Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

marco esteves

Boa tarde, a minha esposa recebeu este ano os subsídios de anos em atraso desde 2013, qual será o código para colocar nos rendimentos??? Obrigado 

JRJordao

Estamos a falar do quadro 5 do anexo A?

De certeza que esse montante não está já incluído algures no anexo A (por exemplo, somados aos de 2020 na tabela 4)? Faço a pergunta pois penso que em condições normais esses valores deviam vir pré-preenchidos.

Edited by JRJordao
    marco esteves

Boa tarde pois acho que este valor está duplicado pois passei de 34000 mil euros de rendimentos do ano passado para 46000 mil este ano. Retive 7000 mil para irs é só recebo 1000 desse valor, despesas de saúde 5400, casa juros é só recebo mil. Não sei se está alguma coisa errada. Obrigado 

JRJordao
    A 02/04/2021 às 12:56, marco esteves disse:

Boa tarde pois acho que este valor está duplicado pois passei de 34000 mil euros de rendimentos do ano passado para 46000 mil este ano. Retive 7000 mil para irs é só recebo 1000 desse valor, despesas de saúde 5400, casa juros é só recebo mil. Não sei se está alguma coisa errada. Obrigado 

Parece duplicado logo nos valores pré-preenchidos da declaração? Mesmo que se trate de uma declaração conjunta, no anexo A (quadros 4 e 5) dá para ver quais os rendimentos de cada titular (A e B), qual deles parece acima do esperado?

Recomendo simular a declaração de cada titular em separado, para tentar isolar qual está "diferente" do esperado.

Essas despesas de saúde dão uma dedução de (5400 x 15%) 810. Quanto aos juros de crédito habitação, a dedução (de até 296€, creio) é só se o contrato foi celebrado até 2011, contratos mais recentes não dão.

Se quiser, partilhe o resultado da simulação atual (sem rendimentos adicionados manualmente por si), bem como a simulação ou liquidação do ano passado, para compararmos.

Edited by JRJordao
    marco esteves

Senhor Jordão, verifiquei que o patrão da minha esposa que lhe pagou os subsídios em atraso desde 2015 estão todos declarados neste irs no quadro 5A. Se os colocar no 5B já tenho reembolso maior senão só recebo 1000 . Acha que devo fazer assim ou tenho de ir às finanças para alterar os irs dos anos anteriores?

JRJordao

Não estou familiarizado com esses quadros.

Pessoalmente, não alteraria dados pré-preenchidos da minha declaração sem ter a certeza do que estava a fazer ou confirmar com as finanças.