Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Creche IPSS

Diogo Duarte

Recommended Posts

• Respostas 142
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Leishan

26

• Diogo Duarte

19

• claudiaMont

18

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Se acham que é pouco têm que mexer na capitação que têm no regulamento interno e alterar para que todos os pais sejam abrangidos por as alterações  Não é uns andarem a pagar pelos outros.

Também tenho a minha filha numa creche IPSS desde setembro. Dizes que o teu IRS engloba vencimentos referentes a dois salários mínimos anuais? Portanto, 17000 ou 18000 euros, certo? Se assim

Considerando os valores de rendimentos que apresentas, diria que é impossível esse valor de mensalidade estar correto (e não é por pouco). Há uma fórmula para o cálculo da mensalidade, eles prova

Posted Images

há 2 horas, Visitante Jbsf disse:

Alguém sabe o intervalo de valores entre os vários escaloes na ipss de Carnaxide, e se eles fazem bem as contas ou não? Obrigada

1 escalão até 30% do Ordenado Mínimo

2 escalão entre 30% e 50%

3 escalão entre 50% e 70%

4 escalão entre 70% e 100%

5 escalão mais de 100%

Isto genericamente.

A cada escalão está associada uma capitação que está definida no regulamento da instituição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Leishan disse:

1 escalão até 30% do Ordenado Mínimo

2 escalão entre 30% e 50%

3 escalão entre 50% e 70%

4 escalão entre 70% e 100%

5 escalão mais de 100%

Isto genericamente.

A cada escalão está associada uma capitação que está definida no regulamento da instituição.

Sim pode ser ou entao como  a minha nao ligam as % ,elss metem valor fixo.por escalao 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Bom dia, gostava que me esclarecessem uma questão se conseguirem.

A minha filha frequenta a creche numa IPSS há dois anos. Durante estes meses foi nos devolvido o valor que pagamos na mensalidade uma vez que nos encontramos inseridos no 2º escalão e por isso a mensalidade passou a ser completamente coberta pela SS.

Quando voltamos a assinar o contrato que nos obriga a pagar 12 mensalidades a minha esposa encontrava-se na situação de desemprego e fomos de novo colocados no 2º escalão, como tal, a mensalidade seria gratuita. Entretanto a minha esposa voltou felizmente a trabalhar e foi lhe solicitado que entregasse o recibo de vencimento. Recebemos estes dias a informação que a mensalidade iria passar dos zero para os 150€ já a partir de Dezembro.

A minha dúvida é: será legal alterarem a mensalidade durante o ano lectivo quando existe um contrato assinado?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que sempre que exista alteração de rendimentos tem de se informar mas acho mal pois apenas o IRS do ano anterior deveria contar para os cálculos. 

Tenho sido prejudicado devido a isso. 

Se me tivessem tido em conta apenas o IRS inserido em Abril deste ano estaria no escalão 2 e como tal não pagaria nada porém apenas estão a ter em conta os recibos de vencimento e pago 240€.

Enfim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Ola procurei muito um tópico para este tema que me faz confusão.  Saiu a lei que em setembro de 2021 o 2 escalao independente do número de filhos teria direito a creche gratuita mas eu tenho o 2 escalao e a creche da minha filha diz que são coisas diferentes . Interessa é o escalão que eu tenho nas contas da escola . E lá tenho o terceiro escalão.  Ora sou mae solteira tenho um par time de 5 horas e pago 140€ . Isto tudo porque foram buscar tudo o que recebi da segurança social em 2020 na minha baixa de gravidez de risco e no subsídio de parentalidade.  O ano letivo passado estive desempregada até junho e desde janeiro de 2021 paguei 150€ . Será isto normal!? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante FViegas disse:

Ola procurei muito um tópico para este tema que me faz confusão.  Saiu a lei que em setembro de 2021 o 2 escalao independente do número de filhos teria direito a creche gratuita mas eu tenho o 2 escalao e a creche da minha filha diz que são coisas diferentes . Interessa é o escalão que eu tenho nas contas da escola . E lá tenho o terceiro escalão.  Ora sou mae solteira tenho um par time de 5 horas e pago 140€ . Isto tudo porque foram buscar tudo o que recebi da segurança social em 2020 na minha baixa de gravidez de risco e no subsídio de parentalidade.  O ano letivo passado estive desempregada até junho e desde janeiro de 2021 paguei 150€ . Será isto normal!? 

O escalão de comparticipação da creche é distinto do escalão de abono. São cálculos diferentes por isso é possível estar no 3 escalão de comparticipação. Como está a sua situação laboral na atualidade? Se estava desempregada vão fazer as contas com a presunção dos seus rendimentos dos recibos atuais... Fazem todos isso. Aquilo que lhes der mais dinheiro é aquilo que usam. Peça para lhe darem os cálculos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    On 11/29/2021 at 12:28 PM, Diogo Duarte said:

Penso que sempre que exista alteração de rendimentos tem de se informar mas acho mal pois apenas o IRS do ano anterior deveria contar para os cálculos. 

Tenho sido prejudicado devido a isso. 

Se me tivessem tido em conta apenas o IRS inserido em Abril deste ano estaria no escalão 2 e como tal não pagaria nada porém apenas estão a ter em conta os recibos de vencimento e pago 240€.

Enfim

Tenho andado a recolher informações sobre mensalidades de IPSS e encontrei este tópico.

Penso que, no seu caso, a IPSS está a proceder corretamente. Se neste momento tem um rendimento mais elevado, percebe-se que a mensalidade seja ajustada.

Imagine que no ano anterior tinha tido um IRS bastante elevado e que, portanto, pagava uma mensalidade alta no escalão máximo. Imagine agora, que atualmente tinha perdido o emprego. Também não faria sentido que a mensalidade continuasse a ser calculada consoante o IRS elevado do ano anterior. Seria mais justo fazer o cálculo tendo em conta a situação atual (de baixa de rendimento) e consequentemente conseguir uma mensalidade mais baixa (ou até mesmo gratuita). Seria injusto, dada a hipotética situação de baixa de rendimento, se continuasse a pagar mais só porque o IRS anterior tinha sido muito elevado.

Editado por Juca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/17/2021 at 1:47 AM, Guest FViegas said:

Peça revisão da mensalidade por motivo de alteração significativa do rendimento do agregado familiar (isto caso se tenha verificado, de facto, alteração significativa do rendimento do agregado familiar). Se achar que não está a ser bem calculada, pode sempre fazer uma exposição à segurança social.

Atenção que tudo aquilo que está a receber deve ser considerado como rendimento: seja rendimento de trabalho, seja baixa, subsidio de desemprego, subsidio parental...

Independentemente de ter um part time ou full time, o que conta é o valor total dos rendimentos que está a receber (rendimento de trabalho + subsídios/prestações/pensões).

Se o ano letivo passado esteve desempregada e pagou 150€, é porque, provavelmente, estava a receber subsídio de desemprego (e/ou outras prestações), ou não estava a receber nada? Se não estava a receber nada, esse valor é estranho.

Tem de somar tudo o que o agregado familiar está atualmente a receber (exceto o abono de família).

Editado por Juca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Boa tarde pessoal.

O meu filho foi para a creche ipss pela primeira vez em Janeiro.

O valor que estou a pagar é referente ao IRS 2020.

Em 2021, fruto de Licenças parentais (normal e alargada), houve uma quebra significativa de rendimentos em relação a anos anteriores. Isto se os valores pagos pela SS não contarem... (pelo menos ao nível de IRS não entram)

Gostaria de saber se as instituições/creches pedem novamente todos os anos, a documentação para aferir se o valor da mensalidade se altera?! Como é convosco?

Cumprimentos e Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, JCoimbra disse:

Boa tarde pessoal.

O meu filho foi para a creche ipss pela primeira vez em Janeiro.

O valor que estou a pagar é referente ao IRS 2020.

Em 2021, fruto de Licenças parentais (normal e alargada), houve uma quebra significativa de rendimentos em relação a anos anteriores. Isto se os valores pagos pela SS não contarem... (pelo menos ao nível de IRS não entram)

Gostaria de saber se as instituições/creches pedem novamente todos os anos, a documentação para aferir se o valor da mensalidade se altera?! Como é convosco?

Cumprimentos e Obrigado

Apenas te posso dar a minha experiência pessoal.

A minha filha também anda numa creche IPSS. No nosso caso, anualmente tens o período de renovação da matrícula (que, aliás, está a decorrer até 30 de junho), no qual te pedem os comprovativos de rendimentos e despesas mais atualizados. Por exemplo, estão agora a pedir-me a declaração de IRS de 2021, os recibos de vencimentos de abril ou maio 2022, etc.

Portanto, aquando da renovação da matrícula, à partida vão definir-te uma mensalidade mais baixa (isto tendo em conta que dizes que tiveram uma quebra significativa de rendimentos).

De qualquer modo, mesmo fora do período de renovação, no regulamento da creche (pelo menos, no meu caso; mas penso que é regra geral nas IPSS) é dito que deves informar quando haja alteração dos rendimentos para efeito de atualização da mensalidade. Eu, por exemplo, fiz isso em setembro/outubro de 2021 e atualizaram a mensalidade.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Pedro M

Bons dias,

venho aqui falar do meu caso. A instituição IPSS onde tenho a minha filha tem uma direção ausente e bronca ao ponto de não darem à cara (nem aos próprios colaboradores) aos pais, nem sequer escrever um email, onde para isso utilizam a sua própria contabilista, sendo esta que emite os pareceres dos valores das mensalidades, em que, depois estas são decididas pela direção em modo de "atirar ao ar e o que cai ao chão paga o que eles decidirem". 

Posto isto, como tal no ano de 2021 fiz a entrega da documentação requerida pela instituição e sabendo de antemão que o valor de rendimentos auferidos daria um valor baixo (encontro me no escalão 1 de abono). Nada mais errado! A direção, segundo a carta registada que recebi, após uma "luta e perdida" para revisão dos valores, estes alegam ao Circular nº 4 no ponto 7 que diz o seguinte:

Ponto 7.1.1.

43. As instituições podem presumir rendimentos com base em sinais exteriores de riqueza? Sempre que haja dúvidas sobre a veracidade das declarações de rendimento, as instituições poderão proceder como disposto em 7.1.1. da Circular.

ou seja, olham para a tua maneira de vestir de calçar e de andar e acham que deves comparticipar. Contudo, ao que apurei, o tema é mais grave e parece que está ali alguém com "o rabo preso" 

Existem mais pais nesta situação!

Em resumo, é assim que funciona de modo geral, como me foi dito em modo "de ameaça"  é melhor pagares porque existem sempre as lacunas da lei, e a circular nº 4 é uma delas. Podem consultar o documento todo aqui:

Imagem digitalizada (cnis.pt)

FAQs-circular-4_2014-julho-2015.pdf (cnis.pt)

Peço desculpa pelo testamento, boa sorte a todos os pais que lutam pelos seus direitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa noite não sei se me podem ajudar ou direcionar para quem me ajude.

Tenho um filho com 2 anos e 8meses que está no segundo escalão e no ano passado paguei 106€ de creche. ( Conta o IRS dos pais, despesas não tenho pós só aceitam o crédito automóvel e não pago renda). A minha questão é que este ano estou como família monoparental e disseram que ia calcular a mensalidade só com os meus rendimentos e mesmo assim baixou apenas 0.50€ para 105.50€!! Como é possível se deixou de contabilizar o ordenado do pai e mesmo que a pensão entre nas contas ( 150€) não deveria baixar um pouco mais? 

Obrigada a quem ajudar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/09/2022 às 23:24, Visitante Lsilva disse:

Boa noite não sei se me podem ajudar ou direcionar para quem me ajude.

Tenho um filho com 2 anos e 8meses que está no segundo escalão e no ano passado paguei 106€ de creche. ( Conta o IRS dos pais, despesas não tenho pós só aceitam o crédito automóvel e não pago renda). A minha questão é que este ano estou como família monoparental e disseram que ia calcular a mensalidade só com os meus rendimentos e mesmo assim baixou apenas 0.50€ para 105.50€!! Como é possível se deixou de contabilizar o ordenado do pai e mesmo que a pensão entre nas contas ( 150€) não deveria baixar um pouco mais? 

Obrigada a quem ajudar

Depende do ordenado que tenha

Quem tem por norma so o ordenado minimo nao passaria nunca do escalao 1

Peça para lhe fazerem as contas a sua frente e veja o que eles dizem

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 year later...
    A 24/06/2021 às 00:26, Ducas disse:

Não é (só) pela renda, certamente.

Ainda que não tivesses despesas com habitação, a mensalidade deveria ser bem mais baixa.

Boa tarde gostaria de uma ajuda de alguém que entenda tenho a minha filha numa IPSS onde a mensalidade máxima é de 330€. Tendo o meu IRS sendo de 10400€ anual e do meu marido -18400€ ( negativo portanto)

Sem despesas de renda de casa como seria o cálculo da mensalidade ?

Alguém me pode ajudar por favor 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites