Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado da minha declaração IRS

Visitante Christophe Vieira

Recommended Posts

• Respostas 565
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

33

• marcolopes

26

• Anabela Rocha

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

HugaBuga isso é bastante relativo, após passar ao estado ‘Declaração com Reembolso’, podem ser abertas divergências. Neste momento, existem milhares de declarações no estado ‘Declaração com Reemb

Indo pela entrega automática também aparece para consignar. Já tenho feito alguns automáticos e consigo colocar a entidade beneficiária. Acho que não é na primeira página, onde ele simula a separ

O IRS automático permite consignar sim. 

Posted Images

Visitante Filipe Coelho
    há 23 horas, Visitante Filipe Coelho disse:

Declaração entregue: 19/04

Continua em validação à data de hoje (10/05)... Anexos B G e J. Nunca me demorou tanto tempo e costumo entregar sempre estes anexos. :(

Entretanto, nem de propósito, finalmente está está dada como certa. 23 dias depois...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso o Anexo G não apareceu pré-preenchido pela primeira vez pela AT. Como só estavam as vendas optei por somar as compras perante as vendas de fiz (ações). O resultado de imposto é o mesmo, por isso, espero que a AT não implique com o que não tem de implicar.

Relativamente à validação também ainda espero e entreguei no dia 2/5. A da minha mãe sem anexos G, foi validada 72 horas depois.

Normal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/05/2022 às 20:23, JCoimbra disse:

Declaração com reembolso, passou hoje para este estado

Dinheiro na conta

Ps. Submeti a declaração manual com anexos no dia 8-04...

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Submeti o meu irs no dia 4 com um valor de reembolso perto de 2600eur na simulação. Quando hoje fui ver foi imitido um pagamento no valor de 390eur.

Eu este ano tive a vende e compra de imóvel para habitação, vendi uma por 165k e comprei outra de 220k. Calculo que não seja por isso.

O resto não mexi enviei como estava no automático.

Alguma ajuda?

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/20/2022 at 10:52 PM, Hugo F said:

Boa noite,

Submeti o meu irs no dia 4 com um valor de reembolso perto de 2600eur na simulação. Quando hoje fui ver foi imitido um pagamento no valor de 390eur.

Eu este ano tive a vende e compra de imóvel para habitação, vendi uma por 165k e comprei outra de 220k. Calculo que não seja por isso.

O resto não mexi enviei como estava no automático.

Alguma ajuda?

Obrigado 

Resultante da mais-valia do imóvel 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

Declaração entregue a 01/04/2022, dada como certa a 20/04/2022 e ainda não passou disso já hoje é 08/06/2022.

A 16/05/2022 questionei a AT se havia algum problema com a declaração e deram-me a resposta "chapa 5":

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

Em resposta á questão colocada, informa-se que nesta data, não foi detetada nenhuma irregularidade com a declaração submetida, encontrando-se a declaração mod.3 de IRS/2021 entregue a aguardar liquidação (apuramento do imposto), pelo que deverá aguardar pela conclusão do procedimento. Alerta-se para o facto de a declaração mod.3 de IRS/2021 submetida não se tratar de uma declaração automática, mas antes de uma declaração pré-preenchida pelo contribuinte, sendo a liquidação mais célere para as declarações automáticas do que para as declarações não automáticas."

Como se não soubesse a diferença entre ser IRS automático ou não. O que sei é que continua na mesma. É vergonhoso como os reembolsos altos vão sendo atrasados deliberadamente. Fiz o IRS a várias pessoas, algumas quase um mês depois do meu, já todas receberam o reembolso ... valores relativamente baixos, claro!!!

Pergunta para queijo: a partir de que data é considerado atraso do reembolso e dá direito a pagamento de juros?

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Visitante ASO disse:

É vergonhoso como os reembolsos altos vão sendo atrasados deliberadamente. Fiz o IRS a várias pessoas, algumas quase um mês depois do meu, já todas receberam o reembolso ... valores relativamente baixos, claro!!!

Pergunta para queijo: a partir de que data é considerado atraso do reembolso e dá direito a pagamento de juros?

Não será por aí. Também tive um reembolso generoso, e uma declaração "complicada" com anexos G e J, e já recebi há algumas semanas.

Por lei, o reembolso pode ser feito até 31 agosto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Aproveitando este tópico, e como estou a começar a elaborar a declaração de IRS, quando aparece pré-preenchido no Anexo G, relativamente a fundos EFTs estrangeiros, apagam e colocam no anexo J? ou deixam ficar no Anexo G? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muita gente a receber reembolso aqui...

Sou o único sempre a pagar.

Ainda estou a tentar resolver divergências e é já a 4ª vez que envio o IRS.

A divergência é "O valor dos rendimentos ilíquidos declarados no anexo G ou no anexo J é inferior à informação que possuímos.".

