Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado da minha declaração IRS

Visitante Christophe Vieira

Recommended Posts

A 12/02/2023 às 19:05, Visitante Joao disse:

Boa Tarde,

Para quem fez um resgate parcial de PPR em Novembro de 2022 (443 eur) de acordo com a lei 19/2022, e engloba rendimentos,  os valores a declarar deverão ser inscritos na categoria E da declaração de IRS, certo ? (PPR resgatado era seguro, e para o qual paguei IRS dos juros da parcela resgatada...)

Obrigado.

Presumo que sim... rendimento de capitais... anexo E.

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/irs/registei-mais-valias-em-investimentos-devo-preencher-o-anexo-e-do-irs/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • Respostas 565
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

33

• marcolopes

26

• Anabela Rocha

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

HugaBuga isso é bastante relativo, após passar ao estado ‘Declaração com Reembolso’, podem ser abertas divergências. Neste momento, existem milhares de declarações no estado ‘Declaração com Reemb

Indo pela entrega automática também aparece para consignar. Já tenho feito alguns automáticos e consigo colocar a entidade beneficiária. Acho que não é na primeira página, onde ele simula a separ

O IRS automático permite consignar sim. 

Posted Images

Ontem, por exemplo, não carregava os valores de pensões. Aconteceu tanto com os meus pais como os meus sogros.

UPDATE: Segundo relatos, as pensões de alimentos também não eram incluídas.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aos da tradicional reação/indignação "este ano vou receber menos", alguns pontos a verificar.
    1) Os rendimentos foram superiores?
    2) As retenções foram inferiores (para os mesmos rendimentos) ou semelhantes (para rendimentos superiores)?
    3) As despesas (deduções) foram inferiores?

Qualquer um dos fatores acima (entre outros) contribui para um reembolso inferior.

E não se esqueçam que o reembolso não determina o IRS que pagam! É apenas uma devolução parcial do que andaram a pagar (reter) no ano anterior. Se tiverem bastante a receber agora é porque foram bem "comidos" em 2022.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso acho estranho este ano receber o mesmo do ano passado 

Tendo em conta que o rendimento e respectiva retenção foi maior e deduções ( principalmente em saúde e educação) aumentaram bastante. 

Tudo junto devia contribuir para receber efetivamente mais digo eu

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Diogo Duarte disse:

Por acaso acho estranho este ano receber o mesmo do ano passado 

Tendo em conta que o rendimento e respectiva retenção foi maior e deduções ( principalmente em saúde e educação) aumentaram bastante. 

Tudo junto devia contribuir para receber efetivamente mais digo eu

O mais importante nas retenções é o rácio (percentagem) retenção/rendimento. Se calhar ganhaste bastante mais mas retiveste uma percentagem semalhante? As deduções têm limites de aplicação individuais e global, por isso podem acabar por não "render" tanto quanto se espera.

E não esquecer que quem recebe mais paga mais imposto. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Visitante Vis disse:

Atenção que está tudo lixado. Especialmente as manuais. Não conheço ainda ninguém que tenha uma declaração com valores corretos.

A minha está entregue... não detectei qualquer problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, tarantinoguy disse:

Aproveito este tópico pois surgiu-me uma dúvida. É necessário declarar as contas estrangeiras todos os anos, ou é só necessário uma vez?

Sempre que tiveste a conta aberta um dia no ano a que respeita a declaração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, andre611 said:

Sempre que tiveste a conta aberta um dia no ano a que respeita a declaração.

E se não tiveste nenhum ganho financeiro também a tens que declarar? Por exemplo se só a usaste para fazer pagamentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites