Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Conta Bancarias

Guest Matilde

Recommended Posts

Guest Matilde

Boa Noite!

Não sei se estou no sitio certo, e a pergunta pode ser um pouco descabida, mas gostaria de uma ajuda. 

Tenho uma conta bancaria em conjunto com a minha mãe, entretanto o meu pai faleceu, e como eram casados em regime de comunhao de bens, essa conta tera de ser incluida nos bens da herença? 

Outra duvida, se for transfereido dessa conta em que eu e a minha mae somos titulares uma quantia de 1 500€ para uma conta em que apenas sou a unica titular, isso pode ser considerado doação, e terei de pagar imposto?

Muito Obrigada. 

Wakka
    A 23/04/2021 às 21:47, Visitante Matilde disse:

Boa Noite!

Não sei se estou no sitio certo, e a pergunta pode ser um pouco descabida, mas gostaria de uma ajuda. 

Tenho uma conta bancaria em conjunto com a minha mãe, entretanto o meu pai faleceu, e como eram casados em regime de comunhao de bens, essa conta tera de ser incluida nos bens da herença? 

Outra duvida, se for transfereido dessa conta em que eu e a minha mae somos titulares uma quantia de 1 500€ para uma conta em que apenas sou a unica titular, isso pode ser considerado doação, e terei de pagar imposto?

Muito Obrigada. 

Depende quem é o 1º titular da conta? Se for a sua mãe, diria que sim.
    Quanto à segunda, doações entre pais e filhos não pagam imposto, de qualquer forma se a conta também já é sua não vejo qualquer problema e não acho que seja doação. 

No entanto esperemos que alguém com mais conhecimento dê a sua opinião.