Já indiquei todas as compras e vendas de ações e os rendimentos de plataformas rendity, estateguru, goparity, etc. e não estou a ver o que pode ser mais problema aqui.

Se isto tiver nova divergência, só me resta fazer scan de todos os documentos bancários e das plataformas mencionadas em cima, e enviar em anexo às Finanças.

Alguém já teve divergência que não deu para resolver enviando nova declaração ? 

image.thumb.png.954a866944dbb8c8bd4f89b56fafe862.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, jopsilveira disse:

A divergência é "O valor dos rendimentos ilíquidos declarados no anexo G ou no anexo J é inferior à informação que possuímos.".

Já indiquei todas as compras e vendas de ações e os rendimentos de plataformas rendity, estateguru, goparity, etc. e não estou a ver o que pode ser mais problema aqui.

Se isto tiver nova divergência, só me resta fazer scan de todos os documentos bancários e das plataformas mencionadas em cima, e enviar em anexo às Finanças.

Já ligaste para lá para tentar obter mais informações? Já vi uma divergência de anexo G de OTRV, que após ligar para lá não era nada.. Não digo que seja o caso, mas pode ser que do lado de lá apanhes uma pessoa prestável ao ponto de te indicar de onde vem a divergência.

À parte disso, não me parece que venha de plataformas P2P estrangeiras, não tens corretoras nacionais ou mesmo estrangeiras tipo Degiro?

Isto das divergências é uma chatice, nós sabemos lá se as entidades comunicaram bem os valores, e depois ficamos à nora, porque a AT também não é muito específica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, 00ba said:

Já ligaste para lá para tentar obter mais informações? Já vi uma divergência de anexo G de OTRV, que após ligar para lá não era nada.. Não digo que seja o caso, mas pode ser que do lado de lá apanhes uma pessoa prestável ao ponto de te indicar de onde vem a divergência.

À parte disso, não me parece que venha de plataformas P2P estrangeiras, não tens corretoras nacionais ou mesmo estrangeiras tipo Degiro?

Isto das divergências é uma chatice, nós sabemos lá se as entidades comunicaram bem os valores, e depois ficamos à nora, porque a AT também não é muito específica.

Não sabia que prestam essa informação por telefone.

Mas o que vão conseguir perceber ao telefone? Simplesmente vão dizer que os valores que eles têm referentes ao anexo G e J é superior ao que eu declarei. Não vão dizer mais nada do que isso, que já sei. 

Está tudo mesmo declarado.  

edit: não sei se telefonado para AT exista alguma opção referente a divergência. Eu diria que não. Pois no site da AT existe uma secção para efectuar marcação presencial para falar sobre as divergências. Como se eu não tivesse mais nada que fazer...

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, jopsilveira disse:

Não sabia que prestam essa informação por telefone.

Mas o que vão conseguir perceber ao telefone? Simplesmente vão dizer que os valores que eles têm referentes ao anexo G e J é superior ao que eu declarei. Não vão dizer mais nada do que isso, que já sei. 

Está tudo mesmo declarado.  

Por acaso o caso que referia acho que foi por e balcão, mas por telefone não será diferente.

Esta é a minha sugestão, liga para lá, não tens nada a perder, para além de uns minutos. 

O que é que eles vão dizer? Não sei, mas se fossem mesmo prestáveis até te diziam qual a instituição e que valores comunicou.. se podem ou o fazem, não faço ideia.

Edit: (resposta ao teu edit) @jopsilveira, acho que o atendimento automático tem mesmo uma opção para divergências/preenchimento IRS.

Em último caso, como referes:

image.png.f9eda5238d7131ef274406c62fa60b25.png

Editado por 00ba
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, jopsilveira disse:

No meu caso o funcionário da AT que me atendeu informou-me que quando nós remetemos uma nova declaração para corrigir uma divergência, a seguir o sistema informático ad AT automaticamente envia uma resposta dizendo que a situação está regularizada e posteriormente envia outra a dizer que existem divergências (muitas vezes nem existem divergências, mas como existem muitos dados para analisar e alguns são complexos, surge a mensagem padrão "divergências", mas o que significa é que os teus dados irão ser verificados para apurar se existe ou não alguma falha); ou seja, esta é a resposta padrão para todas as situações mais complicadas. A análise pela AT será feita depois pela repartição da tua àrea, pelo que o melhor é lá te dirigires com a papelada toda e "ajudares" o funcionário que tem o teu processo a verificar todos os dados. Se não fizeres isso, haverá uma catrafada de etapas e prazos que têm de ser cumpridas e que vão levar imenso tempo. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...

Boa Tarde,

Para quem fez um resgate parcial de PPR em Novembro de 2022 (443 eur) de acordo com a lei 19/2022, e engloba rendimentos,  os valores a declarar deverão ser inscritos na categoria E da declaração de IRS, certo ? (PPR resgatado era seguro, e para o qual paguei IRS dos juros da parcela resgatada...)

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites