Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias imóveis 2021

Guest Taniamr

Recommended Posts

Guest Taniamr

Boa noite. Em 2021 irei vender a minha habitação propria permanente, irei amortizar a o crédito habitação e o remanescente será utilizado para entrada de nova habitação própria permanente. Face às alteraçoes à tributação das mais valias a partir de 2021, questiono se no caso de reinvestimento a amortização do empréstimo é ou não considerada para o cálculo da mais valia, e se esta alteração apenas se aplica às situações em que não existirá reinvestimento.

Obrigada.

Em 5 de Abril de 2001 adquiri uma habitação própria permanente pelo valor de 15.400.000 escudos e um lugar de garagem por 500.000 escudos que, nesta altura estão avaliados pela AT por € 76.896,40 e € 11.396,74, respetivamente. As únicas despesas que tenho tido como os imóveis ao longo destes anos tem sido o IMI e o pagamento do condomínio mensal. Em 2021 estou a pensar vender as duas fracções por um valor total de € 130.000,00, nesse sentido gostaria de saber qual será o valor da mais valia a pagar. Entretanto este ano adquiri um terreno urbano por € 30.000,00 e irei construir HPP em 2021, penso que posso evitar o pagamento da mais valia poderá ser evitado caso o meu investimento seja superior ao valor da venda, no entanto tenho 2 duvidas, o valor de aquisição do terreno é considerado para dedução da mais valia? E quais são os documentos que tenho que apresentar para comprovar o investimento, faturas?? Agradeço a vossa atenção.