Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recebi pouco

Cristiana Fortes

Recommended Posts

Cristiana Fortes

Olá. Boa noite precisava de ajuda para perceber estas coisas aqui porque eunão percebo nada. 

Este ano mandei fazer o irs e tenho a receber a quantia de 81.10€.

Este ano fui aumentada de ordenado porque subi de categoria no trabalho, tive um rendimento global 10.439.70€ mais alto.

O ano passado recebi 159.00€ e tive um rendimento de 9.000.53€

Alguém para me ajudar a perceber isto sff.

Obrigada  

5coroas
    há 1 hora, Cristiana Fortes disse:

Olá. Boa noite precisava de ajuda para perceber estas coisas aqui porque eunão percebo nada. 

Este ano mandei fazer o irs e tenho a receber a quantia de 81.10€.

Este ano fui aumentada de ordenado porque subi de categoria no trabalho, tive um rendimento global 10.439.70€ mais alto.

O ano passado recebi 159.00€ e tive um rendimento de 9.000.53€

Alguém para me ajudar a perceber isto sff.

Obrigada  

Qual é a admiração? Quando a remuneração sobe, fica-se sujeito ao risco de subir de escalão do irs.  

JRJordao

Compare quanto reteve do que ganhou, ou seja (retenções na fonte) a dividir por (rendimento bruto). É a percentagem que pagou de imposto ao longo do ano. Faça esse cálculo para o ano passado e para este e veja se neste ano não obtém uma percentagem inferior, o que significa que pagou menos ao longo do ano, logo tem que pagar mais (ou receber menos) agora.

Outro valor a comparar entre os dois anos é o das deduções à coleta, que na maioria dos casos reflete as despesas que teve. Quanto menor esse valor, menor o desconto no imposto a pagar.

Para uma análise mais detalhada, tem que fornecer a simulação ou liquidação do ano passado + a simulação deste ano.