Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Imposto

Guest Bruno

Recommended Posts

Guest Bruno

Bom dia 

Ouvi dizer que as transferências bancárias acima de 500 euros teem de ser declaradas e pagar imposto. 

Então se eu comprar um carro de 25000 euros e pagar por transferência bancária também tenho de declarar e pagar imposto ?

Obrigado 

Cumprimentos 

Bruno 

JRJordao

Transferências bancárias (e cheques e entregas a dinheiro) superiores a 500€, sem contrapartida em bens ou serviços ou seja doações, devem ser declarados no modelo 1 do Imposto do Selo. No entanto estão isentas do pagamento de imposto quando entre ascendentes (pais, avós) e descendentes (filhos, netos).

Não tem nada a ver com uma compra paga via transferência bancária. Desde que a compra seja faturada corretamente registada, não será confundida por doação.

Edited by JRJordao
    Correção
    A 17/04/2021 às 20:09, Visitante Bruno disse:

Então só posso comprar carro num stand de automóveis para eles me passarem fatura certo  ?

Qual é exatamente o cerne da questão? É de facto comprar um automóvel ou tentar arranjar uma forma de transferir dinheiro para terceiros sem declarar?
    Na compra de um automóvel a um particular não há qualquer necessidade de existir uma fatura. 

Guest Bruno

A questão e que se comprar um carro a um particular ou a um amigo ele não passa fatura, e se pagar por transferência bancaria , e senão houver fatura não há nada que justifique a transferência e e as finanças podem pensar que e uma doação

JRJordao
    há 1 hora, Visitante Bruno disse:

A questão e que se comprar um carro a um particular ou a um amigo ele não passa fatura, e se pagar por transferência bancaria , e senão houver fatura não há nada que justifique a transferência e e as finanças podem pensar que e uma doação

Tens para isso a transferência de propriedade do automóvel efetuada no Instituto dos Registos e Notariado (IRN). A documentação exigida inclui a identificação do vendedor e do comprador na declaração de venda.

• 4 months later...
    Guest Sérgio R

Bom dia

Vejo falar em doação que tem de pagar imposto acima de 500€, carros não tem de se pagar porque se faz a declaração de venda...

A minha maior duvida é: qualquer objeto/coisa que não tenha declaração de venda, há possibilidade de justificar a transação sem ter de pagar imposto?

Outra duvida, os depositos acima de 500€ também são controladas/necessarias justificar?

• 1 year later...
    Guest Tiago

No OLX, por exemplo, existem vários produtos à venda que custam mais de 500 euros.

Se eu quiser comprar, por exemplo uma guitarra eléctrica que custe 501 euros (algumas custam mais de 5000 euros), tenho que declarar esta venda às Finanças e ainda pagar imposto de selo?