos dois. A hipótese de renúncia parece-me então a mais acertada e simples em termos burocráticos. Vou obter informações no balcão heranças.

    Obrigado

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa