Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Diogo Duarte

Boas 

Alguém que me possa ajudar 

Inscrevi a minha filha numa creche ipss e entreguei os documentos que me solicitaram. IRS, recibos vencimento etc.. 

Estão me a dar um valor de 237€ mensais quando já simulei pela segurança social e da me 65€

O meu IRS e da minha mulher de 2020 nem a 2 ordenados mínimos anuais chegamos.. 

É normal haver falcatruas? 

Wakka
    há 3 horas, Diogo Duarte disse:

Boas 

Inscrevi a minha filha numa creche ipss e entreguei os documentos que me solicitaram. IRS, recibos vencimento etc.. 

Estão me a dar um valor de 237€ mensais quando já simulei pela segurança social e da me 65€

É um tópico muito interessante e que não é falado o suficiente.
    Existe uma fórmula oficial para fazer os cálculos mas cada escola faz os cálculos e as ponderações que lhes convém.

É uma selva. 

Sugiro a pedir a fórmula que foi usada para o cálculo da sua prestação, provavelmente não vai ter resposta...mas não custa tentar. 

Ducas
    há 5 horas, Diogo Duarte disse:

Boas 

Também tenho a minha filha numa creche IPSS desde setembro.

Dizes que o teu IRS engloba vencimentos referentes a dois salários mínimos anuais? Portanto, 17000 ou 18000 euros, certo?

Se assim for, algo não está bem nesse cálculo da IPSS.

Eu pago 220 euros mensais e o meu IRS contém mais do dobro desses rendimentos.

Fala com a secretaria da IPSS, pede que te mostrem os cálculos.

• Thanks 1
    Diogo Duarte
    Posted (edited)
    há 32 minutos, Ducas disse:

Também tenho a minha filha numa creche IPSS desde setembro.

Dizes que o teu IRS engloba vencimentos referentes a dois salários mínimos anuais? Portanto, 17000 ou 18000 euros, certo?

Se assim for, algo não está bem nesse cálculo da IPSS.

Eu pago 220 euros mensais e o meu IRS contém mais do dobro desses rendimentos.

Fala com a secretaria da IPSS, pede que te mostrem os cálculos.

14mil do casal foi quanto tivemos no total de 2020 e foi entregue a escola. 

A diretora da escola ou finge que não percebe nada ou não sei. 

Só diz que isso é com a santa casa e que quem faz as contas são eles e já lhes questionou duas vezes e disseram que esta tudo certo nas contas deles. 

Mas não me diz que contas fizeram nem como chegaram lá 

Edited by Diogo Duarte
    Ducas

Considerando os valores de rendimentos que apresentas, diria que é impossível esse valor de mensalidade estar correto (e não é por pouco).

Há uma fórmula para o cálculo da mensalidade, eles provavelmente estão a introduzir um dos elementos erradamente.

Eu insistiria para que me apresentassem as contas.

• Thanks 1
    Diogo Duarte

Só me justificou que como a renda da casa era baixa que não ajudava. 

Mesmo que nem pagasse renda não poderia ser tão alta a mensalidade. 

São ridículos! 

Enganam as pessoas. 

Ducas
    há 24 minutos, Diogo Duarte disse:

São ridículos! 

Enganam as pessoas. 

Não é (só) pela renda, certamente.

Ainda que não tivesses despesas com habitação, a mensalidade deveria ser bem mais baixa.

Edited by Ducas
    • Thanks 1
    5coroas
    há 9 horas, Diogo Duarte disse:

São ridículos! 

Enganam as pessoas. 

Não tem outras alternativas? No meu caso estive a pagar 200 euros numa creche e mudei-me depois para outra onde só pagava 130 euros. Os rendimentos/despesas eram os mesmos; sendo que os meus rendimentos eram muito mais elevados que os vossos.

Ducas

Pois, então já percebi a diferença para a creche da minha filha.

A tabela é igual à que apresentas, exceto na coluna "% sobre per capita".

No meu caso, do 1º ao 6º escalões, as percentagens são 15%, 22,5%, 27,5%, 30%, 32,5% e 35%, respetivamente.

