Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Recommended Posts

    Olá a todos,

     tenho uma dúvida e peço-vos ajuda para me a esclarecerem: o meu pai morreu há mais de 8 anos e, ontem, recebemos uma carta do banco dirigida a ele (não aos seus herdeiros) a dizer que sendo ele avalista de um empréstimo ou algo assim e sendo que o pagamento deste está em incumprimento, que o meu pai devia proceder ao pagamento do que está em falta com juros (que ao todo somo mais do que 900 mil euros!). 
     

     Contudo, como já referi, o meu pai já faleceu há mais de 8 anos, nem a minha mãe nem eu tínhamos conhecimento do seu estatuto como avalista e a única coisa que herdámos dele foi a casa, que é onde vivemos agora. Há uns anos (em relação a outra dívida que penhorou) falámos com a advogada e ela disse que o estatuto de fiador ou avalista não se herda porque é um ato pessoal, até agora ainda não conseguimos voltar a entrar em contacto com ela e por isso é que peço a vossa ajuda. Já  estive a ler várias coisas e deixaram-me bastante confusas, porque umas dizem que em caso de morte de um fiador ou avalista quem tem de pagar não são os herdeiras mas sim a herança (ou seja, no nosso caso, teríamos de entregar a casa, e valesse o que valesse, o banco só podia exigir isso porque é herança que temos, outros dizem que os herdeiros é que ficam a pagar independentemente de ser através da herança ou prestações, e ainda outros dizem que nem os herdeiros nem a herança têm pagar porque eles não tinham conhecimento da situação e não é do seu interesse.

     Se me pudessem ajudar, ficava muito agradecido. É que a nossa herança é a casa onde vivemos e se a tivermos de entregar, não teremos onde viver, sequer!

    Link to post
    Share on other sites
    ruicarlov

    A primeira coisa que leu parece-me a mais acertada. É o património do avalista que é responsável por pagar essa dívida, logo os herdeiros em si não ficam avalistas. O pior cenário parece-me mesmo terem de entregar a casa. Agora pode haver alguns detalhes relativos à data de vencimento da livrança associada a esse crédito. Se ela tinha uma data de vencimento pelo menos três anos antes do envio dessa carta, então pode haver oposição a essa execução.

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...