Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Guest Fernando

Para quem faz os 60 anos de idade em Dezembro 2021 e os 40 anos de contribuições tem a redução de 0.5% mas não tem o corte da sustentabilidade? se alguém souber me responder se é assim ou me corriga agradeço.

PaulaSar

Atenção que este 0,5 são por cada mes que lhe falta para atingir a idade da reforma. Em 2021 a idade da reforma é 66 anos e 7 meses. Ou seja no seu caso são 79 meses. 79 x 0,5 = 39,5% do seu salário. Só do seu salário, os extra não entram. Tem que confirmar mesmo se são neste momento 60 exactos.

Faça a simulação, mas atenção que os valores que dá são irreais. Mas, nunca se baseie no simulador só lhe dá uma ideia. Depende também dos descontos todos que fez na vida, ou seja entra para calculo toda a sua carreira contributiva. Com a nota de que só entra para calculo os descontos que o seu patrão pagou á segurança social e se pagou á segurança social.  O facto de ter agora um ordenado X não lhe dá o direito ao seu ordenado - 39,5 %.

Vi pessoas a chorar na segurança social que os patrões não fizeram os descontos, durante anos e ficaram sem direitos a subsídios de desemprego e a reformas. Primeiro, vá a segurança social pedir a sua carreira contributiva.
    Como é um sr só deve ter um numero de segurança social. Falo disto para a sras que lerem este post, pois acontecia muito.
    Antigamente cada patrão fazia um numero de segurança social. Vi o caso de uma senhora que tinha numero de segurança social com o nome de solteira, com o nome de casada, com o nome de divorciada, com o nome do segundo casamento, etc.

Eu fiz a simulação para pensão social de invalidez deu me 560 euros em 2015 e recebi de pensão de invalidez absoluta 400 e poucos euros. por isso não se precipite. Veja 1 os seus descontos. confira a lei. faça bem as contas e depois tome uma decisão.