Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS 2021 - Programa de Arrendamento Acessível

Recommended Posts

Rubvi

Boa tarde, foristas! 

Comecei a tentar fazer o meu IRS deste ano, sendo que este ano tenho um imóvel arrendado ao abrigo do programa de arrendamento acessível e não estou a conseguir fazê-lo corretamente. O programa de arrendamento acessível confere regalias aos proprietários, sendo uma delas a não tributação em sede de IRS. 

Ao preencher tudo sem colocar o imóvel, dá-me a receber X; 

Ao preencher tudo e colocar o imóvel, mesmo pondo tudo o que acho que é necessário, preenchendo o arrendamento acessível dá-me X - o que me parece ser os 28,50% de taxas... 

Como conseguirei resolver esta situação?? 😐

Cumprimentos,

JRJordao

Os dois "X" que mencionas na tua explicação são valores diferentes? É que se for o mesmo valor parece-me correto ou seja, ao adicionares as rendas acessíveis recebidas as mesmas são ignoradas para efeitos de cálculo.

Se forem valores diferentes, para tentar perceber o que se passa ajudava muito se disponibilizasses as duas simulações (sem e com as rendas). Caso não te sintas à vontade para o fazer, podes indicar quais os valores que surgem diferentes entre elas?

Edited by JRJordao
    Rubvi
    há 20 horas, JRJordao disse:

Os dois "X" que mencionas na tua explicação são valores diferentes? É que se for o mesmo valor parece-me correto ou seja, ao adicionares as rendas acessíveis recebidas as mesmas são ignoradas para efeitos de cálculo.

Se forem valores diferentes, para tentar perceber o que se passa ajudava muito se disponibilizasses as duas simulações (sem e com as rendas). Caso não te sintas à vontade para o fazer, podes indicar quais os valores que surgem diferentes entre elas?

Olá, obrigado pela resposta, não me importo de colocar aqui as simulações, sendo que fiz 3:

Uma sem mencionar as rendas;

Uma mencionando as rendas e optando pelo englobamento;

Uma mencionando as rendas e não optando pelo englobamento;

Só achei estranho os quase menos 1000€ tendo em conta que o arrendamento acessível me isenta do pagamento das taxas, mas também pode ser pelo aumento do rendimento global... Obrigado pela ajuda...

3.jpg

2.jpg

1.jpg

JRJordao
    há 3 minutos, Rubvi disse:

Uma sem mencionar as rendas;

Uma mencionando as rendas e optando pelo englobamento;

Uma mencionando as rendas e não optando pelo englobamento;

Obrigado

Confirma-me só a ordem das fotos.

É que a primeira tem um rendimento global superior, logo não deve ser o "sem rendas"...

JRJordao

Bom, eis a minha interpretação dos cenários, espero não me ter enganado.

Se não acertei nos cenários, esquece as conclusões abaixo!

image.png.d098ca803c3e41fef8182112b1228f05.png

Portanto, obténs de longe o melhor resultado simulando sem as rendas.

Mas mesmo com o arrendamento acessível isento de IRS, não estou convencido que se deva fazer assim. Um rendimento estar isento e não ter que ser declarado são coisas diferentes.

Não consegui encontrar grande coisa sobre como declarar. Neste artigo do ano passado é dito, relativamente ao anexo F

Citação

deves preencher o quadro 4 se obtiveste, em 2019, rendimentos provenientes de contratos de arrendamento ao abrigo do Programa de Arrendamento Acessível

O quadro 4 é, tanto quanto sei, o quadro "normal" para as rendas recebidas. Não vejo nele qualquer coluna para indicar que se trata de arrendamento acessível. Deduzo assim que a AT irá a outro sistema determinar se o imóvel indicado está ao abrigo do programa.

É verdade que, quando simulas com as rendas nesse quadro (confirmas que é aí que as preenches?), elas são sujeitas a tributação.

No entanto, no resultado da simulação tens um botão | INFORMAÇÃO ADICIONAL |.  Se carregares aí vais encontrar

Citação

A aplicação de simulação de cálculo do IRS simula mas não contempla:

- Exclusão dos rendimentos associados a contratos de arrendamento acessível;

A minha interpretação é que atualmente o simulador não aplica a isenção sobre as rendas declaradas.

Penso assim que deves declarar as rendas (sem englobamento) e que no processamento da declaração elas serão excluídas, sendo o teu reembolso por volta do valor que obtiveste na simulação sem rendas. 🤞

Rubvi
    há 24 minutos, JRJordao disse:

Bom, eis a minha interpretação dos cenários, espero não me ter enganado.

Se não acertei nos cenários, esquece as conclusões abaixo!

image.png.d098ca803c3e41fef8182112b1228f05.png

Portanto, obténs de longe o melhor resultado simulando sem as rendas.

Mas mesmo com o arrendamento acessível isento de IRS, não estou convencido que se deva fazer assim. Um rendimento estar isento e não ter que ser declarado são coisas diferentes.

Não consegui encontrar grande coisa sobre como declarar. Neste artigo do ano passado é dito, relativamente ao anexo F

O quadro 4 é, tanto quanto sei, o quadro "normal" para as rendas recebidas. Não vejo nele qualquer coluna para indicar que se trata de arrendamento acessível. Deduzo assim que a AT irá a outro sistema determinar se o imóvel indicado está ao abrigo do programa.

É verdade que, quando simulas com as rendas nesse quadro (confirmas que é aí que as preenches?), elas são sujeitas a tributação.

No entanto, no resultado da simulação tens um botão | INFORMAÇÃO ADICIONAL |.  Se carregares aí vais encontrar

A minha interpretação é que atualmente o simulador não aplica a isenção sobre as rendas declaradas.

Penso assim que deves declarar as rendas (sem englobamento) e que no processamento da declaração elas serão excluídas, sendo o teu reembolso por volta do valor que obtiveste na simulação sem rendas. 🤞

Muito obrigado pela opinião, está exemplarmente bem explicada e confere.

É isso que vou fazer, comunicar sem englobamento e esperar que a devolução seja superior.

Agradecido! Cumprimentos!