Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Serum

Caros amigos,

Abro este tópico para discutir com a comunidade sobre este tópico, muito em alta desde o Verão de 2020.

Yield Farming é um conceito de aplicação de capital para recolher lucros posteriores. Uma forma de depósito a prazo, onde podem retirar o vosso capital a qualquer altura de vários protocolos onde é possível realizar estas operações.

Tudo isto é feito sem recurso a entidades intermediárias, a partir das vossas carteiras (uma muito usada é a Metamask).

Neste momento este mercado está simplesmente a explodir e há muitas blockchains onde já é possível fazer isto:

• * Ethereum 
    • * Binance Smart Chain
    • * Solana
    • * Polygon

Um artigo muito bom para perceberem mais sobre isto é o seguinte:
    https://academy.binance.com/pt/articles/what-is-yield-farming-in-decentralized-finance-defi

Qualquer dúvidas que tenham, coloquem aqui por favor. Depois vou preenchendo este comentário inicial com as dúvidas mais pertinentes.

Boas colheitas :)

Mário Ferreira

Eu também ando na agricultura!

Tenho utilizado na BSC a Autofarm, Acryptos e mais recentemente a Uranium.

Estou também a experimentar na Terra (Luna) a Anchor Protocol.

• Like 1
    Tiago F

Uma pergunta a este pessoal mais batido para ver se consigo corrigir a borrada que acho que acabei de fazer.

Estava a estudar estas possibilidades de farming e estava a tentar sacar 2 altcoins (BNB e DEGO ) coins da minha conta Binance para a PancakeSwap e acho que acabei por fazer cagada.  Estava a tirar as duas coins para a Binance Chain Wallet, para daí tentar passar para a Pancake Swap. Aquilo que verifiquei é que ao analisar os Assets só lá tenho o BNB. Parece-me que o DEGO está perdida por algum motivo que não percebo. Presumo que estejam perdidos. Tenho os dados de ambas as transacções efectuadas. Há forma de recuperar com estes dados?

Cumps

PS-

Entretanto acabei por resolver o problema. Faltava o contrato na carteira. Foi só adiciona-lo e voilà. OUtra coisa interessante aqui é que finalmente percebi porque é que o BNB vale tanto. Tudo o que seja farming exige ou Eth ou BNB... Para o pessoal que esteja sem $ fica complicado entrar nisto.

Edited by Tiago F
    Mário Ferreira

Embora os rendimentos conseguidos sejam grandes não se esqueçam dos enormes riscos dos investimentos DEFI.

Nem de propósito... a Uranium.finance, que eu referi no meu post anterior, foi hackeada esta semana e 50 milhões de USD (de um total de 80 depositados na plataforma) foram roubados. O hacker aproveitou uma vulnerabilidade num dos smart contracts da Uranium.
    Foi a segunda vez num espaço de 10 dias que a Uranium foi hackeada. Na primeira, foi possível fazer um acordo com o hacker e a quase totalidade do dinheiro (2 milhões de USD) foi recuperada. Desta vez, 13 milhões foram passados para a rede BTC e Ethereum. Uma vez na Etherum, foram "lavados" na tornado.cash e perdeu-se o rasto.
    Há 37 milhões aparentemente bloqueados num smart contract na BSC. Haverá algumas soluções para recuperar esse dinheiro mas envolvem a Binance. Não é claro que a Binance esteja disposta a envolver-se. Isso daria força às acusações de que a BSC não seria na realidade DEFI mas sim uma "CeDefi" (CEntralizedDEFI).
    Para quem quiser seguir a novela:

Smart contract onde estão os 37 milhões de USD (que agora são 39 com a valorização da BNB): https://bscscan.com/address/0x2b528a28451e9853f51616f3b0f6d82af8bea6ae

Telegram da Uranium: https://t.me/uraniumfinance

Infelizmente, há pessoas que perderam todas as suas poupanças e já há a lamentar um suicídio. Cuidado com a DEFI. Não ponham os ovos todos no mesmo cesto e usem apenas uma pequena percentagem do vosso portfólio.
    Esta Uranium, infelizmente, virou Chernobyl.

lowfin

tambem questiono se o yield farming ou staking vale o risco. num tipo de ativos que já tem subido % muito superiores que quase tudo o resto, valerá a pena aumentar o risco de perder o que temos por mais alguns %? 

exemplo: no blockfi, que ate parece dos mais respeitaveis, pode-se receber acho que é 5% ao ano com btc. tendo btc subido prai 280% nos ultimos 6 meses, vale a pena introduzir o risco adicional de confiar no blockfi (e talvez outros) para ter 280%+5% ao ano?

Mário Ferreira
    A 05/05/2021 às 12:17, lowfin disse:

tambem questiono se o yield farming ou staking vale o risco. num tipo de ativos que já tem subido % muito superiores que quase tudo o resto, valerá a pena aumentar o risco de perder o que temos por mais alguns %? 

exemplo: no blockfi, que ate parece dos mais respeitaveis, pode-se receber acho que é 5% ao ano com btc. tendo btc subido prai 280% nos ultimos 6 meses, vale a pena introduzir o risco adicional de confiar no blockfi (e talvez outros) para ter 280%+5% ao ano?

Poderá fazer sentido considerando, por exemplo:

- Depositar BTC na Nexo (8%, pagos e compostos diariamente), Celcius ou outra. Eu uso estas duas.

- Usar BTC como garantia para um empréstimo de stablecoins (USDT, USDC). Concedido no momento, sem análise adicional (juro de 5,9% na Nexo). Pegar nessas stablecoins e colocar numa yield farming (fácil encontrar juros de 20/30%. Também há juros de mais de 100%...).

Outra solução DEFI interessante:

Comprar Luna e depositar na Anchor Protocol (Terra network) como garantia. Pedir um empréstimo de UST (stable (USD) da rede Terra) e eles ainda nos pagam 40% de juros. É temporário, tem vindo a diminuir (já esteve nos 100%) mas é uma forma de angariação de clientes. Sim, não me enganei, pedem o dinheiro emprestado e eles pagam 40% de juros. É claro que ainda podem pôr esses UST a render ( a Anchor paga 20% de juros em depósitos de UST).

Cuidado com a DEFI! Diversifiquem. Não ponham tudo no mesmo cesto...

Não sei se é a solução mais segura mas neste momento tenho a maior parte do meu staking na Acryptos, depois na Bunny e por fim um valor residual na Pancake. Tenho mais coins que poderia meter na Acryptos mas confesso que tenho algum receio em meter lá cerca de 70% da minha carteira, razão pela qual estão encostadas.

Adicionalmente "brinquei" com a PantherSwap e a Treedefi, sendo que retirei de lá o meu investimento e limitei-me a deixar lá ficar a parte de lucro numa lógica de "logo se vê". 

há muitas opções, parece-me é que o risco para obter mais algum % é muitissimo mais elevado que apenas guardar o btc que temos. estão a confiar as vossas coins a terceiros com um risco elevado. diversificar ajuda, mas se calhar se um deles for scam/hacked e for a zero come o lucro que acumularam em todos.

É tudo uma questão de estratégias e de ter ou não aversão ao risco.

Eu como já tinha assumido ter perdido o dinheiro investido em 2017/18, não me custa nada fazer jogadas com maior risco envolvido desde que encontre movimentos que ache que façam sentido. Estou naquele ponto em que o meu actual suposto lucro (para mim lucro real é só depois de retirado!) é engraçado face ao investimento mas nada que tenha um impacto na minha vida.  Se calhar se tivesse uma carteira com 100 BTCs ou até mesmo 1000 BNBs, a minha abordagem seria outra... 

A 07/05/2021 às 11:40, Mário Ferreira disse:

Poderá fazer sentido considerando, por exemplo:

- Depositar BTC na Nexo (8%, pagos e compostos diariamente), Celcius ou outra. Eu uso estas duas.

- Usar BTC como garantia para um empréstimo de stablecoins (USDT, USDC). Concedido no momento, sem análise adicional (juro de 5,9% na Nexo). Pegar nessas stablecoins e colocar numa yield farming (fácil encontrar juros de 20/30%. Também há juros de mais de 100%...).

Outra solução DEFI interessante:

Comprar Luna e depositar na Anchor Protocol (Terra network) como garantia. Pedir um empréstimo de UST (stable (USD) da rede Terra) e eles ainda nos pagam 40% de juros. É temporário, tem vindo a diminuir (já esteve nos 100%) mas é uma forma de angariação de clientes. Sim, não me enganei, pedem o dinheiro emprestado e eles pagam 40% de juros. É claro que ainda podem pôr esses UST a render ( a Anchor paga 20% de juros em depósitos de UST).

Cuidado com a DEFI! Diversifiquem. Não ponham tudo no mesmo cesto...

Boa noite, queria saber como posso fazer uma transferência bancária para comprar criptomoedas na nexo dentro da mesma network. Abri uma conta na binance, mas a blockchain da binance não é a mesma das cripto na nexo, que usam se não me engano o standard ERC-20 da etherium

Mário Ferreira
    há 20 horas, Visitante José disse:

Boa noite, queria saber como posso fazer uma transferência bancária para comprar criptomoedas na nexo dentro da mesma network. Abri uma conta na binance, mas a blockchain da binance não é a mesma das cripto na nexo, que usam se não me engano o standard ERC-20 da etherium

É possível depositar EUR na Nexo e usar a exchange para comprar cripto. O depósito mínimo na Nexo (em euros) é actualmente de 1000eur (vai diminuir).

Como já tem conta na Binance, pode enviar de lá para a Nexo. Evite usar as redes BTC e ERC-20 por causa das taxas elevadas. Uma solução é trocar por TRX, EOS ou XLM e enviar nessas redes que têm taxas muito baixas. Chegado à Nexo, utilizar a exchange para trocar por BTC, ETH ou outra. Cuidado com as escolhas dos endereços. Terá que escolher as redes nativas (TRX, EOS ou XLM, na NEXO e na Binance) para manter as taxas baixas.