Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• De 1170€ de reembolso a 91€ a pagar

Nuno Quá

Recommended Posts

Nuno Quá

Olá, tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida com a vossa ajuda.

A simulação do IRS deste ano (referente aos rendimentos de 2020) está a dar um pagamento de 91€.

Os rendimentos sofreram poucas alterações, assim como as deduções, bem sei que houve menos retenções na fonte em 2020, mas ainda assim muito inferior à diferença de +1170€ para -91€.

Tenho algum receio de submeter a declaração assim, sem ter a certeza se estou a fazer tudo corretamente.

A unica coisa de diferente este ano, foi a cessação de actividade dos recibos verdes, que já não tinha qq rendimento desde 2016.

Deixo em anexo duas imagens, uma do resultado da simulação e outra da nota de liquidação do ano passado.

Obrigado.

Edited by Nuno Quá
    Wakka
    há 13 horas, Nuno Quá disse:

Olá, tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida com a vossa ajuda.

A simulação do IRS deste ano (referente aos rendimentos de 2020) está a dar um pagamento de 91€.

Os rendimentos sofreram poucas alterações, assim como as deduções, bem sei que houve menos retenções na fonte em 2020, mas ainda assim muito inferior à diferença de +1170€ para -91€.

Tenho algum receio de submeter a declaração assim, sem ter a certeza se estou a fazer tudo corretamente.

A unica coisa de diferente este ano, foi a cessação de actividade dos recibos verdes, que já não tinha qq rendimento desde 2016.

Deixo em anexo duas imagens, uma do resultado da simulação e outra da nota de liquidação do ano passado.

Obrigado.1500259136_Capturadeecr2021-04-09s00_15_36.thumb.png.39a2e24db00d677aaaebf8de810b29f2.png1138457582_Capturadeecr2021-04-08s23_59_33.thumb.png.7e07321eb998d1684df2621aaafceb61.png

As contas de acordo com o que colocou parecem-me corretas. 

Dois pontos a considerar/rever:

- Este ano você teve (ou estão a ser contabilizados) menos 418.15€ de deduções à coleta o que quer dizer que ou não teve tantas despesas (saúde, habitação, educação, etc) ou que essas despesas por algum motivo não estão a entrar automaticamente na sua declaração. 

- Reteve menos 711€ que no ano anterior

Valide se todas as despesas estão a ser consideradas. Houve bugs no e-fatura este ano e pode ter que introduzir algumas dessas despesas à mão.

Valide se a sua taxa de IRS mensal e da sua esposa está correto. Pode validar isto nos recibos de vencimento.
    Existiu alguma alteração nos seus vencimentos e da esposa? O rendimento global pode ser muito semelhante mas os ordenados podem ter sofrido alguma alteração que pode ter feito baixar a taxa de retenção de um de vós.

Por último, experimente fazer a simulação em separado para perceber se compensa mais e também para perceber efetivamente qual dos dois está a contribuir menos nas retenções e a partir dai tentar perceber porquê.

JRJordao

Em 2020 tiveram menos (5505,94 - 5087,79) 418,15 de deduções por despesas e benefícios fiscais. Tiveram também menos (3970 - 3259) 711 de retenções.

Estes dois fatores justificam (481,15 + 711) 1192,15 de pagamento adicional em relação a 2019.

1169,94 de reembolso - 1192,15 = ~22 a pagar

Dos 500 de rendimento adicional em 2020 (com menos retenção) advêm mais ~70 a pagar

Tal como o @Wakka sugeriu, simulem as entregas separadas e comparem com o resultado da conjunta.

Edited by JRJordao
    Nuno Quá
    há 16 horas, Visitante Teresa disse:

Nuno, experimente fazer a simulação de reembolso com sim em "Opta pela globalização dos rendimentos?

Olá Teresa, está se a referir á tributação conjunta dos rendimentos? Se sim, no nosso caso, não faz diferença.

Wakka
    há 7 minutos, Nuno Quá disse:

Olá Teresa, está se a referir á tributação conjunta dos rendimentos? Se sim, no nosso caso, não faz diferença.

Penso que a teresa se estava a referir ao englobamento mas penso que neste caso, não faz diferença dado o valor de ambos os vossos ordenados.

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/irs/o-que-e-o-englobamento-de-rendimentos/

Wakka
    há 3 minutos, Nuno Quá disse:

Em todo o caso, no simulador não encontro essa opção.

Pode me indicar onde está?

Obrigado

Se não encontra é porque provavelmente não tem o anexo G pelo que colocar também não fará qualquer diferença.
    O anexo G é que tem essa opção.

JRJordao

Talvez haja aqui alguma confusão.

Essa opção apenas se aplica a rendimentos de englobamento opcional, como juros/dividendos (anexo E ou J), mais-valias (anexo G ou J) ou rendas (anexo F ou J).