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  • FORMAS DE POUPAR

  • FIM das linhas de VALOR acrescentado (707) e “chamadas locais” (808)


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    marcolopes

    Alguém me sabe dizer porque razão “ninguém” está a cumprir com o estipulado na LEI do OE 2021 no que toca ao FIM das linhas de VALOR acrescentado (707) e “chamadas locais” (808)?

    Tendo em conta que o OE foi aprovado e entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2021, estou perplexo por não ver qualquer mudança prática...

    https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

    https://www.dn.pt/dinheiro/linhas-de-valor-acrescentado-de-apoio-ao-cliente-acabam-em-2021-13065741.html

    "Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

    Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos '808' e '30' terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo '2', dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.
    Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021."

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    marcolopes

    Pelos vistos, e vendo o OE:

    Citação

    Artigo 189.º

    Linhas telefónicas de apoio ao consumidor

    O Governo aprova, até 31 de janeiro de 2021, legislação no sentido de:
    a) Estabelecer que as chamadas efetuadas pelo consumidor para uma linha de apoio ao cliente de fornecedores de bens e prestadores de serviços não podem exceder o custo de uma chamada normal para uma linha telefónica geográfica ou móvel, exceto nos casos em que a própria chamada represente o serviço prestado ao consumidor, designadamente nos concursos que utilizam chamadas de valor acrescentado;
    b) Impor aos operadores económicos o dever de divulgar o número ou números disponibilizados para contacto com os clientes e de obedecer a determinados critérios na sua divulgação;
    c) Criar um regime contraordenacional para a violação das obrigações referidas nas alíneas anteriores.

    Se o parlamento aprovou o texto "Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço ........ dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer. Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021." e no OE é dito "O Governo aprova, até 31 de janeiro de 2021, legislação no sentido de.......", em que ficamos?

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    Wakka
    há 19 horas, marcolopes disse:

    Alguém me sabe dizer porque razão “ninguém” está a cumprir com o estipulado na LEI do OE 2021 no que toca ao FIM das linhas de VALOR acrescentado (707) e “chamadas locais” (808)?

    Tendo em conta que o OE foi aprovado e entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2021, estou perplexo por não ver qualquer mudança prática...

    https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

    https://www.dn.pt/dinheiro/linhas-de-valor-acrescentado-de-apoio-ao-cliente-acabam-em-2021-13065741.html

    "Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

    Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos '808' e '30' terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo '2', dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.
    Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021."

    Que linhas usam o 808 p/ apoio ao cliente? Pessoalmente nenhuma das que uso tem apenas número desses.

    EDP: 213535353
    NOS: 16990
    SIMAS: 211146011

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    marcolopes
    Posted (edited)
    há 10 minutos, DAMP disse:

    Conheces este site?

    https://707.pt/

    Inseres o número e dão-te uma alternativa grátis

    Conheço e divulgo!

    Eu tenho muitas alternativas grátis... mas nem todas as empresas as têm, e a NOS BOICOITA propositadamente diversos números da REDE FIXA, sem que o regulador queira saber! https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/porque-razao-a-nos-bloqueia-propositadamente-numeros-de-telefone-publicos-e-uteis-14716

    Esta medida vem acabar de vez com os números 707 e os absurdos 808.

    Edited by marcolopes
    • Upvote 1
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    marcolopes
    Posted (edited)

    ALTO! Talvez devido às minhas reclamações com a NOS, hoje o número FIXO do apoio ao cliente FNAC (https://www.fnac.pt/contactos) de acesso internacional já funciona a partir da rede NOS...

    Mas é exactamente este tipo de problemas que quero evitar... quando todos forem obrigados a usar um número da REDE FIXA, acabam-se estas palhaçadas...

    Edited by marcolopes
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