Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Empresa pode cortar o Sub de turno?

Recommended Posts

Guest Ricardo Graça

Boa tarde, 

Estive em casa com o meu filho de 19/02 a 16/03 devido ás escolas estarem fechadas por causa da pandemia. 

No recibo de ordenado que recebi a empresa cortou-me o que podia só me pagando os 66% do base, a minha pergunta é, eles podem cortar nos subsídios de turno, sendo esta situação para apoio excecional á família?

Alguém conhece alguém ou alguma empresa que me ajude a interpretar o meu recibo de ordenado e a fazer as contas todas certinhas para saber se não estou a ser enganado? é que eu todos os meses sinto que sou enganado e o meu recibo é sempre uma confusão, nunca tive dificuldade me interpretar recibos mas desde que estou nesta empresa tem sido um problema.

Obrigado desde já pela ajuda. 

Ricardo Graça

Wakka
    há 17 horas, Visitante Ricardo Graça disse:

Boa tarde, 

Estive em casa com o meu filho de 19/02 a 16/03 devido ás escolas estarem fechadas por causa da pandemia. 

No recibo de ordenado que recebi a empresa cortou-me o que podia só me pagando os 66% do base, a minha pergunta é, eles podem cortar nos subsídios de turno, sendo esta situação para apoio excecional á família?

Alguém conhece alguém ou alguma empresa que me ajude a interpretar o meu recibo de ordenado e a fazer as contas todas certinhas para saber se não estou a ser enganado? é que eu todos os meses sinto que sou enganado e o meu recibo é sempre uma confusão, nunca tive dificuldade me interpretar recibos mas desde que estou nesta empresa tem sido um problema.

Obrigado desde já pela ajuda. 

Ricardo Graça

Coloque aqui o recibo cortando/ofuscando as partes que identifiquem a empresa ou você próprio para que alguém entendido na matéria o consiga ajudar.

Quanto à questão, não entendi, esteve em casa (a faltar) ou usou a baixa prevista para o apoio à família? Quais são as circunstâncias/características da sua família e que tipo de baixa utilizou? Não percebo quando diz que a "empresa" cortou tudo o que podia, quem define os apoios é a Segurança Social, apesar do seu pagamento estar a cargo da empresa.

Pode ver mais aqui:
    https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/emprego/noticias/apoios-para-quem-da-assistencia-a-familiares-devido-a-covid-19

PaulaSar

Já trabalhei por turnos e a sua duvida é normal.

A confusão acontece quando a empresa aplica o artigo 223 código do trabalho. Alguns patrões pagam o subsidio por turno, outros aplicam a lei e pagam por hora trabalhada. Se esteve de baixa só recebe o ordenado base todos os outros subsídios só entram se o seu patrão assim o quiser. Pois não está a trabalhar. Isso acontece também nos meses de férias.

A única excepção é se o seu contrato mencionar que os subsídios serão pagos durante os 12 meses do ano. Se não for o caso só recebe por trabalho presencial, ou nesta pandemia, por teletrabalho.

Espero ter ajudado.