Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Erro no simulador? Anexo G

Guest Gonçalo

Recommended Posts

Guest Gonçalo

Boa noite. 

Penso que o simulador tenha um erro. Simulei o meu IRS com entrega conjunta com a minha esposa com o preenchimento da folha de rosto, Anexo A e Anexo H e dá X€ a receber. No entanto, como o ano passado trocamos de casa tendo vendido e comprado a seguir, tendo mais valia que foi reinvestida a 100% (excepto o valor do crédito amortizado) tive também de preencher o anexo G. Neste caso a simulação da X€ a pagar. O ano passado já tinha feito simulação que a mudança de casa não seria alvo de imposto dado o que o que indiquei acima. Assim sendo devo aguardar uns dias para ver se o erro é corrigido ou devo desde já ligar ao apoio ao contribuínte? 

Obrigado. 

Guest Marlene

Bom dia,

Também acho que simulador estará com erro. 

Anexo G, com intenção de reinvestir, dá valor a pagar. Sem o Anexo G, valor a receber.

Se colocar os 100% da venda apenas num nif, valor a receber correto, mas quando divido 50% para cada um dos nifs, volta a dar o valor a pagar.

JRJordao

É uma situação já reportada por outros utilizadores.

Provavelmente é um bug na simulação e não afeta o real processamento da declaração.

Pode no entanto fazer declarações separadas, cada uma com 50% dos valores. Veja se assim o simulador já funciona.

Edited by JRJordao
    FilipaD

Bom dia.

Tenho exatamente o mesmo problema. Dá-me valor a pagar. No meu caso não reinvesti ainda tudo visto que é para construção, mas sempre li que não tinha que pagar irs se reinvestisse dentro do prazo legar. Vou testar a declaração individual para perceber se mantem o mesmo problema, de qualquer das formas não é opção enviar separado porque a diferença a receber é considerável.

Caso consigam perceber o que estamos a fazer mal, por favor escrevam aqui, vou seguir o tópico.

Cumprimentos.

JRJordao

Podem não estar a fazer nada de mal e ser um bug do simulador que não afeta o resultado da entrega. O simulador é meramente indicativo, não contempla todos os casos nem garante o resultado.

• 1 month later...
    Guest Sérgio Simões

Tenho o mesmo problema no anexo G. Se preencher no Quadro 04 o campo 4001 com 100% dos valores, tenho 1600€ a receber de IRS. Mas se preencher os campos 4001 e 4002 ambos com 50% fico a pagar 3150€. O apartamento que vendemos está ao nome dos dois (50%+50%). No quadro 05 não está a assumir o reinvestimento da linha 4002.

Alguma solução? Quero enviar o IRS mas será que corrigem o valor da simulação. É que no meu caso deixo de receber para pagar um valor absurdo.

Outra situação que gostava de expor.

Comprei por 150 000 e vendi por 200 000, o que dá uma mais valia de 50 000.

No entanto, só tinha um credito habitação de 100 000 porque na altura que comprei o apartamento fiz um esforço maior e utilizei poupanças.

Agora comprei uma casa maior porque a família cresceu por 220 000 e vou reinvestir 90 000 e contrair um crédito habitação de 130 000.

Pelos cálculos do simulador de mais valias ainda vou pagar imposto sobre uma mais valia de 2 500.

Isto é mesmo assim??? não deveria ser do tipo ganhaste 50 000, vais gastar tudo então não se paga.

Porque é que para determinar o valor a reinvestir não consideram o valor que gastamos e consideram o valor que sobra?

Quanto mais baixo for o valor em divida do empréstimo antigo mais irei pagar???

Alguém me pode ajudar a esclarecer?

• 2 weeks later...
    Guest Cátia L

Boa noite! Também tenho de preencher anexo G, por venda de HPP e intenção de reinvestimento e também me está a acontecer que o simulador não me está a dar o mesmo valor antes de colocar o anexo G.....já não sei o k fazer....e se depois não e erro do simulador e tenho de pagar??