Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado da minha declaração IRS

Visitante Christophe Vieira

Recommended Posts

há 7 horas, JRJordao disse:

O meu tenho preenchido desde 2020, e este artigo de 2019 já fala nisso. Na altura surgia abaixo de "Dados Pessoais Relevantes" que apesar de generico é preferível ao atual "Dados Agregado IRS".

A informação é mantida para os anos seguintes.

Enfim... agora só posso fazer alterações para o ano? Não faz qualquer sentido... Tenho de esperar pela "época" de actualização de agregado, para poder actualizar informação de consignação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 565
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

33

• marcolopes

26

• Anabela Rocha

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

HugaBuga isso é bastante relativo, após passar ao estado ‘Declaração com Reembolso’, podem ser abertas divergências. Neste momento, existem milhares de declarações no estado ‘Declaração com Reemb

Indo pela entrega automática também aparece para consignar. Já tenho feito alguns automáticos e consigo colocar a entidade beneficiária. Acho que não é na primeira página, onde ele simula a separ

O IRS automático permite consignar sim. 

Posted Images

há 1 minuto, marcolopes disse:

Enfim... agora só posso fazer alterações para o ano? Não faz qualquer sentido... Tenho de esperar pela "época" de actualização de agregado, para poder actualizar informação de consignação?

Creio que sim. Deve ser para evitar alterações durante o processamento das declarações. Também agora com a entrega feita já não te servia de nada. Cria um lembrete no email ou telemóvel para o início de fevereiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/04/2022 às 17:08, marcolopes disse:

No meu caso a partir de Fevereiro de 2021 o meu dependente passou à condição de deficiente. Comuniquei nessa altura às finanças e entidade patronal para redução no desconto mensal. Na área pessoal dele surge como deficiente. Quando comuniquei agregado familiar este ano estava lá.  No IRS automático não.  Ao tentar mudar passou para manual. No caso da minha sogra que tem incapacidade há mais de 20 anos aconteceu a mesma coisa. E a diferença de reembolso era do triplo. Também a consignação este ano comuniquei antecipadamente tal como em 2021 e novamente não estava considerada no automático. Além de uma ou outra despesa (juros da casa não estavam no automático) porque quando optei pelo pré-preenchimento manual tive de as inserir porque não correspondiam ao que estava no mapa das deduções à colecta. 2020 foi o único ano que fiz automático e foi o ano em que menos recebi. Dá mais trabalho e espero mais mas prefiro manual onde posso confirmar r não,  simplesmente,  aceitar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, tarantinoguy disse:

Manual entregue a 01/04. RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. 11/04

Vai depender as rotinas de validação da AT. Se os valores não apresentassem discrepâncias relativamente aos comunicados à AT, sem anexos extra, etc, a validação deveria ser practicamente imediata... Mas está visto que não é (pelo menos no meu caso... não alterei qualquer valor, apenas adicionei o campo da consignação)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, marcolopes disse:

Vai depender as rotinas de validação da AT. Se os valores não apresentassem discrepâncias relativamente aos comunicados à AT, sem anexos extra, etc, a validação deveria ser practicamente imediata... Mas está visto que não é (pelo menos no meu caso... não alterei qualquer valor, apenas adicionei o campo da consignação)

Estão a dar prioridade às entregas automáticas (mais sexy na comunicação social) e ainda não olharam para qualquer manual. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, JRJordao disse:

Já li situações em que o dependente não estava a ser incluído no automático. Quem esquece um filho, pode esquecer outra coisa qualquer. :D

Acho que mais vale perder (investir) algum tempo e fazer a entrega manual com pré-preenchimento. Na maioria dos casos haverá pouquíssimo a preencher. No processo aprende-se alguma coisa. Para mim tudo o que envolva o meu dinheiro é assunto de interesse!

Eu concordo plenamente em fazer-se o IRS manual! Eu até a papel e caneta faria facilmente o meu (desculpem o flex) 😅

É algo que os portugueses deviam ter tanto conhecimento como têm por futebol e reality shows.

Infelizmente não corresponde à realidade e o IRS automático veio ajudar muitas famílias, por isso casos como este não devia acontecer

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, JRJordao disse:

Já li situações em que o dependente não estava a ser incluído no automático. Quem esquece um filho, pode esquecer outra coisa qualquer. :D

Foi o meu caso: faltavam os meus dois dependentes. :angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Optei pelo preenchimento manual desde o ano passado ou 2020. Quando simulava o automático faltava sempre os juros da casa e seguro de saúde por exemplo. Ou seja todas as faturas que fui validando no e-faturas transitavam para o automático mas tudo o que me era enviado à posteriori não entrava. No caso do dependente nem vi mas este ano como o meu filho passou à condição de deficiente, e apesar de desde fevereiro de 2021 as finanças terem conhecimento e constar na área dele, o automático não assumiu. E fez toda a diferença. Em 2019 recebi 700€ de reembolso quando todos os outros anos recebia acima de 2000. Quando mudei para manual voltei aos 2000... No caso da minha sogra, que tem deficiência há mais de 20 anos entregava o IRS a uma empresa para entregar. Nunca recebia nada. No ano passado entreguei eu, manual, e recebeu perto de 100€. O automático é perfeito para quem é solteiro, não tem outras despesas que não as do e-fatura, etc. Nos outros casos ignora sempre a restante informação - dependentes, deficiência, juros, outras despesas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Visitante PCC disse:

Bom dia,

Alguém com Manual que já  passou da fase de Declaração Certa?

A minha foi entreguei 31/03 e está neste estado

Muito obrigado 

A minha passou hoje! (entregue basicamente a 31/03 à meia-noite)

Mas apenas tenho uma divergencia relativamente à automática (a consignação de IRS)

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, marcolopes disse:

A minha passou hoje! (entregue basicamente a 31/03 à meia-noite)

Mas apenas tenho uma divergencia relativamente à automática (a consignação de IRS)

E passou para que estado? Já aparece o valor?

A minha continua como Declaração Certa mas ainda sem valor atribuído. 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites