Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Onde investir ETF e Fundos

Visitante Alfredo

Recommended Posts

Visitante Alfredo

Tudo bem

Nunca investi em Fundos/ITF e estou com curiosidade, estou a pensar em fazer um pequeno investimento nestes produtos.

Gostaria de saber quais os bancos ou correctoras onde investir, qual é a melhor opção onde se pague menos para adquirir ou manter os produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Muitos bancos têm essa opção. Diria mesmo que todos os bancos devem ter a opção de investir em fundos de investimento. ITF não sei o que é, mas talvez queira dizer ETF?

Relativamente aos fundos de investimento, a maior parte dos bancos não cobra custos de guarda de títulos, o que é importante. Por exemplo, o banco Best, banco Big e Activobank não cobram esta taxa; o Bankinter cobra. Os bancos que referi foram aqueles que já experimentei. Pode começar por ligar para o seu banco e perguntar isto. 

Sendo um "pequeno investimento", é melhor escolher um banco que não cobre estas taxas, porque ainda costumam ser elevadas para pequenos montantes (por exemplo, costumam ser uns 10 euros a cada 3 meses). 

Normalmente os fundos de investimento não têm custos  de subscrição ou resgate, porém alguns podem ter. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 month later...
    On 3/30/2021 at 3:54 PM, DAMP said:

Atenção aos conflitos de interesse. O gestor trabalha para o banco, as recomendações dele poderão não ser as melhores para ti, mas sim para o banco...

Sublinho o que o DAMP disse. Os gestores provavelmente estarão incentivados a vender os produtos oferecidos pelos próprios bancos, como PPRs e fundos de investimentos, que podem não ser os mais adequados para ti.

On 3/11/2021 at 2:50 PM, Guest Alfredo said:

Gostaria de saber quais os bancos ou correctoras onde investir, qual é a melhor opção onde se pague menos para adquirir ou manter os produtos.

Em Maio do ano passado, publiquei um guia sobre como investir na bolsa que também inclui a minha forma de pensar sobre como escolher uma corretora. Podes lê-lo aqui. Na altura fiz uma comparação dos custos de algumas corretoras num excel, que podes descarregar aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites