Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Suspensão baixa médica, faltas ao trabalho?

Recommended Posts

michaelfc

Boa noite, 

Antes de mais parabéns pelo fórum. 

Gostaria de ver esclarecida uma dúvida que tenho relativamente ao certificado de Incapacidade temporária, e o subsídio de doença.
    Tenho baixa médica (CTI), até dia 16, na passada segunda-feira (dia 4), fui chamado para uma junta médica, como não levei relatório da médica de família,  entregaram-me um papel com a informação: "não subsiste a incapacidade temporária para o trabalho do beneficiário acima indicado a partir de dia 2021-10-04". Mais abaixo, informação que o subsídio de doença se encontra suspenso, se não for requerida a reavaliação. 
    Hoje dia 6, já enviei e-mail com com relatório médico atestando que estou incapacitado para o trabalho, e pedi reavaliação.

As minhas dúvidas são relativamente às minhas obrigações perante a minha entidade patronal. 
    Não se verificando a incapacidade temporária para o trabalho, estou a faltar injustificadamente ao trabalho desde dia 5? 
    O meu entendimento, e aquilo que me foi explicado é que não, pois foi acionado um processo de reavaliação. 

É assim mesmo? Podem ajudar? Muito obrigado.

5coroas
    há 16 horas, michaelfc disse:

Boa noite, 

Antes de mais parabéns pelo fórum. 

Gostaria de ver esclarecida uma dúvida que tenho relativamente ao certificado de Incapacidade temporária, e o subsídio de doença.
    Tenho baixa médica (CTI), até dia 16, na passada segunda-feira (dia 4), fui chamado para uma junta médica, como não levei relatório da médica de família,  entregaram-me um papel com a informação: "não subsiste a incapacidade temporária para o trabalho do beneficiário acima indicado a partir de dia 2021-10-04". Mais abaixo, informação que o subsídio de doença se encontra suspenso, se não for requerida a reavaliação. 
    Hoje dia 6, já enviei e-mail com com relatório médico atestando que estou incapacitado para o trabalho, e pedi reavaliação.

As minhas dúvidas são relativamente às minhas obrigações perante a minha entidade patronal. 
    Não se verificando a incapacidade temporária para o trabalho, estou a faltar injustificadamente ao trabalho desde dia 5? 
    O meu entendimento, e aquilo que me foi explicado é que não, pois foi acionado um processo de reavaliação. 

É assim mesmo? Podem ajudar? Muito obrigado.

Enquanto aguarda pela junta de reavaliação, está a faltar justificadamente ao trabalho...contudo, quando a junta reunir, esta pode deliberar que as faltas que já foram dadas enquanto esperou sejam consideradas injustificadas (por considerarem por exemplo que o relatório médico é referente à doença já analisada pela junta anteriormente e que nada traz de novo). 

michaelfc

Obrigado pela resposta. A principal razão para a suspensão da baixa foi eu não ter levado relatório da minha médica de família, ou seja fiquei na sala pouco mais de 3 minutos. Quando pedi reavaliação já anexei relatório médico.