Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Morte de fiador

Guest Marco Silva

Recommended Posts

Guest Marco Silva

Boa tarde,

O meu pai faleceu deixando apenas 4000€ e uma dívida de cerca de 2000€ a qual vamos pagar prontamente à cofidis.

No entanto descobrimos agora que o meu pai era fiador de 6 créditos habitação de pessoas que não fazemos ideia quem sejam.

O que acontece se eventualmente estas pessoas deixarem de pagar os créditos? Eu e os meus irmãos vamos ser chamados a pagar?
    Com a morte do fiador antes do início do não pagamento das prestações destes créditos a sua responsabilidade não deveria cessar?

Agradecida ajuda pois se formos um dia chamados a pagar provavelmente o melhor será renunciar a herança ou não?

ruicarlov

Em princípio seria necessário ver os contratos de fiança para ver as condições. Se tinham ou não duração determinada, se se extinguiam por morte do fiador. Se não conseguem ter acesso a nada disso, se calhar o melhor é mesmo renunciar. Fiador de 6 créditos é muita fruta. Nem sabia que era possível ser simultaneamente fiador disso tudo. Imaginava que os bancos recusassem havendo já tantas potenciais obrigações.

Guest Marco Silva
    1 hour ago, ruicarlov said:

Em princípio seria necessário ver os contratos de fiança para ver as condições. Se tinham ou não duração determinada, se se extinguiam por morte do fiador. Se não conseguem ter acesso a nada disso, se calhar o melhor é mesmo renunciar. Fiador de 6 créditos é muita fruta. Nem sabia que era possível ser simultaneamente fiador disso tudo. Imaginava que os bancos recusassem havendo já tantas potenciais obrigações.

Obrigado. Também não sabia que era possível ser fiador de tantos créditos...ainda por cima ele não era propriamente rico...tinha uma reforma de 1300€ sendo que os créditos são todos superiores a 60000€, todos eles com data anterior a 2003.

Não seriamos nós responsáveis apenas ao montante que herdamos? Neste caso 2000€ (porque os outros 2000 foram pagos à cofidis?) ou a partir do momento que aceitamos a herança somos responsáveis por tudo mesmo que esses valores sejam superiores ao que foi herdado?

Como podemos saber quem são as pessoas de quem ele era fiador? O mapa de responsabilidades do banco de portugal apenas nos diz que ele era fiador mas não indica o nome nem o contribuinte das pessoas.