Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Estado da minha declaração IRS

Visitante Christophe Vieira

Recommended Posts

• Respostas 565
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

33

• marcolopes

26

• Anabela Rocha

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

HugaBuga isso é bastante relativo, após passar ao estado ‘Declaração com Reembolso’, podem ser abertas divergências. Neste momento, existem milhares de declarações no estado ‘Declaração com Reemb

Indo pela entrega automática também aparece para consignar. Já tenho feito alguns automáticos e consigo colocar a entidade beneficiária. Acho que não é na primeira página, onde ele simula a separ

O IRS automático permite consignar sim. 

Posted Images

Este ano entreguei dia 30 mas ao comparar IRS automtomático com a entrega normal a diferença era de 3 vezes maior. Ou seja, no automático a simulação era de uma valor de 3 digitos e com a entrega normal mais que triplicou. Optei pela entrega normal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A entrega automática não permite a CONSIGNAÇÃO de imposto para uma instituição. Acho isto muito muito feio por parte do fisco!!! Claro que a maioria vai fazer a dec. automática... é simples!

Eu fiz a manual apenas por causa dessa razão... ou seja, todos os valores pré-preenchidos, apenas para poder colocar o NIF de uma instituição para que esta possa receber 0,5% do imposto (doado pelo estado)

Tem havido / há muita discrepância entre as declarações manuais (trabalho dependente) sem qualquer anexo adicionado, relativamente às automáticas?

RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.

2021 2022-04-01
    Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, marcolopes disse:

A entrega automática não permite a CONSIGNAÇÃO de imposto para uma instituição. Acho isto muito muito feio por parte do fisco!!! Claro que a maioria vai fazer a dec. automática... é simples!

Eu fiz a manual apenas por causa dessa razão... ou seja, todos os valores pré-preenchidos, apenas para poder colocar o NIF de uma instituição para que esta possa receber 0,5% do imposto (doado pelo estado)

Tem havido / há muita discrepância entre as declarações manuais (trabalho dependente) sem qualquer anexo adicionado, relativamente às automáticas?

RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.

2021 2022-04-01

Nunca fiz entrega automática, mas suponho que o propósito é mesmo não se ter de preencher valores. Do ponto de vista social seria simpático ter uma escolha opcional de instituição para consignações (IVA, IRS), mas deixaria de ser automática ;)

As entregas automáticas são processadas mais rápidamente, mas o resultado (obviamente) deverá ser o mesmo da via manual. Históricamente, tenho visto reembolsos de declarações manuais simples recebidos em 3 a 4 semanas. Mas tempos de processamento anteriores não são garantia de tempo de processamento atual :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://eco.sapo.pt/2022/04/08/reembolso-do-irs-comeca-a-cair-hoje-na-conta-bancaria-dos-contribuintes/

há 4 minutos, andre611 disse:

Sim, quando se comunicou o agregado familiar, existe também a opção de definir qual a entidade para consignar.

Depois aparece automaticamente preenchida, suponho que para quem faz o automático, seja também enviada.

Pois é, não me lembrei desse pré-preenchimento. 👍

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 11 horas, andre611 disse:

@marcolopes

Sim, quando se comunicou o agregado familiar, existe também a opção de definir qual a entidade para consignar.

Depois aparece automaticamente preenchida, suponho que para quem faz o automático, seja também enviada.

agredado-irs.jpg

Catano!!!!

Eu acho que já tinha preenchido isso anteriormente... ou é novo?? Vou verificar...

EDIT: Não... eu nunca acedi a essa opção... nunca tive necessidade... sabia lá que a consignação estava nesse menu. Nem tal faz sentido! 😕 Essa informação de consignação é mantida de um ano para o outro? Ou todos os anos é preciso preencher para que o IRS automático faça consignação?

Editado por marcolopes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, 00ba disse:

Indo pela entrega automática também aparece para consignar. Já tenho feito alguns automáticos e consigo colocar a entidade beneficiária.

Acho que não é na primeira página, onde ele simula a separada/conjunta, mas sim na seguinte.

Edit:

Até acho que é mesmo na primeira página.. lol já não sei mas sei que dá.

image.png.e4233b430d7c2a47546fd1ae902ea356.png

https://www.montepio.org/ei/ultimas/impostos-ultimas/consignacao-do-irs-saiba-como-fazer/

@marcolopes

Essa agora... eu tentei a opção de IRS automático, e não me foi apresentado nenhum quadro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites