Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IVAucher / AUTOvoucher

JRJordao

Recommended Posts

• Respostas 499
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

152

• andre611

32

• Vacuum

31

• Diogo Duarte

28

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Resumindo e concluindo, para quem não se quiser chatear, basta em março ir beber um café a um posto aderente, pagar com o cartão de um banco aderente e recebe os 25€ do benefício. Se forem vários

Neste tipo de medidas indiretas, sabe-se que, ao alocado, sobra excedente.  Por outro lado, nem sequer conseguiram implementá-la como previsto. Qualquer contribuinte, que tome conhecimento e se d

Não senhor(a), oficialmente acaba este mês. Para já só há rumores, não sabe se ou como será prolongado.

Posted Images

há 14 horas, marcolopes disse:

Como é que a comunicação NÃO foi registada pelos terminais??

Não houve débito em conta do pagamento?? 😕

A meu ver está tudo em ordem. A saída do dinheiro aparece no meu homebanking.

Já investi tanto tempo sobre este tema. Obrigaram-me a ligar para os estabelecimentos onde usei supostamente o IVAucher e AUTOvaucher para confirmar se tinham feito a comunicação da minha transação, se os seus terminais estavam registados, já falei com o Banco a perguntar o porquê de terem dito que não houve comunicação dos terminais se eu tenho as transações no homebanking, eles apenas dizem que são meros intermediários. Já falei N vezes com a Saltpay que dizem que sem a comunicação do banco não podem fazer nada.

O conforto que me deram foi "deixa la...ao menos podes abater 15% do valor do IVAucher no IRS."

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, JRJordao disse:

Muito mau :angry:

Tens outro cartão aderente? Há formas de obter reembolso com compras futuras (que depois decides quais serão), como por exemplo comprar crédito Odisseias.

Por acaso eu sempre tive a tendência de fugir a cartões físicos muito devido a alguns bancos cobrarem comissões. Basicamente tenho um outro cartão físico mas como não sou o primeiro titular falho um requisito do IVAucher. 

Em relação a essa forma de reembolso com compras futuras, não entendi bem, podes explicar melhor sff?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, ukey77 disse:

Por acaso eu sempre tive a tendência de fugir a cartões físicos muito devido a alguns bancos cobrarem comissões. Basicamente tenho um outro cartão físico mas como não sou o primeiro titular falho um requisito do IVAucher. 

Em relação a essa forma de reembolso com compras futuras, não entendi bem, podes explicar melhor sff?

Há vários cartões de crédito gratuitos que são aderentes IVAucher e não requerem abrir conta num banco. Recomendo o Cetelem Black, mas a mais rápida adesão será ao Universo numa loja Continente ou Worten em que ficas logo com um cartão temporário. Nenhum deles tem custo de adesão ou manutenção.

Quanto às "compras futuras", referia-me a comprar agora créditos, vouchers ou cartões presente em empresas aderentes, que possas usar depois em 2022. Dei o exemplo do crédito Odisseias que permitirá depois comprar estadias em hotéis, refeições, entradas em parques temáticos e vários outros tipos de experiências. Seja para ti seja para oferecer. Com os 50% de reembolso IVAucher.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ukey77 disse:

Eu resolvi esse problema fechando as minhas contas à ordem em cerca de uma dezena de instituições bancárias distintas (surreal, eu sei... mas foi o que fiz ao longo dos anos) e centrei tudo numa única conta, convertendo-a em SMB (já agora, como nota, foi um autêntico calvário fechar algumas contas... perdi a conta 😕 às reclamações e aos erros, propositados ou não dos bancos -  a certa altura fiz o jogo deles, e como nos contratos um dos meios de comunicação aceites é o FAX, inundava todas as semanas o FAX das instituições bancárias com o pedido de encerramento ou de desvinculação de titular)

O curioso é que, quem tem uma conta SMB e tenha ou venha a ter mais de 100.000 euros no banco, está "obrigado" a abrir conta noutro banco (perdendo as vantagens da SMB) apenas porque o GOVERNO dita na lei que o limite de protecção aos depositantes é de 100k POR ENTIDADE BANCÁRIA!!! (é a LEI mais hilariante de todos os tempos - quem tem mais de 100k, tem de os distribuir por diversos bancos... se isto faz algum sentido, eu gostava de saber qual é!)

