Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

JRJordao

https://eco.sapo.pt/2021/05/26/portugueses-vao-poder-ver-saldo-do-ivaucher-atraves-de-uma-app/

O acesso vai ser através de um cartão de pagamento escolhido pelo consumidor.

Será que todos os cartões nacionais vão dar acesso? Pessoalmente escolhia o Cetelem (restauração) e o Affinity ou Universo da maria pois não conto com o Cofidis+1 ou o Bankinter (alojamento). Estou a assumir que cada NIF só poderá ter um cartão ativo.

Além das bebidas "más" (alcoólicas, refrigerantes, sumos) conhecem algum produto ou serviço do setor em causa sujeito à taxa de 23%?

Edited by JRJordao
    Correção
    • Replies 71
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• JRJordao

24

• lfp

9

• Ducas

8

• Wakka

8

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ainda sobre o tema de inserir as facturas sem NIF.   Para o ano (2022) já será possível. As facturas virão com um QR Code que permitirá associar posteriormente ao nosso NIF.   "Par

Já agora, para verificar se um estabelecimento é elegível, 1) Consultar o(s) seu(s) CAE a partir do NIF (NIPC) aqui 2) Verificar se o(s) CAE fazem parte desta lista.

Só tens de associar um cartão (ou mais) para utilizar o saldo acumulado. Portanto, para a segunda fase (out - dez).

Posted Images

Wakka
    A 29/05/2021 às 10:44, JRJordao disse:

https://eco.sapo.pt/2021/05/26/portugueses-vao-poder-ver-saldo-do-ivaucher-atraves-de-uma-app/

O acesso vai ser através de um cartão de pagamento escolhido pelo consumidor.

Será que todos os cartões nacionais vão dar acesso? Pessoalmente escolhia o Cetelem (restauração) e o Affinity ou Universo da maria pois não conto com o Cofidis+1 ou o Bankinter (alojamento). Estou a assumir que cada NIF só poderá ter um cartão ativo.

Além das bebidas "más" (alcoólicas, refrigerantes, sumos) conhecem algum produto ou serviço do setor em causa sujeito à taxa de 23%?

Não percebo a necessidade de ser atribuído um cartão sinceramente. Parece-me um bocado fantochada.
    Se não puder usar os meus cartões estrangeiros para associar como já ouvi dizer, bem que vou ficar quieto, ainda pra mais só se pode utilizar um máximo de 50% do voucher por cada compra. Ainda não tive tempo de ler a fundo mas a ser assim parece-me pior que o cartão continente.

Edited by Wakka
    JRJordao
    Posted (edited)

De acordo com o segundo artigo, serão aceites cartões internacionais. Provavelmente utilizarei o curve, se funcionar.

O que gostei menos foi o facto dos comerciantes terem de aderir explicitamente ao programa, em vez de ser automático. Mais um autocolante a procurar na porta. Espero que ao menos seja possível determinar no site/app se um determinado comerciante (NIF) é aderente.

Tudo isto refere-se apenas à fase de utilização do saldo (out - dez). A fase de acumulação do saldo (jun - ago) abrange automáticamente todos os contribuintes, todos os estabelecimentos do setor e todos os meios de pagamento (incluindo numerário).

Edited by JRJordao
    Wakka
    há 18 horas, JRJordao disse:

De acordo com o segundo artigo, serão aceites cartões internacionais. Provavelmente utilizarei o curve, se funcionar.

O que gostei menos foi o facto dos comerciantes terem de aderir explicitamente ao programa, em vez de ser automático. Mais um autocolante a procurar na porta. Espero que ao menos seja possível determinar no site/app se um determinado comerciante (NIF) é aderente.

Tudo isto refere-se apenas à fase de utilização do saldo (out - dez). A fase de acumulação do saldo (jun - ago) abrange automáticamente todos os contribuintes, todos os estabelecimentos do setor e todos os meios de pagamento (incluindo numerário).

Pois realmente diz no artigo, ontem à noite já consegui ler isto de forma completa mas o que vi algures noutro lado foi que cartões internacionais estariam de fora. E o que disseram numa reportagem da (SIC?) é que seria cartões com acesso à rede Multibanco, ou seja queles que fossem somente Visa ou Mastercard estavam automaticamente de fora. Pelo menos foi com esta ideia que fiquei quando falaram em cartões com acesso à rede Multibanco. A ver vamos.

Essa de apenas os estabelecimentos que aderiram explicitamente é que podem receber o voucher é que é... interessante :D 

Edited by Wakka
    Luis H.

Na fase de acumulação se é elegível todas as compras nesses sectores tanto em numerário como em cartão, porque razão temos que associar um cartão?

JRJordao
    há 1 hora, Luis H. disse:

Na fase de acumulação se é elegível todas as compras nesses sectores tanto em numerário como em cartão, porque razão temos que associar um cartão?

Só tens de associar um cartão (ou mais) para utilizar o saldo acumulado. Portanto, para a segunda fase (out - dez).

• Thanks 1
    Diogo Duarte
    A 31/05/2021 às 22:39, JRJordao disse:

Se é para descontar não fez sentido pedirem cartões 

JRJordao
    há 20 minutos, Diogo Duarte disse:

Se é para descontar não fez sentido pedirem cartões 

O desconto é no máximo 50% da nova compra (em outubro-dezembro). O resto é pago normalmente do cartão, préviamente associado ao teu NIF.

Diogo Duarte

Quantos cartões se podem inserir? 

E esses dados ficam disponíveis nesse site para quem ter acesso? 

JRJordao
    há 59 minutos, Diogo Duarte disse:

Quantos cartões se podem inserir? 

E esses dados ficam disponíveis nesse site para quem ter acesso? 

Vários, não sei qual o limite.

Alegadamente, os dados registados não serão partilhados com a AT (não sei se era essa a tua questão).

https://www.ivaucher.pt/Landing/Faqs

JRJordao
    Posted (edited)
    há 31 minutos, nahagan disse:

Nessa eu não me meto.

Se o receio é com os dados do cartão, suponho que se poderá registar um cartão virtual (ex: do Universo) com um saldo reduzido, e utilizar nas lojas via curve ou smartphone (GPay/ApplePay).

Nota: Os dados registados não incluem o código CVV.

Edited by JRJordao
    • Upvote 1
    JRJordao
    há 1 minuto, lfp disse:

Vocês já têm algum valor a aparecer no vosso IVAucher? Acabei de consultar o meu pela primeira vez e tenho tudo a zero, embora já tenha feito compras em estabelecimentos que são (creio...) elegíveis.

Ainda não. Tenho uma fatura de restaurante do dia 2 de junho. Mas também ainda não aparece nas faturas. Suspeito que surgirá nos dois sítios na mesma altura.

No teu caso, as compras elegíveis já aparecem nas faturas?

andre611
    há 7 minutos, lfp disse:

Vocês já têm algum valor a aparecer no vosso IVAucher? Acabei de consultar o meu pela primeira vez e tenho tudo a zero, embora já tenha feito compras em estabelecimentos que são (creio...) elegíveis.

Só vai aparecer quando os comerciantes lançarem as faturas no portal, que não é imediato.
    Normalmente demora um pouco, acho que o limite é o dia 25 do mês seguinte à fatura (fonte).

Edited by mestredasfinancas
    adicionar fonte de informação
    • Upvote 1
    lfp

De facto ainda não tenho lá nenhuma factura registada por um comerciante, ainda só estão as que introduzi manualmente.

Obrigado a ambos.

JRJordao

há 8 minutos, lfp disse:

De facto ainda não tenho lá nenhuma factura registada por um comerciante, ainda só estão as que introduzi manualmente.

Ainda te acontece com frequência teres de registar faturas? Há vários anos que tudo me aparece registado pelo comerciante.

lfp

Por vezes nas encomendas Uber Eats ou Bolt Food, apesar de ter o meu NIF na app para associarem, não o introduzem na factura, e é nesses casos que costumo registar.

• Thanks 1
    andre611
    há 7 minutos, JRJordao disse:

Ainda te acontece com frequência teres de registar faturas? Há vários anos que tudo me aparece registado pelo comerciante.

Bem, com frequência não. Mas ainda há alguns casos manhosos por aí.

As faturas da loja online da Toys R' Us nunca me aparecem no portal e-fatura, isto porque eles emitem com NIF, mas o XML que mandam para as finanças não leva o nosso NIF, vai consumidor final. As da loja física não têm problema.

Na Glassdrive, troquei um pára-brisas em Janeiro, tenho a fatura com o meu NIF, mas nada de aparecer no portal e-fatura, desconfio do mesmo da Toys 'R Us (esta tenho que resolver, porque dá reembolso de parte do IVA como dedução no IRS, tal como as da alimentação).

No novo site da Wells é melhor ainda, a fatura que me passaram é dum comerciante (Pharmacontinente), o que registaram no portal para essa fatura é de outro (Modelo Continente), logicamente com respetivos NIFs diferentes.

Enfim, na minha opinião a esmagadora maioria está a funcionar bem. Só um caso ou outro que precisa de afinação.

há 19 minutos, lfp disse:

Por vezes nas encomendas Uber Eats ou Bolt Food, apesar de ter o meu NIF na app para associarem, não o introduzem na factura, e é nesses casos que costumo registar.

Bem, já me aconteceu na Uber Eats nem fatura trazer, vem só um talão de venda que diz que não serve de fatura.
    Nem consigo adicionar a fatura manualmente, porque nem tem os dados necessários...

• Thanks 1
    lfp

Também já me aconteceu não trazer fatura, não refilei com a Uber, mas também nunca mais encomendei desses restaurantes.