Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dilema na escolha de PPR

Recommended Posts

Olá! 

Neste momento estou num grande DILEMA relativamente à escolha de uma ou duas PPRs.
    Estou em dúvida entre o PPR AR e o PPR NB (Activo Bank).

Para situar a situação, neste momento tenho conta no Activo Bank, já andei a pesquisar sobre o PPR NB, agradou-me bastante. 
    Tendo conta no Activo Bank há algum tempo, o processo seria mais fácil e rápido.

Contudo, em todos os artigos que leio, vejo que o PPR AR é também um excelente opção, talvez até com melhores ganhos. 

Sendo assim tenho algumas dúvidas que gostaria de colocar, de forma a serem esclarecidas:
    1. Entre o PPR AR  e o PPR NB (Activo Bank), qual escolheriam ? Ou até escolheriam os 2 ? 
    2. Sei que para o PPR AR teria que abrir conta no Banco Invest, colocar 5000€. Contudo, depois da abertura do PPR AR, posso deixar, por exemplo 1000€ "apenas" e ir reforçando ? 
    3. Sei que os prazos para obter mais rentabilidade nos PPR são de normalmente 5 anos. Imaginemos que abria hoje o PPR AR ou PPR NB e no ano 2025 iria resgatar o que tenho lá. Iria ter alguma penalização, caso não declarasse o IRS do PPR ? Iria obter os ganhos / perca sem qualquer chatice e custo de manutenção ?
    4. Sugere mais alguma PPR ? 

Acredito que toda a ajuda é bem-vinda. 

Obrigado!

Olá! 

Primeiro, vê bem se estás a fazer um PPR porque já decidiste que queres um, e faz parte da tua estratégia de investimento, ou porque em dezembro nos bombardeiam sempre com promoções ao subscrever PPRs... Não me parece esse o caso, mas só para confirmar. 

Acho que não deves abrir um PPR só porque tens conta no banco... Deves olhar para os retornos e histórico do mesmo, e mais importante, para o tipo de activos que os PPR têm em carteira. Por exemplo, a % acções e de obrigações, derivados, a estratégia de investimento...

Respondendo às tuas perguntas:

1 - o AR PPR está no meu radar, é provável que invista no mesmo no futuro. Tem muito bom historial e é mais defensivo. O NB PPR já ouvi falar como um bom, mas nunca me debrucei sobre ele. Portanto, apesar de não ser uma comparação justa, iria para o AR. 

2- vê este tópico: 

3 - penso que sim, mas tens que ver as condições contratuais. Deve depender do PPR e do banco onde subscreves. Mas sim, isso é apenas se não usufruíres dos benefícios fiscais à entrada!

4 - dependendo dos teus objetivos e estratégia de investimento, vê também o SGF stoik, e os da optimize! 

Obrigado! 
    Estou a falar disto neste mês de Dezembro porque calhou, foi o mês que terminou a "investigação". Mas obrigado pelas dicas.
    Neste momento estou inclinado para o AR. Também vi esses que sugeriu, mas gostaria de ter, inicialmente apenas um PPR.

Relativamente a essas soluções apresentadas, fiquei mais pé atrás devido ao custos apresentados pelos mesmos (SGF e Optimize). Parece que poderão ser valores maiores.