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, marcolopes disse:

O curioso é que, quem tem uma conta SMB e tenha ou venha a ter mais de 100.000 euros no banco, está "obrigado" a abrir conta noutro banco (perdendo as vantagens da SMB) apenas porque o GOVERNO dita na lei que o limite de protecção aos depositantes é de 100k POR ENTIDADE BANCÁRIA!!! (é a LEI mais hilariante de todos os tempos - quem tem mais de 100k, tem de os distribuir por diversos bancos... se isto faz algum sentido, eu gostava de saber qual é!)

Não sabia desse facto.
    Mas o que acontece realmente se o saldo for >100k€? Perde o estatuto SMB?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Vacuum disse:

Não sabia desse facto.
    Mas o que acontece realmente se o saldo for >100k€? Perde o estatuto SMB?

Não não... cada cidadão tem o direito de ter o valor que quiser concentrado apenas num único banco... o "problema" é que a LEI que dita as condições da GARANTIA de DEPÓSITOS (que garante o reembolso dos valores depositados em caso de insolvência da entidade bancária) diz que cada depositante é reembolsado pelo máximo de 100.000 euros por cada entidade bancária!

Por outras palavras... quem tiver mais de 100.000 euros num banco, em caso de falência desse banco, recebe 100.000 euros!

Se tiver 1.000.000 de euros divididos por 10 bancos (100k em cada um), e esses 10 bancos falirem, recebe 1.000.000 euros! (quem diz, 1 MILHÃO diz qualquer valor, desde que existam bancos suficientes em Portugal para dividir em tranches de 100k)

Agora digam-me se isto não é surreal...

Editado por marcolopes
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Não não... cada cidadão tem o direito de ter o valor que quiser concentrado apenas num único banco... o "problema" é que a LEI que dita as condições da GARANTIA de DEPÓSITOS (que garante o reembolso dos valores depositados em caso de insolvência da entidade bancária) diz que cada depositante é reembolsado pelo máximo de 100.000 euros por cada entidade bancária!

Por outras palavras... quem tiver mais de 100.000 euros num banco, em caso de falência desse banco, recebe 100.000 euros!

Se tiver 1.000.000 de euros divididos por 10 bancos (100k em cada um), e esses 10 bancos falirem, recebe 1.000.000 euros! (quem diz, 1 MILHÃO diz 10 milhões, desde que existam bancos suficientes em Portugal para dividir em tranches de 100k)

Agora digam-me se isto não é surreal...

Foi assim definido a nível europeu

image.png.9c9eeec75b0dc95fd222f10456acf6bf.png

Fonte: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32014L0049

Acho que quem tem assim tanto dinheiro não o devia ter parado em bancos :D

Mas se o quiser, ainda tem vários sem custos de manutenção ou transferência: ActivoBank, BancoCTT, Best, moey, ...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, JRJordao disse:

Foi assim definido a nível europeu

Fonte: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32014L0049

Acho que quem tem assim tanto dinheiro não o devia ter parado em bancos :D

Estava a pensar no cenário de venda de imóveis (que hoje em dia ascende a centena de milhares de euros...) mas esta situação está prevista...

Citação

Artigo 6.o

Nível de cobertura

1. Os Estados-Membros asseguram que o nível de cobertura dos depósitos agregados de cada depositante seja de 100 000 EUR caso fiquem indisponíveis.

2. Além do disposto no n.o 1, os Estados-Membros asseguram que os depósitos a seguir enumerados beneficiem de proteção acima de 100 000 EUR, por um período mínimo de três meses e máximo de 12 meses a contar da data em que o montante tenha sido creditado ou da data em que os depósitos passem a ser legalmente transferíveis:

a) Depósitos decorrentes de transações imobiliárias relacionadas com propriedades residenciais privadas;

E afinal os valores podem ser distribuidos por instituições da U.E :D

Citação

Artigo 7.o

Determinação do montante reembolsável

1. O limite referido no artigo 6.o , n.o 1, é aplicável aos depósitos agregados efetuados junto da mesma instituição de crédito, independentemente do número de depósitos, da divisa e da localização na União.

Em resumo: por segurança, ninguém deve ter mais de 100k na mesma instituição bancária.

Editado por marcolopes
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz ontem (dia 27) a minha primeira transacção IVAucher num restaurante aderente. A FATURA/RECIBO foi emitida com o meu NIF e o pagamento foi efectuado com um cartão MASTERCARD DÉBITO do BCP

Até agora não aparece qualquer transacção no sistema IVAucher!

É mau presságio, certo?

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, marcolopes disse:

Fiz ontem (dia 27) a minha primeira transacção IVAucher num restaurante aderente. A FATURA/RECIBO foi emitida com o meu NIF e o pagamento foi efectuado com um cartão MASTERCARD DÉBITO do BCP

É mau presságio, certo?

Ainda não. É normal demorar alguns dias.

Nota: Não interessa se foi emitida fatura com o teu NIF

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Diogo Duarte disse:

Nem interessa se se pede fatura. 

Com o Black tem sido logo no dia a seguir 

No meu caso (Black no site Odisseias) tem demorado 2 dias.

O AUTOVoucher no entanto tem sido logo no dia a seguir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/11/2021 às 10:19, JRJordao disse:

Muito mau :angry:

Tens outro cartão aderente? Há formas de obter reembolso com compras futuras (que depois decides quais serão), como por exemplo comprar crédito Odisseias.

Excelente dica, obrigada!!! Não sabia do odisseias. Mais algum aderente onde possamos comprar vouchers/crédito/cartões preente que possas indicar?

Alguém sabe onde podemos consultar uma lista dos aderentes iVAucher? Julgo que oficialmente não existe nenhuma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/11/2021 às 17:40, sussu5 disse:

Excelente dica, obrigada!!! Não sabia do odisseias. Mais algum aderente onde possamos comprar vouchers/crédito/cartões preente que possas indicar?

Alguém sabe onde podemos consultar uma lista dos aderentes iVAucher? Julgo que oficialmente não existe nenhuma

Ticketline também tem vouchers presente.

Não há lista global de aderentes, apenas a lista de plataformas digitais

Citação

Atualmente, a lista de plataformas aderentes é composta pelas seguintes plataformas:
    - Ticketline;
    - Blueticket;
    - BOL - Bilheteira Online;
    - Ubereats;
    - Zomato;
    - BringEat;
    - EatTasty (exclusivo apenas para compras com mbway);
    - Odisseias (elegível a partir do dia 27/10/21).

A 28/11/2021 às 04:13, marcolopes disse:

Já apareceu?

Eu já tenho transações do dia 29 (muito cedo) pagas com o Cetelem Black (onde já recebi o reembolso) via MBWay.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já avisei a familia toda para se registar... como sempre, vai sobrar para mim (eu é que vou ter de fazer os registos!)

Os 5 euros de Novembro já eram 😕

E algumas pessoas nem cartão têm (para evitarem comissões, não pedem o segundo cartão para ambos os titulares - é no que dá não converterem as contas em serviços mínimos bancários!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, marcolopes said:

Já avisei a familia toda para se registar... como sempre, vai sobrar para mim (eu é que vou ter de fazer os registos!)

Os 5 euros de Novembro já eram 😕

E algumas pessoas nem cartão têm (para evitarem comissões, não pedem o segundo cartão para ambos os titulares - é no que dá não converterem as contas em serviços mínimos bancários!)

O registo acho que acabou o mês passado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 minutes ago, JRJordao said:

Podes-te registar para o AUTOVoucher até março 2022. Mas por cada mês que se deixa passar (desde novembro 2021) até ao registo perde-se o direito a 5€. Assim, o que acabou em novembro foi a possibilidade de vir a receber os 25€.

A inércia é uma força poderosa!

Tens razão, não tinha percebido assim.

De qualquer forma, já registei a família toda o mês passado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites