Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS eToro

jpnop

Recommended Posts

Bom dia,

Uso a eToro na sua função CopyTraders, ou seja, tenho o meu dinheiro alocado à carteira de alguns destes traders, ou seja as minhas posições são abertas e fechadas de acordo com o que o trader faz. Isto envolve muitaaaaas transações anuais de ações, índices, cryptos, etc (dependendo da carteira de cada um). Alguém sabe como declarar isto no IRS e se a eToro disponibiliza um resumo de todas as transações.

Depois através de uma corretora nacional eu próprio faço algum trading com índices, forex, etc.

É possível na declaração de IRS abater as perdas aos ganhos, ou seja, englobando, sem que esse englobamento abranja rendimentos da categoria A (trabalho dependente)? Já me disseram que sim mas não encontro informação sobre isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, jpnop disse:

É possível na declaração de IRS abater as perdas aos ganhos, ou seja, englobando, sem que esse englobamento abranja rendimentos da categoria A (trabalho dependente)? Já me disseram que sim mas não encontro informação sobre isso.

Os rendimentos da categoria A são sempre englobados.

As mais/menos valias com ações, etc devem ser declaradas no anexo G (banco/corretora em Portugal) ou J (banco/corretora no estrangeiro). Se optares por as englobar, o seu saldo positivo final será somado aos teus rendimentos de trabalho e com esse total será determinado o escalão de IRS aplicável. Caso contrário, esse saldo positivo será sujeito à taxa autónoma de 28% e o teu escalão de IRS será determinado apenas pelos rendimentos de trabalho.

Mais informação em https://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/investimentoscomo-declarar-no-irs-e-pagar-menos

Nas restantes questões não te sei ajudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Ludovine

Também tenho essa dúvida em relação aos copytraders. Tenho milhares de transações (com resultado final negativo em cerca de 50euros lol). Já li que se podia apresentar apenas o lucro/prejuízo da globalidade desses copytraders (penso que seria declarado na parte onde se declaram os CFDs) mas não tenho confirmação oficial.

Também já li que no caso de haver um número considerável de transações de açções/ETFs se podia aglomerar as diferentes ações pelas diferentes bolsas (em vez de declarar acção a acção).

Alguem pode confirmar estas informações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    Visitante sergiomgomes
    A 07/03/2021 às 23:15, Visitante Ludovine disse:

Também tenho essa dúvida em relação aos copytraders. Tenho milhares de transações (com resultado final negativo em cerca de 50euros lol). Já li que se podia apresentar apenas o lucro/prejuízo da globalidade desses copytraders (penso que seria declarado na parte onde se declaram os CFDs) mas não tenho confirmação oficial.

Também já li que no caso de haver um número considerável de transações de açções/ETFs se podia aglomerar as diferentes ações pelas diferentes bolsas (em vez de declarar acção a acção).

As minhas operações no etoro são quase todas em formato de copytraders. Ou seja tenho umas listagem gigante de operações feitas (acções, criptos, etc.) e estou mesmo perdido de como devo preencher a declaração de IRS. Sendo uma corretora estrangeira devia colocar estas operações no Anexo J - Quadro 9.2A, certo?

A grande dificuldade é como preencher este quadro. Devo preencher por acção/empresa, ou posso fazer um agrupamento pelo tipo de produto financeiro?

Uma última questão, os valores que a etoro me fornece em extracto são em US dólares. Na plataforma das finanças os valores inseridos aparecem em Euros. Como se resolve isto?

Help!

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Pierre Gost
    A 07/04/2021 às 11:28, Visitante sergiomgomes disse:

As minhas operações no etoro são quase todas em formato de copytraders. Ou seja tenho umas listagem gigante de operações feitas (acções, criptos, etc.) e estou mesmo perdido de como devo preencher a declaração de IRS. Sendo uma corretora estrangeira devia colocar estas operações no Anexo J - Quadro 9.2A, certo?

A grande dificuldade é como preencher este quadro. Devo preencher por acção/empresa, ou posso fazer um agrupamento pelo tipo de produto financeiro?

Uma última questão, os valores que a etoro me fornece em extracto são em US dólares. Na plataforma das finanças os valores inseridos aparecem em Euros. Como se resolve isto?

Help!

Obrigado

Boa tarde,

já conseguiu resolver o problema da declaração do Etoro no IRS ?

Como fez ?..estou com o mesmo problema...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • 1 month later...
    A 06/01/2022 às 09:51, Visitante vitorio disse:

Adiciono aqui o meu post na tentativa de ressuscitar este tópico pois também partilho das dúvidas apresentadas.

Também tenho a mesma dúvida. Como declarar as milhares de transações resultantes de Copy Trading..... no meu caso, tb está negativo (meia dúzia de euros)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas malta, Por tudo que já pesquisei basicamente têm de declarar tudo.

à excepção das criptomoedas que pelo que sei só se fossem uma empresa que trabalhassem com cripto é que precisam de declarar.

Para irem buscar essas informações é na parte de definições, conta  e extratos de conta depois selecionam as datas que querem. 

Eu não faço copytrader mas a minha dica é: todos os meses copiarem para um excel e fazerem o cambio para €.

eu uso este site porque assim consigo colocar a data do dia de dividendo ou venda de ação: https://www.oanda.com/currency-converter/pt/?from=USD&to=EUR&amount=0

Em termos de Dividendos está lá bem especificado a % de impostos pagos na fonte mas em termos de ações é que não sei como funciona, presumo que não se pague impostos na fonte e tenha de ser depois pago no IRS. quem souber que esclareça esta parte. 

Felizmente /infelizmente ainda não tenho que me preocupar com a parte de venda de ação... ainda tenho um ano para descobrir esta parte.

🙃

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Vou desenterrar este tópico..

Tenho uma situação em que, através do sistema Copy Trading, realizou milhares de transações.. 

Não sendo possível declará-las individualmente no IRS, deve a pessoa utilizar apenas uma linha considerando as datas de início/fim e a mais/menos valia total? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 07/04/2021 às 11:28, Visitante sergiomgomes disse:

Help!

Obrigado

Não sei se é o correcto porque é o primeiro ano e que declaro este tipo de rendimentos mas uso o seguinte link para a conversão: EUR USD Dados Históricos - Investing.com

Utilizo o ´último` valor do dia e faço os cálculos todos numa folha Excel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/03/2021 às 23:15, Visitante Ludovine disse:

Boa tarde.

Abri apenas uma posição de cópia mas resultou em dezenas de transações. Há quem tenha copiado vários traders e tenha assim feito milhares de transações. Parece-me insensato e quase inimaginável - devido à quantidade de trabalho - ter de as agrupar pelos diversos países. Assim, apesar de ainda não ter obtido qualquer resposta sobre esta questão e de ser o primeiro a declarar este tipo de rendimentos, provavelmente indicarei os valor totais de realização e de aquisição, e no campo referente ao país o Chipre. 

Agradeço que se entretanto tiver alguma resposta oficial a partilhe. Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante lamas1984

Também não me parece nada bem registar toda a compra e venda que sejam feitas de acções quando estamos a aderir ao serviço do 'copy traders'. Para terem uma ideia, eu tenho um relatório da Etoro anual das minhas posições de mercado e esse relatório tem 73 páginas, onde cada página deve ter á volta de 50 operações de compra e venda! Imaginar registar isto tudo na folha do IRS e ainda pensarmos que temos de ver os cambios da moeda USD naquele dia e os Países das sedes de cada empresa que investimos é um trabalho quase infinito. Se houver alguém que já se safa melhor neste assunto e no que respeita ás declarações ás nossas queridas Finanças, apelo aqui á vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites