Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Simulador IRS 2021

Miguel_Moreira

Recommended Posts

Miguel_Moreira

Viva, conhecem algum simulador IRS 2021 fiável, para não ter que aguardar pelo fim de março pelo das Finanças?

Falaram-me do simulador da PWC mas no excel, logo que adiciono um 2ª titular dá-me um erro na macro e impede a simulação...

Conhecem outros que tenham utilizado e sejam minimamente fiáveis?

Obrigado,

Miguel Moreira

Wakka
    há 1 hora, Miguel_Moreira disse:

Viva, conhecem algum simulador IRS 2021 fiável, para não ter que aguardar pelo fim de março pelo das Finanças?

Falaram-me do simulador da PWC mas no excel, logo que adiciono um 2ª titular dá-me um erro na macro e impede a simulação...

Conhecem outros que tenham utilizado e sejam minimamente fiáveis?

Obrigado,

Miguel Moreira

Se não tem investimentos e a declaração for "simples". Pode utilizar este:
    https://www.apfn.com.pt/irs2020.php

• Like 1
    Miguel_Moreira
    há 3 horas, Wakka disse:

Se não tem investimentos e a declaração for "simples". Pode utilizar este:
    https://www.apfn.com.pt/irs2020.php

Muito obrigado pelo feedback!
    Já conhecia esse simulador, voltei a utilizá-lo mesmo agora e para o meu caso no ano passado dá uma diferença de 500 a 600€ face ao real (Finanças) e no nosso caso é bastante simples e sem investimentos.
    Além de que ainda não tem o simulador para este ano... de qualquer forma agradeço.

• 2 weeks later...
    Guest Mário
    A 10/03/2021 às 10:25, PaulaSar disse:

Pode usar o simulador offline das finanças mesmo, mas seram valores do ano passado. Para mim este  o melhor.

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/main.jsp?body=/de/menuDownSimulador.jsp

O simulador das finanças não serve. Para alem de não libertarem o ano de 2020, só permite a simulação até 2019. Pode é simular o 2019 com valores de 2020 sabendo que haverá uma pequena diferença residual. A AT insiste nesta triste realidade ano após ano mas se um contribuinte quiser simular dois ou três meses antes de Abril, não consegue. Antigamente ainda havia uns bons simuladores do Pedro Mesquita   (Pedro e o Blog) mas infelizmente deixou de atualizar desde o ano passado. De resto os simuladores aqui comentados são muito maus com falhas e omissões de anexos e nem situações fiscais diferente como por exemplo regime deficiente. É o que temos..

PaulaSar

Sim concordo consigo. É impossível saber o valor antes de ficar online a entrega do irs. Sim só dá uma ideia.
    Mas considero, na minha opinião, o melhor será o das finanças. No meu caso foi sempre exacto o valor que saiu no apuramento, eu entrego sempre o irs no 1 dia, na 1 hora online. 

DAMP
    há 1 hora, PaulaSar disse:

Sim concordo consigo. É impossível saber o valor antes de ficar online a entrega do irs. Sim só dá uma ideia.
    Mas considero, na minha opinião, o melhor será o das finanças. No meu caso foi sempre exacto o valor que saiu no apuramento, eu entrego sempre o irs no 1 dia, na 1 hora online. 

Logo assim que abre o prazo? Do que leio por aí, recomendam esperar uns 15 dias para as finanças corrigirem erros que costuma haver

JRJordao
    há 6 minutos, DAMP disse:

Logo assim que abre o prazo? Do que leio por aí, recomendam esperar uns 15 dias para as finanças corrigirem erros que costuma haver

Creio que esses erros costumam ter mais a ver com o simulador (ou seja, com o resultado "prometido") de que propriamente com o bom tratamento dos dados declarados. Ao entregar logo no início há maior risco de surpresas.

Eu costumo obter os dados da declaração no dia 1 e guardá-los localmente, para os verificar/completar cuidadosamente, e alguns dias mais tarde submeter. Entretanto vou-me mantendo atento às notícias (contaspoupanca.pt e este fórum) sobre "bugs" detetados.

• Thanks 1
    Diogo Duarte

Podem sempre submeter a dia 1 e depois simular passado 1 mês ou ir simulando quando quiserem. Se virem que foram prejudicados por bugs ou algo substituem a declaração 

JRJordao
    há 9 horas, Diogo Duarte disse:

Podem sempre submeter a dia 1 e depois simular passado 1 mês ou ir simulando quando quiserem. Se virem que foram prejudicados por bugs ou algo substituem a declaração 

Só se consegue perceber se fomos prejudicados ao receber a liquidação. Lá porque antes de entregares a simulação te deu X, não garante que seja esse o resultado real (embora na maioria dos casos seja, ou muito aproximado). Muitas vezes os bugs são na simulação, não no processamento das declarações.

Edited by JRJordao