Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Anular recibos verdes para o estrangeiro

Guest miguelborralho

Recommended Posts

Guest miguelborralho

Boa noite.

No outro dia enganei-me a passar uma fatura-recibo para um cliente do Reino Unido. Entrentanto reparei que me tinha esquecido de uma informação na descrição Tentei anular mas não consegui, portanto criei um novo recibo com a correcção. Pensei que mais tarde se enviasse um email para o suporte que me ajudariam a resolver a situação. Mas a resposta que obtive foi que a seguinte:

Citação

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    Da consulta ao sistema da A.T. verifica-se que foram emitidos recibos sem nº de contribuinte associado pelo que não é possível a sua anulação.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Como são o recibos para o estrangeiro o campo NIF é vazio. No entanto o campo NIF ESTRANGEIRO/OUTRO DOC.IDENT. está preenchido.

Será que não posso mesmo anular?

Obrigado

• 1 month later...
    Guest João

Tenho o mesmo problema, não consigo anular o recibo com nif estrangeiro. Já obtive resposta da AT.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    O artigo 4.º da Portaria n.º 338/2015, de 8 de outubro, prevê a possibilidade de anulação de faturas e de faturas-recibo. De acordo com o seu n.º 3 "Verificada a anulação, a Autoridade Tributária e Aduaneira envia comunicação informativa à entidade que conste na fatura, no recibo e na fatura-recibo, como adquirente dos bens ou dos serviços prestados". Assim, estando esta comunicação alicerçada no número de identificação fiscal português válido do adquirente, sempre que sejam emitidas faturas ou faturas-recibo sem a sua indicação, a aplicação informática inviabiliza a anulação dos documentos.
    Deste modo, e no caso da fatura-recibo que pretende anular vier a ser substituída pela emissão de novo documento (designadamente, por erro nas importâncias, na identificação do adquirente, etc?), deve emitir o novo documento com a identificação fiscal do cliente e indicar no campo da descrição da atividade o motivo de o estar a emitir, para no caso de a sua declaração de rendimentos vir a gerar divergência poder justificar a mesma.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

É uma forma "inteligente" para gerar mais confusão numa coisa que estava bem com estava antes em que era permitido anular recibos com o nif estrangeiro.

• 4 weeks later...
    Guest VIsitante2

Mesma situação. Me enganei e emiti duas vezes um recibo verde para o estrangeiro. Agora nao posso anular. Isso é muito ruim. E nao entendi nada da resposta da pessoa ali acima. Que horror.