Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS eToro

jpnop

Recommended Posts

Bom dia,

Uso a eToro na sua função CopyTraders, ou seja, tenho o meu dinheiro alocado à carteira de alguns destes traders, ou seja as minhas posições são abertas e fechadas de acordo com o que o trader faz. Isto envolve muitaaaaas transações anuais de ações, índices, cryptos, etc (dependendo da carteira de cada um). Alguém sabe como declarar isto no IRS e se a eToro disponibiliza um resumo de todas as transações.

Depois através de uma corretora nacional eu próprio faço algum trading com índices, forex, etc.

É possível na declaração de IRS abater as perdas aos ganhos, ou seja, englobando, sem que esse englobamento abranja rendimentos da categoria A (trabalho dependente)? Já me disseram que sim mas não encontro informação sobre isso.

JRJordao
    há 5 horas, jpnop disse:

É possível na declaração de IRS abater as perdas aos ganhos, ou seja, englobando, sem que esse englobamento abranja rendimentos da categoria A (trabalho dependente)? Já me disseram que sim mas não encontro informação sobre isso.

Os rendimentos da categoria A são sempre englobados.

As mais/menos valias com ações, etc devem ser declaradas no anexo G (banco/corretora em Portugal) ou J (banco/corretora no estrangeiro). Se optares por as englobar, o seu saldo positivo final será somado aos teus rendimentos de trabalho e com esse total será determinado o escalão de IRS aplicável. Caso contrário, esse saldo positivo será sujeito à taxa autónoma de 28% e o teu escalão de IRS será determinado apenas pelos rendimentos de trabalho.

Mais informação em https://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/investimentoscomo-declarar-no-irs-e-pagar-menos

Nas restantes questões não te sei ajudar.

• 2 weeks later...
    luisdeaguiar

Neste caso, as transações têm de ser declaradas individualmente? Usando o CopyTraders, tenho milhares de transações? Não dá para declarar em bloco?

Guest Ludovine

Também tenho essa dúvida em relação aos copytraders. Tenho milhares de transações (com resultado final negativo em cerca de 50euros lol). Já li que se podia apresentar apenas o lucro/prejuízo da globalidade desses copytraders (penso que seria declarado na parte onde se declaram os CFDs) mas não tenho confirmação oficial.

Também já li que no caso de haver um número considerável de transações de açções/ETFs se podia aglomerar as diferentes ações pelas diferentes bolsas (em vez de declarar acção a acção).

Alguem pode confirmar estas informações?

• 5 weeks later...
    Guest sergiomgomes
    A 07/03/2021 às 23:15, Visitante Ludovine disse:

Também tenho essa dúvida em relação aos copytraders. Tenho milhares de transações (com resultado final negativo em cerca de 50euros lol). Já li que se podia apresentar apenas o lucro/prejuízo da globalidade desses copytraders (penso que seria declarado na parte onde se declaram os CFDs) mas não tenho confirmação oficial.

Também já li que no caso de haver um número considerável de transações de açções/ETFs se podia aglomerar as diferentes ações pelas diferentes bolsas (em vez de declarar acção a acção).

Alguem pode confirmar estas informações?

As minhas operações no etoro são quase todas em formato de copytraders. Ou seja tenho umas listagem gigante de operações feitas (acções, criptos, etc.) e estou mesmo perdido de como devo preencher a declaração de IRS. Sendo uma corretora estrangeira devia colocar estas operações no Anexo J - Quadro 9.2A, certo?

A grande dificuldade é como preencher este quadro. Devo preencher por acção/empresa, ou posso fazer um agrupamento pelo tipo de produto financeiro?

Uma última questão, os valores que a etoro me fornece em extracto são em US dólares. Na plataforma das finanças os valores inseridos aparecem em Euros. Como se resolve isto?

Help!

Obrigado

• 1 month later...
    Guest Pierre Gost
    A 07/04/2021 às 11:28, Visitante sergiomgomes disse:

As minhas operações no etoro são quase todas em formato de copytraders. Ou seja tenho umas listagem gigante de operações feitas (acções, criptos, etc.) e estou mesmo perdido de como devo preencher a declaração de IRS. Sendo uma corretora estrangeira devia colocar estas operações no Anexo J - Quadro 9.2A, certo?

A grande dificuldade é como preencher este quadro. Devo preencher por acção/empresa, ou posso fazer um agrupamento pelo tipo de produto financeiro?

Uma última questão, os valores que a etoro me fornece em extracto são em US dólares. Na plataforma das finanças os valores inseridos aparecem em Euros. Como se resolve isto?

Help!

Obrigado

Boa tarde,

já conseguiu resolver o problema da declaração do Etoro no IRS ?

Como fez ?..estou com o mesmo problema...