Na altura em que inscrevi a minha filha dei uma vista de olhos na legislação. Agora fui ver outra vez, e de facto a creche da minha filha aplica os valores que constam da portaria que regulamenta esta questão (Portaria n.º 196-A/2015). Esta portaria entretanto já teve algumas alterações e foi republicada pela Portaria n.º 218-D/2019

Vê aqui: https://dre.pt/application/conteudo/123183032

Mas para o que aqui interessa, penso não ter havido modificação. Falo do "Regulamento das comparticipações familiares devidas pela utilização dos serviços e equipamentos sociais", que consta a partir da página 24.

No ponto 11.1.2 é dito que "O valor da comparticipação familiar mensal determina-se pela aplicação de uma percentagem ao rendimento per capita mensal do agregado familiar, definida pela instituição no respetivo regulamento interno, e quando o mesmo for omisso, aplicam -se supletivamente as seguintes percentagens:"

Portanto, a instituição onde inscreveste a tua filha pode definir percentagens diferentes. No meu caso, o regulamento interno da creche da minha filha tem percentagens iguais às da portaria (daí que eu pague bem menos que tu, em termos relativos).

Dito isto, se consta do regulamento essa percentagem mais alta, penso que eles podem aplicá-la. Cabe-te a ti aceitar ou não.

Edited by Ducas
    • Thanks 1
    Diogo Duarte

E consegues me ajudar a chegar ao valor que é suposto eu pagar? 

IRS bruto do casal 14829€

Despesas : renda + descontos tsu + IRS = 4458€

3 no agregado 

Obrigado pela ajuda 

Ducas
    há 19 minutos, Diogo Duarte disse:

E consegues me ajudar a chegar ao valor que é suposto eu pagar? 

IRS bruto do casal 14829€

Despesas : renda + descontos tsu + IRS = 4458€

3 no agregado 

Obrigado pela ajuda 

Pelas minhas contas, de acordo com esses dados, a mensalidade seria 123,16€.

(14829€ - 4458€) / 12 = 864,25

864,25 / 3 (agregado) = 288,08 (é o rendimento per capita)

Comparticipação familiar/Mensalidade = 288,08 * 42,75% (percentagem do 2º escalão, onde se insere o teu rendimento per capita).

Comparticipação familiar/Mensalidade = 123,16€

Atendendo à fórmula e à percentagem que a creche da tua filha aplica, para mim as contas são estas. 

Vale o que vale (não tenho experiência profissional com esta matéria, apenas a minha própria experiência pessoal), mas parece-me que é isto.

• Thanks 1
    Ducas
    há 39 minutos, Diogo Duarte disse:

Pois é muito longe dos 237€ que me estão a pedir.. 

Eu usei este simulador e dá me 65€ ( também achei de menos) 

http://www.bruno.somee.com/

Agradeço a tua ajuda 

De nada. 

Estive a ver agora esse simulador. Ele dá-te 65€ porque aplica a percentagem de 22,5% (a da portaria) ao rendimento per capita (288,08). No teu caso, como a creche aplica 42,75% ao segundo escalão, passa para 123,16€.

Edited by Ducas
    • Thanks 1
    Diogo Duarte

Pois era ótimo que fosse esse valor. 

Mas se me fizerem os 123€ já não é mau. 

Espero que façam algo. 

Hoje fiz queixa na santa casa misericórdia de Oeiras a ver o que me respondem. 

Wakka
    há 1 hora, Diogo Duarte disse:

Pois era ótimo que fosse esse valor. 

Mas se me fizerem os 123€ já não é mau. 

Espero que façam algo. 

Hoje fiz queixa na santa casa misericórdia de Oeiras a ver o que me respondem. 

Eu infelizmente nunca consegui vaga numa IPSS e tenho de suportar perto de 500€ (escola privada) por falta de escolas e vagas na minha zona de residência.
    Das 3 IPSS onde inscrevi o meu, 2 deram-me pré-simulações e eram as duas completamente distintas. Depois andei a pesquisar sobre a fórmula e encontrei centenas de queixas de pais que diziam que a mensalidade era demasiado alta e que as contas estavam erradas.

Tenho 2 colegas que também passaram por esta situação e a nenhum deles lhes foram apresentadas as contas. Como nunca me coube a mim acabei por deixar cair o assunto e nunca sequer cheguei a analisar tabela que o @Ducas referiu. O que sei, pela boca de colegas e amigos é que é realmente uma confusão e só alguns têm a sorte de estar tudo certo.

