Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dupla tributação rendimentos estrangeiro 2018

Recommended Posts

lenah88

Boa noite,

peço desde já desculpa se o tópico foi levantado anteriormente.

Acontece que entre os anos 2017 e 2018 fui para a Roménia trabalhar. Entretanto decidi voltar para Portugal em Junho de 2018 (trabalhando lá até esta data) e arranjei cá trabalho em Agosto do mesmo ano. Mas por total desconhecimento nunca alterei a morada fiscal nem declarei os rendimentos obtidos no estrangeiro. Na minha cabeça estava com a ideia de como foi fora do país que ganhei o meu salário e que paguei lá contribuiçõe que estava tudo bem.

Até receber no mês passado por parte das finanças um alerta de que havia rendimentos por declarar. Liguei para o ebalcão e lá informaram que houve a tal comunicação entre países e agora pediam-me para declarar os valores de 2017 e 2018 voluntariamente entregando uma correção das declarações desses anos ao preencher o anexo J. Do ano de 2017 tudo bem, só tive rendimentos no estrangeiro e então tenho é de pagar a multa pela entrega fora do prazo. Já do ano de 2018 entalaram-me bem, pedem-me para pagar mais de 2,500€ pelo IRS colocado de 2018. Ou seja no total tenho de pagar mais de 3000€: 2500€ do IRS + devolução reembolso 500€ + outro tanto em multas.

Pagar as multas tudo bem percebo, mas agora pagar por rendimentos dos quais recebi e contribui na Roménia e dar ao Estado é incorreto e injusto. Andei a juntar lá fora para agora vir dar ao Estado português o que lá ganhei com muito sacríficio. 

Fiz alguma coisa mal ao corrigir as declarações? Há alguma coisa que possa fazer para não ter de pagar tanto do IRS de 2018? Ou então se me pudessem fornecer o contacto de alguém que me possa ajudar nesta situação específica agradecia imenso.

Grata pela atenção