Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundo Garantia Automóvel - Bateram-me e fugiram

Guest paula

Recommended Posts

Isto é mais um desabafo e uma tentativa para ver se alguém me pode ajudar.

Na sexta feira de manhã deixei o meu carro estacionado no largo do prédio e ficou lá todo o fim de semana. Este largo é sem paquímetros e todos nas redondezas metem aqui o carro para fugir ao paquímetro, até do aeroporto de lisboa. 

Hoje quando cheguei ao meu carro, vi que me tinham destruído a parte da frente do mesmo. Não sei o dia, nem a hora, nem quem me bateu no carro. Apesar de a entrada do prédio ser desse lado, não tenho janela para o largo. Sendo o meu carro um Toyota velho mas muito resistente, quem me bateu bateu a sério. A policia, PSP, também diz que tenho que saber quem me bateu no carro. Telefonei para o seguro, e só ativam o FGA se identificar o culpado, ou seja se a pessoa se identificar. O FGA, ao telefone, também me diz que só ativa o seguro se houver danos corporais ou se se identificar o culpado. 

Agora pregunto este fundo é o quê??? se só há FGA se se identificar o culpado e ele der o numero da apólice dele , para que é este FUNDO???

Isto não é um fundo de garantia automóvel é uma troca de indeminizações de seguros, como são normalmente nos acidentes. Dois seguros que se ativam para apurar responsabilidades.

Fiquei com o carro destruído o culpado Fugiu, eu tenho mobilidade reduzida e já não consigo fazer nada sem carro.

Este pais só defende esta gente? E eu agora fico sem carro?

Alguém por favor me sabe ajudar? Alguém sabe como consigo que o FGA me arranje o carro?

• 1 month later...

conforme já lhe indicaram:

https://www.asf.com.pt/NR/exeres/859265FC-0C1E-4495-A986-AEAEE779B453.htm

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

E uma situaçãoterrível já me aconteceu.  Se não pode mesmo fazer nada sem o carro deveria ter um seguro de danos próprios para estes imprevistos 

Edited by baga
    há 16 horas, P2P Money Maker disse:

O que tinha de ter era um seguro de danos próprios do seu carro. Ponto

há 14 horas, baga disse:

E uma situaçãoterrível já me aconteceu.  Se não pode mesmo fazer nada sem o carro deveria ter um seguro de danos próprios para estes imprevistos 

Se se tratava de um carro velho, como é dito, as seguradoras não fazem seguros de danos próprios. O máximo que conheço será o caso da Seguro Directo, que só faz até aos 12 anos de idade do veículo. Portanto, não seria solução.

Wakka
    A 30/01/2021 às 15:00, Ducas disse:

Se se tratava de um carro velho, como é dito, as seguradoras não fazem seguros de danos próprios. O máximo que conheço será o caso da Seguro Directo, que só faz até aos 12 anos de idade do veículo. Portanto, não seria solução.

Depende, se sempre tivesse tido seguro de danos próprios o carro pode ser velho mas o seguro mantêm-se. Se mudar de seguradora é que podem rejeitar (com razão) fazer novo seguro de danos próprios.

Mas sim, nestes casos e se o carro é imprescindível o seguro de danos próprios é um must.

há 57 minutos, Wakka disse:

Depende, se sempre tivesse tido seguro de danos próprios o carro pode ser velho mas o seguro mantêm-se. Se mudar de seguradora é que podem rejeitar (com razão) fazer novo seguro de danos próprios.

Mas sim, nestes casos e se o carro é imprescindível o seguro de danos próprios é um must.

Em relação à manutenção do seguro de danos próprios num carro velho, não é essa a minha experiência. Mas admito que possa acontecer em seguradoras com as quais nunca lidei.

De qualquer modo, ainda que o façam, e dependendo do veículo em causa, a partir de determinada idade do carro o seguro de danos próprios deixa de compensar (salvo raras excepções). Considerando que o valor seguro do carro (o máximo que pagam em caso de sinistro) vai sempre baixando até chegar a um valor residual e que o valor do prémio chega a um ponto em que não desce mais, o que acontece é que estamos a pagar "à cabeça" grande parte do valor que não queremos pagar em caso de hipotético acidente. 

Mas claro, cada caso é um caso e, portanto, cada um é que deve analisar o seu caso e determinar se vale a pena ou não proteger-se contra os riscos que pode vir a ter que suportar. 

• Upvote 1
    Wakka
    Agora mesmo, Ducas disse:

Em relação à manutenção do seguro de danos próprios num carro velho, não é essa a minha experiência. Mas admito que possa acontecer em seguradoras com as quais nunca lidei.

De qualquer modo, ainda que o façam, e dependendo do veículo em causa, a partir de determinada idade do carro o seguro de danos próprios deixa de compensar (salvo raras excepções). Considerando que o valor seguro do carro (o máximo que pagam em caso de sinistro) vai sempre baixando até chegar a um valor residual e que o valor do prémio chega a um ponto em que não desce mais, o que acontece é que estamos a pagar "à cabeça" grande parte do valor que não queremos pagar em caso de hipotético acidente. 

Mas claro, cada caso é um caso e, portanto, cada um é que deve analisar o seu caso e determinar se vale a pena ou não proteger-se contra os riscos que pode vir a ter que suportar. 

Há seguradoras que não fazem seguros de danos próprios a carros com mais de 5 anos outras com mais de 6, etc. Depende muito. Para mim um carro velho é com 10 anos ou mais. Pessoalmente vendo os meus carros no máximo aos 10 anos e sempre consegui manter os seguros de danos próprios. Neste momento, tenho um com 6 anos e continuo com seguro de danos próprios sem qualquer problema. Mas com carros com mais de 10 anos também não tenho qualquer experiência.

O "velho" é relativo, nunca cheguei a ter um carro com 30 anos e com seguro de danos próprios, não estava a pensar nesses casos :D 

há 8 minutos, Wakka disse:

Há seguradoras que não fazem seguros de danos próprios a carros com mais de 5 anos outras com mais de 6, etc. Depende muito. Para mim um carro velho é com 10 anos ou mais. Pessoalmente vendo os meus carros no máximo aos 10 anos e sempre consegui manter os seguros de danos próprios. Neste momento, tenho um com 6 anos e continuo com seguro de danos próprios sem qualquer problema. Mas com carros com mais de 10 anos também não tenho qualquer experiência.

O "velho" é relativo, nunca cheguei a ter um carro com 30 anos e com seguro de danos próprios, não estava a pensar nesses casos :D 

Ah ok, então não estamos a divergir no ponto essencial. Como disse acima, sei de casos em que fazem seguro com danos próprios até aos 12 anos, portanto, as coisas batem certo.

A diferença prende-se só com o conceito de "carro velho" e esse é, de facto, subjectivo. Para mim, um carro é novo até aos 4 ou 5 anos, depois durante uns anos nem é novo nem velho, e depois a entrada na velhice depende muito do carro em questão e do estado de conservação. Por exemplo, o carro que tenho foi comprado novo e faz 11 anos este mês e, para mim, está longe de ser velho face ao carro que é e ao estado em que se encontra. E, já agora, tive seguro com danos próprios até há pouco tempo :) Deixei de ter quando achei que o valor do prémio (mesmo após negociação contínua) era demasiado elevado para o valor atribuído ao carro pelas seguradoras.

Guest Paula

Agradeço a todos que me responderam,

O carro tem 20 anos, faz este ano 21.

Quando fiquei desempregada em 2005 tive que desistir do seguro contra todos, pois a minha prioridade foi pagar a casa para não ficar na rua.

Como ganhava bem as minha economias chegaram, mas fiquei sem nada.

O carro felizmente andou e segundo o mecânico não sofreu danos estruturais. Ficou todo partido na frente mas anda.

E ter seguro contra todos é só para quem pode, neste momento reformada por invalidez é me impossível comprar outro carro muito menos ter seguro contra todos. E nenhum seguro o faz, mesmo que pagasse balúrdios.

Fiquei com o prejuízo, ninguém se identificou. Continuo com o carro partido.

Mesmo que tivesse tirado a matricula ficava com o prejuízo. Pois não conseguia provar que o carro tinha me batido, mesmo que tivesse amolgado. E como não posso tirar fotos e fazer vídeos sem a autorização da pessoa que esta a ser filmada não podia apresentar provas. Seria a minha palavra contra o infrator. Só com ordem do tribunal posso tirar fotos e fazer vídeos. Direitos de imagem.

Mesmo que tivesse agora seguro contra todos, provavelmente, o seguro não cobria o arranjo.

Eu até por um risco deixava o meu contacto nos outros carros.

Agora nem que parta um carro vou deixar contacto. Vou fazer como os outros que me bateram e fugiram pois não é a primeira vez, acham graça o meu carro ser branco devem pensar que é de uma empresa. Nem sei se o carro passa na inspeção tão partido que está o para choques.

E o meu tópico foi na esperança de alguém conhecer alguma lei que obrigasse o FGA a ser ativado, pois recusaram me ajuda se não identificasse o autor, e o mesmo tinha que admitir ou ficava com o prejuízo na mesma. E como na lei não posso acusar ninguém sem provas até podia ser acusada de difamação.

Por isso meus senhores só me revolta que os bandidos se safam sempre.

Cumprimentos a todos

ruicarlov

Isso das provas tem algo que se lhe diga. Conheço quem ficou sem um espelho retrovisor em andamento por um carro que vinha em sentido contrário a fazer uma manobra perigosa. Mas graças a ir com uma dashcam a filmar o percurso, depois conseguiu encontrar a matrícula e resolver as coisas. Tenho de lhe perguntar mais detalhes de como correu. Mas sem nenhuma ideia de qual foi o carro é complicado.