Vou guardar este tópico, pode ser que a info do Ducas me sirva para o segundo :) 

Diogo Duarte

Eu o valor que me pedem não irei pagar certamente.. 

Irei até onde puder e souber para me retificarem a situação. 

E a minha filha irá frequentar essa escola. 

Eles agora façam o que quiserem. 

Já paguei a inscrição por isso a vaga é dela. 

Wakka
    há 9 minutos, Diogo Duarte disse:

Eu o valor que me pedem não irei pagar certamente.. 

Irei até onde puder e souber para me retificarem a situação. 

E a minha filha irá frequentar essa escola. 

Eles agora façam o que quiserem. 

Já paguei a inscrição por isso a vaga é dela. 

Nem faz sentido se pagar pelas creches seja qual for o escalão de rendimentos. 
    Uma vizinha dos meus pais tem uma menina de 3 anos e meio que nunca conseguiu vaga em qualquer escola pública. Como não têm dinheiro para uma escola privada, um deles não trabalha. Infelizmente existem situações destas em Portugal no século 21 o que é inadmissível.

PS: Acho que fazes muito bem em lutar até ao fim pelos teus direitos, tomara que todos fossem assim.

Edited by Wakka
    • Like 1
    Diogo Duarte

Da me ideia que pedem o valor aos pais e ninguém acha estranho, ninguém questiona, ninguém reclama.. Este país é assim em tudo infelizmente. 

E como estão mal habituados, quando aparece alguém que interroga ficam logo no aí aí.. 

Guest VSP

Para além do IRS recebeu prestações sociais? O subsídio parental e o subsídio de desemprego costumam contar para apurar o rendimento per capita. Tendo em conta que a creche em IPSS passou a ser gratuita para os 2 primeiros escalões de rendimento, parece-me estranho que as instituições possam aplicar as percentagens que bem entenderem no escalão 1 e 2.

Diogo Duarte
    há 10 horas, Visitante VSP disse:

Para além do IRS recebeu prestações sociais? O subsídio parental e o subsídio de desemprego costumam contar para apurar o rendimento per capita. Tendo em conta que a creche em IPSS passou a ser gratuita para os 2 primeiros escalões de rendimento, parece-me estranho que as instituições possam aplicar as percentagens que bem entenderem no escalão 1 e 2.

Esta escrito algures que só conta o IRS para apurar o rendimento do agregado. Daí pedirem isso no ato da inscrição da creche 

5coroas
    há 13 horas, Wakka disse:

Nem faz sentido se pagar pelas creches seja qual for o escalão de rendimentos. 

Então quem deve pagar as creches? Todos os contribuintes, venham estes ou não venham a usar creches?

Ducas

há 11 horas, Visitante VSP disse:

Não me parece que as prestações sociais contem para o apuramento do rendimento per capita.

Penso que a creche em IPSS só é gratuita para o 1º escalão. A gratuitidade para o 2º escalão é só para o segundo filho.

Ducas
    há 13 horas, Wakka disse:

Vou guardar este tópico, pode ser que a info do Ducas me sirva para o segundo :) 

Pode dar jeito 😀

O segundo fica bem mais barato que o primeiro, uma vez que o divisor (n.º membros do agregado familiar) passa de 3 para 4. A não ser que seja uma família monoparental, em que passa de 2 para 3.

Guest VSP
    há 2 horas, Ducas disse:

Não me parece que as prestações sociais contem para o apuramento do rendimento per capita.

Penso que a creche em IPSS só é gratuita para o 1º escalão. A gratuitidade para o 2º escalão é só para o segundo filho.

Tenho filhos em IPSS há 10 anos (da creche ao ATL) e no regulamento sempre constaram o subsídio parental, baixa de risco e o subsídio de desemprego porque se substituem aos rendimentos do trabalho. Já o abono de família por ex. não entra nas contas. Consulte o regulamento de comparticipações familiares da escola. 

Desde este ano (marco / abril por aí)  a gratuidade passou a abranger todas as crianças dos 2 primeiros escalões.