Ir para o conteúdo
anaritav

Seguro de Vida na Associação Mutualista Montepio Geral

Recommended Posts

anaritav

Há cerca de um ano, quando optei por comprar uma casa nova, fiz um seguro de vida no valor que pensava necessitar para o empréstimo, após celebrar o contrato promessa compra e venda.

Isto para garantir que se me acontecesse algo a mim ou ao meu marido, estivéssemos assegurados e pudéssemos continuar a compra da casa.

O seguro de vida, se assim lhe posso chamar é o GPE - Garantia de Pagamento de Encargos da Associação Mutualista Montepio Geral, e cobre morte e Invalidez Total e Permanente.

Entretanto, e pela conjuntura actual o Montepio não me ofereceu as melhores condições, tendo optado pelo crédito à Habitação no BPI, sem necessidade de fazer lá os seguros. Disseram-me que bastava apresentar a declaração da seguradora do Montepio, que associavam ao crédito.

Todos os documentos entregues, aguardava a validação para marcarmos a escritura.... até que me ligaram do BPI a dizer que não aceitavam o seguro do Montepio, porque a Associação Mutualista não era uma seguradora, e porque o meu "seguro" era uma "espécie de caução", que a Associação Mutualista poderia cancelá-lo sem que o BPI pudesse opinar. Ora acho estranho esta informação, dado que o seguro já tem como beneficiário o BPI e está associado ao processo do crédito habitação, e tem regulamentos.

Sabem de algo que me possa ajudar???  :(

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
José Ribeiro

Há cerca de um ano, quando optei por comprar uma casa nova, fiz um seguro de vida no valor que pensava necessitar para o empréstimo, após celebrar o contrato promessa compra e venda.

Isto para garantir que se me acontecesse algo a mim ou ao meu marido, estivéssemos assegurados e pudéssemos continuar a compra da casa.

O seguro de vida, se assim lhe posso chamar é o GPE - Garantia de Pagamento de Encargos da Associação Mutualista Montepio Geral, e cobre morte e Invalidez Total e Permanente.

Entretanto, e pela conjuntura actual o Montepio não me ofereceu as melhores condições, tendo optado pelo crédito à Habitação no BPI, sem necessidade de fazer lá os seguros. Disseram-me que bastava apresentar a declaração da seguradora do Montepio, que associavam ao crédito.

Todos os documentos entregues, aguardava a validação para marcarmos a escritura.... até que me ligaram do BPI a dizer que não aceitavam o seguro do Montepio, porque a Associação Mutualista não era uma seguradora, e porque o meu "seguro" era uma "espécie de caução", que a Associação Mutualista poderia cancelá-lo sem que o BPI pudesse opinar. Ora acho estranho esta informação, dado que o seguro já tem como beneficiário o BPI e está associado ao processo do crédito habitação, e tem regulamentos.

Sabem de algo que me possa ajudar??? 

Pode verificar se o ISP lhe poderá ser útil aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2121.0.html

Também pode pedir o livro de reclamações. É capaz de ser mais expedito na resolução, caso eles não queiram ser sujeitos à avaliação da reclamação!...

Boa sorte!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O DL222/2009 define as condições mínimas que um contrato de seguro deve cumprir para poder ser usado como seguro de vida associado a um empréstimo habitação.

Podes dar uma vista de olhos e confrontar com as condições do teu seguro ou, pelo menos, para saber o que esperar como argumentos quando contactares os bancos/ISP...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
anaritav

Bom dia,

Agradeço as respostas, e venho informar o ponto de situação.

O BPI informou-me ontem que muito excepcionalmente aceitam este seguro, mantendo as reservas sobre ele, e aconselhando-me a informar e a alterar mais tarde o seguro.

No entanto, esta excepção custar-me-á algo, pois a minha proposta vai ser revista, e provavelmente vão-me aumentar o spread, embora eu tenha as cartas de aprovação. Isto está-me a custar imenso, pois eu poderia apresentar outro seguro (de uma seguradora...) e manter o spread.  Só que para isso tenho de fazer a bateria de exames o que iria demorar algum tempo.

E não me apetece nada ter de analisar as condições, valores, etc. novamente, pois já tinha analisado e concluído que o seguro do Montepio era bom e a longo prazo mais barato do que outros com menos coberturas...

Se houver sugestões que me possam ajudar, agradeço. :'(

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa