Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    hpassos

    Aquecimento por piso radiante - questões e duvidas

    Recommended Posts

    hpassos

    Bom dia...

    O apartamento que adquiri à uns meses possui um sistema de aquecimento por piso radiante da Uponor. (http://www.uponor.pt/docs/sec2/MANUAL_AQUECIMENTO_RADIANTE.pdf)

    Ora, o que se passa é que depois de todas as explicações dadas pelos técnicos (um pouco à pressa) continuo com umas duvidas e tenho a sensação que isto gasta imenso gás natural.

    Este sistema é aquecido por uma caldeira da Junkers. O apartamento tem 3 quartos, 1 cozinha, 1 sala e 1 hall - em cada uma destas divisões há um termostato à altura da cabeça (não é digital - só tem uma roldana) que dá para regular a temperatura para cada uma das divisões. Há duas casas de banho, uma num quarto e uma junto ao hall que são aquecidas também quando os respectivos termostatos (quarto 1 e hall estão ligados).

    Segundo explicações dos técnicos o ambiente só fica aquecido na temperatura que regularmos passadas cerca de 48 horas - nesta fase gasta mais gás (a caldeira trabalha intermitentemente de 3 em 3 minutos). E depois é deixar ficar sempre assim que a partir daí já não gasta muito.

    Na primeira semana que experimentei isto já foram para aí uns 30 euros em gás natural!! Também é certo que andei com alguns testes - ligar, desligar, ligar uma divisão desligar outras...

    As duvidas:

    - O sistema gasta menos se estiver a aquecer uma ou duas divisões do que se estiver a aquecer todas?

    - É preferível manter sempre o sistema ligado ou ir desligando?

    - Para evitar gastos maiores terão de se manter os termostatos no mínimo? E a caldeira (pois também tem lá um regulador de temperatura creio...)

    Quem for especialista na matéria coloque aqui umas dicas para tirar o máximo partido deste sistema com custos mais baixos, pois ao que me parece é que é um sistema que dá muito conforto (a todos os níveis!) mas os gastos em gás ...Ui Ui !!!!

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Não conheço detalhes sobre esse sistema por isso não vou dar grandes respostas.

    Parece-me a mim que se ligares apenas algumas divisões, ou definires temperaturas diferentes para cada uma, o sistema talvez gaste mais um pouco, sobretudo se não houver um bom isolamento entre essas divisões (que tipicamente não há, dentro de casa - basta pensar que as frinchas por baixo das portas internas costumam ser razoáveis).

    Também me parece óbvio que, quanto menor a temperatura definida no termostato, menor o gasto...

    De resto apenas posso sugerir que coloques a questão também num fórum mais virado para estas questões de compra e construção de casas, como o Fórum da Casa. Já vi este tema levantado algumas vezes por lá...

    EDIT: deixa-me adivinhar: tu és o hpassos deste tópico: http://forumdacasa.com/discussion/7568/aquecimento-por-piso-radiante-questoes-e-duvidas/#Item_0 :)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa