Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Necessito ajuda urgente - fraude cartão de crédito Português (não resido em PT)

Guest N_HongKong

Recommended Posts

Guest N_HongKong

Boa tarde,

Não sei mais o que fazer e lembrei-me de tentar aqui a minha sorte...

Antes de mais vivo em Hong Kong desde 2017, apenas tenho uma conta bancária em Portugal devido ao meu emprestimo à habitação.
    Tenho também um cartão de crédito no mesmo Banco (BPI) que na altura de pedir o empréstimo fazia parte do "pacote".
    Sendo que vivo fora de Portugal há quase 4 anos, não uso esse cartão, e os unicos movimentos bancários na minha conta do BPI são os débitos da mensalidade relativa ao crédito à habitação.

Ora, hoje e quase que por acaso, acedi ao meu portal bpinet para dar um olho se estava tudo ok e reparei que nos ultimos 3 dias existiam quase 20 movimentos no cartão de crédito que totalizam quase 700€.
    Estes movimentos parecem-me vir de pagamentos nos terminais de diversas lojas nos USA e/ou compras online.

Assim que vi isto, contactei a linha do BPI (quase hora e meia ao telefone » centenas de euros em chamada) e para além de cancelarem o cartão, informaram-me que teria que apresentar queixa em "queixaselectronicas.mai.gov.pt", selecionar roubo, selecionar autenticação "VIACTT" (dado que vivo no estrangeiro) eq ue depois teria de reencaminhar o comprovativo de queixa para o banco.
    Problema: visto que não tenho qualquer conta VIACTT, criei uma pare resolver a questão e apresentar a queixa.
    A questão é que o VIACTT parece feito sem pensar nos não residentes.....Resumo, preenchi com os meus dados de Hong Kong (morada; numero fiscal e telemovel de Hong Kong). Ainda assim, lá criei conta.

Para minha surpresa, quando volto ao site "queixaselectronicas.mai.gov.pt" e tendo usar os dados de acesso da minha recem criada conta do VIACTT, o site não os aceita e apresenta a seguinte mensagem: "

Não foi possível identificar o utilizador.

Clique em Retroceder para tentar novamente ou escolher outro modo de identificação.

Desta forma voltei a ligar para o BPI que não me soube ajudar a resolver a questão...
    Resumo, não sei o que fazer já que de momento não me está a ser dada a possibilidade de apresentar a queixa online sendo que ao mesmo tempo o BPI se está a provar como o meu maior erro aquando da escolha do Banco para o meu crédito à habitação..

Um à parte:
    Para alem dos quase 700€ debitados no meu cartão de credito por alguem de forma fraudulenta nos ultimos dias, eu já tinha identificado um movimento de 0.65€ em Fevereiro que prontamente comuniquei à minha gestora de conta.
    Ainda assim, os meus alertas foram ignorados, e hoje quando enviei novo e-mail para a minha gestora de conta, a resposta já foi super rápida mas basicamente um total descarte de responsabilidades relativamente ao facto de não ter dado seguimento ao meu alerta relativo ao movimento suspeito de Fevereiro e limitou-se a dizer-me para ligar para o numero que está pro trás do cartão de crédito (coisa que não se dignificou a fazer aquando dos meus varios emails a alertar dobre o movimento de 0.65€).
    Sei que talvez eu devesse ter cancelado logo o cartão mal vi o movimento de 0.65€ em Fevereiro, no entanto informei a gestora de conta e os meus alertas ignorados...Agora, depois de quase 700€ gastos entre 20 e 22 de Abril, a resposta foi a que descrevo em cima....

A titulo de exemplo há cerca de um ano, aqui em Hong Kong, recebi uma vez uma SMS do meu banco local (HSBC) a informar de um movimento suspeito e o cartão foi automaticamente cancelado pelo banco e depois ligaram-me...
    Já o BPI primeiro ignora os meus alertas, depois não tem qualquer barreira de segurança ou autenticação adicional que reduza estes riscos, e a unica coisa que faz é depois de eu contactar a gestora de conta e cancelar o cartão, enviar-me um email e uma SMS a alertar para movimentos suspeitos feitos com o meu cartão...Brutal.

Lamento o longo testamento mas não sei mais o que fazer de forma a conseguir apresentar a queixa para aumentar as minhas chances de reaver o dinheiro (sinceramente já não estou a contar com essa possibilidade).

O que sei, é que da próxima vez que volte a Portugal, ou transfiro o crédito à habitação para outro Banco que me trate melhor, ou pago a casa a pronto e mando o BPI às malvas...(desculpem a frustração).

JRJordao

Não é grande ajuda, mas

1) Quando criaste a conta ViaCTT? Talvez demore algum tempo (24h/48h) até ela estar disponível para uso noutros sites.

2) Tendo passado esse tempo, e se consegues fazer login no ViaCTT (logo a conta está ativa), queixa-te (Outros -> Esclarecimentos e/ou sugestões) no portal das queixas eletrónicas sobre a incapacidade de a utilizar.

3) Em alternativa ou adicionalmente, podes apresentar queixa sobre a conduta do BPI no livro de reclamações eletrónico. Irá parar ao Banco de Portugal, que contactará o BPI.

Paciência e boa sorte!

Edited by JRJordao
    • Upvote 1